terça-feira, 20 de maio de 2008

Olhos de Ressaca

Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá a idéia daquela feição nova. Traziam um não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me, tragar-me.
(Dom Casmurro, Machado de Assis)

Podem rir, mas a idéia pra esse texto eu tirei de um post dela, expressando sua revolta por não ver a menor graça em Machadão. Humildemente discordei: é um dos meus escritores favoritos. E aí está um trecho pra vocês (porque eu não sou apenas fútil, mas também literária; diria ultimamente que ando muito mais literária do que fútil), em que Bentinho, quiçá o personagem mais famoso do homem, descreve sua esposa Capitu. E Bentinho, sabem, é um daqueles caras estilo mente-vazia-laboratório-do-demo, um pequeno-burguês que não tem mais o que fazer e fica o tempo todo procurando chifre na própria cabeça, tentando nos convencer de que sua mulher, dona de temíveis olhos de ressaca, faz altas estripulias.

Mas nós, moças modernas, é que fazemos estripulias. Dormimos tarde pra acordar cedo, tomamos bebida alcoólica (seja um copinho de vinho com o namorado ou vódegas enquanto nos acabamos no dancefloor), trabalhamos mais do que devemos e temos poucos momentos de descanso. C'est la vie, fazer o quê? Simplesmente não dá pra parar tudo.

O corpo, no entanto, reclama. E um dos primeiros sinais de cansaço que aparecem em mim são olheiras. Sorte que não tenho bolsinhas sob os olhos, mas é só ficar um pouco mais cansada que essa região do meu rosto começa a escurecer. São os meus olhos de ressaca, nada literários e sem glamour algum, e difíceis de disfarcar sem uma camada de maquiagem mais grossa.

Uma aliada prática e barata que encontrei foi a máscara de gel da Basicare, que pode ser aplicada quente ou fria. Estou usando há pouco tempo e, por enquanto, já posso dizer que ela ajuda a dar uma bela relaxada na região dos olhos. Custa em torno de R$20 e eu encontrei numa loja de presentes na Barra Funda, região nada glamourosa onde eu trabalho. Mas há produtos dessa marca pra vender em lugares menos inóspitos como a Drogaria Iguatemi do Shopping Marketplace. Eles também oferecem pincéis, esponjinhas e outros apetrechos de beleza.

Boa idéia é aplicar a máscara conjuntamente com um creme para os olhos. Indico o gel anti-fadiga da Natura, da linha Faces, porque já uso há algum tempo e, para mim, funciona que é uma beleza. Tenho até um amigO, cujo nome não estou autorizada a revelar, que tem um estoquezinho desse produto em casa e jura que funciona para ele também. Não duvido. Custa em torno de R$25, dependendo da consultora, e vale cada centavinho. A bula dele ensina a fazer uma massagem que, promete o fabricante, potencializa o efeito do gel. Confesso que sou meio displicente/impaciente com esse negócio de automassagem, então nunca tentei. Mas quem quiser tentar e contar pra nós, ficaremos esperando.

4 comentários:

  1. Uma vez, comprei uma máscara dessas da Avon e ela estourou e vazou todo tal gel... Bleárgh!

    Mas dicas para acabar com as olheiras é o que mais preciso nesse momento. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, eu ia comentar o mesmo que a Ariett, já comprei uma máscara dessas, tb da Avon, uma meleca. Eu uso um creme pra área dos olhos da Nívea, acho bom. E usei um outro do Boticário que também era muito bom, acho que vou voltar pra ele quando o da Nívea acabar. Ou experimentar esse da Natura.

    ResponderExcluir
  3. Vc acredita que hoje eu peguei DC pra ler e onde é que ele estava marcado?
    Olhos de ressaca. Juro.
    E eu estou começando a gostar de Machado. No começo tava ruim, mas agora tá ficando interessante.

    ResponderExcluir
  4. Descobri recentemente que a Basicare acaba de lançar uma nova mascara, na coleção 'Fetiches". O modelo ROBIN substitui o gel por tachinhas e no lugar do creme anti-fadiga vem um tubinho de vaselina.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam