quarta-feira, 9 de julho de 2008

Uma série sobre pele oleosa

Destinada unicamente a moças que já passaram dos 20, pois antes disso, pra mim, tecnicamente ainda é adolescência e adolescente tem que mais que se fuder sofrer um pouco mesmo. No quesito acne-espinha-pele-oleosa, minha adolescência foi bem tranquila. Quase não tive espinhas, e quando tinha, era por cutucar algum cravo que acabava inflamando. E no meu caso, esses cravos que inflamavam saravam bem rapidinho (às vezes eu sou favorável a inflamar, porque a pele se prepara para isso e cicatriza mais rápido, mas meu embasamento cientifico é proporcional ao meu conhecimento em árabe.)
Usei bastante aquela linha para acne da Avon, com esfoliantes, máscaras, sem saber que é mais importante é limpar.

Limpeza: limpar a pele oleosa é o primeiro e principal passo. Pele oleosa, em cidades com ar puro e cheiroso como São Paulo, atraem toda a sujeira atmosférica para seu rosto, o que faz você parecer a Céu (qual será o próximo personagem da Débora S*cco? depois da Sol e da Céu, poderemos esperar por Sal?), suja e meio pobre. Claro que estou falando na minha condição da época, e não de hoje onde entro no carro para ir trabalhar e só saio ao tempo quando vou almoçar - quando vou almoçar. Naquela época eu pegava de 2 a quatro ônibus por dia, respirava fumaça de monte, dormia em qualquer canto, e no auge da vida junkie, usava Leite de Colônia para "remover as impurezas" e não ficar parecendo um morador de rua.


Limpe com suavidade: mas claro, não basta limpar. Na ingnorancia típica, quando mais seca e repuxada ficar o rosto, melhor, certo? Errado, muito errado. A pele tem o seu efeito rebote: quando mais óleo você tirar dela, mais óleo ela vai produzir. No fórum da saudosa Lush, lembro de ter lido certa vez que "óleo se remove com óleo", coisa que já tinha visto ser feita em mais um dos derramam*ntos da Petrobr*s: usava-se óleo de cozinha para remover o p*tróleo impregnado nas av*s. Limpe de modo que sua pele fique seca, mas não esticada. Mais dicas em Beleza Bacana que também diz que ...



Hidrate: sim, hidrate sua pele oleosa. Partindo do principio acima, se você fornecer "óleo" para sua pele, ela não precisará produzir. Hidrate levemente, usando produtos adequados, e principalmente, use pouca quantidade. Não é Sundown (que eu odeio, cheiro horrível) para você espalhar e formar uma barreira. Use a menor quantidade possível: algo como um grão de mostarda - aquele de acupuntura. Espalhe entre as pontas dos seus dedos e salpique sobre sua pele. NÃO ESFREGUE. Ao esfregar, sua pele irá produzir óleo e yadda yadda yadda.

Eu tinha a esperança (ou ilusão, como preferir) que oleosidade era coisa de adolescência e depois dos 20 anos isso tudo ia acabar. Ledo engano. Só diminuiu a quantidade de cravos. Aos 25, no auge do stress no trabalho, passei a ter espinhas enormes, que cresciam no mesmo lugar, a ponto de deformar o queixo (aqui tem um pouco de exagero, mas era bem feio). Da reclamação na dermatologista acabei fazendo a famosa RMI do House atrás da Síndrome de Cushing, pois o cortisol e o DHEA estavam nas alturas. 2 endocrinologistas depois, acabei me resolvendo com a maravilhosa ....

Pílula anticoncepcional: sim, ameega, se você quiser resolver a pele oleosa e descobrir que raios é essa tal de pele seca, tome a pírula. 3 meses tomando a tal, dormi com a pele oleosa e acordei com ela seca, descascando (literalmente, sem exageros). Era uma coisa tão super-duper que nem lavar o rosto eu lavava mais. Bastava a água do banho que ficava tudo lindo. O único efeito colateral negativo sentido foi que os pêlos das minhas sobrancelhas começaram a crescer alucinadamente (no comprimento, não na quantidade), uma vibe meio Cláudio Lembo, que resolvi rapidamente com tesourinhas compradas naqueles kits de pincéis toscos de 5 reais. Além claro, do peitão. Se você não toma pílula porque acha que vai engordar, lamento dizer, o que engorda é comida mesmo. Botar a culpa na pílula é a desculpa mais tosca que alguém poderia dar. E minha doutora preferida também concorda. Então, passe no amigo (a) gineco e se joga.


Observe que não falei sobre lenços anti-oleosidade ou fluidos matificantes, pois, para mim, isso é meio místico ainda. Estou esperando minha encomenda do EDM chegar para ver qualé. Ah, depois de 2 anos eu parei com a pílula, só para ter uma idéia. Pretendo voltar a tomar em breve.
em breve, opinião sobre produtos

19 comentários:

  1. Na minha adolescência eu tinha espinhas ELORMES, espremia mesmo e fazia o gênero metaleirinha do mal, pra ficar um pouco mais ridícula. Aborrescente tem que se fuder mesmo.
    Ainda acho o esfoliante daquela linha da Avon um dos melhores no mercado baratinho. Atualmente, minha pele tende à seca, com um pouquinho de oleosidade na zona T. Uso filtro solar (com uma gotinha de base pra uniformizar o tom da pele, meu segredinho) sem óleo da Natura, lavo com um esfoliante de uso diário da Clean & Clear, limpo com demaquilante cremoso da L'Óreal (esqueci o nome) e hidrato com o anti-rugas da Neutrogena (esqueci o nome de novo, mas tenho 2: a versão normal e uma que achei lá na Argentina, que além de anti-rugas é anti cravos e espinhas tb, mas que uso só no verão, quando minha pele fica oleosa). Não posso reclamar da minha pele depois dos 20, não me deu mais trabalho. Quanto ao anticoncepcional, por eu ser muito esquecida, não me dou com comprimidos. Tentei o adesivo, mas me deu uma alergia do inferno, e resolvi todos os meus problemas com Nuvaring: tem que trocar só 1 vez por mês e os efeitos colaterais não existem. Magavilha.

    ResponderExcluir
  2. Mas tem coisa mais gostosa que espremer espinha? :-P

    eu me arrependo de não ter olhado para cosméticos na Argentina, estava muito deslumbrada para lembrar disso ....

    ResponderExcluir
  3. Minha pele também é mista/oleosa, mas poucas vezes tive problemas de espinhas (também depois da adolescência, isso tem a ver com stress). De dia eu lavo com sabonete de erva-doce da Natura, passo um hidrante p/ pele oleosa com protetor solar, a melhor coisa que ja usei (deixo para indicar no proximo post, qdo vc falar dos produtos!) e maquiagem.
    À noite, demaquilante (um p/ olhos, outro p/ rosto), sabonete lìquido, creme p/ os olhos e p/ o rosto. Tenho vaaaaaaaaaaarias alergias, até agora não achei um tônico que eu possa usar, mas por enquanto minha pele vai muito bem, obrigada.

    Ansiosa pela indicação de produtos!!! (esse tipo de pele é a mais carente de coisa boa!)

    ResponderExcluir
  4. Minha pele é oleosa e só dá uma pequena melhorada quando eu faço os tratamentos da dermato direito.

    E gente, a pele da Srta. T é um ABUSO de tão linda, precisava dizer isso aqui.

    ResponderExcluir
  5. 'pírula' é o que há! Minha pele tb melhorou muito com a danadinha. Eu fiz um tratamento com ácido retinóico (vitanol) e agora ficou muito boa memo.

    Durante o dia uo o protetor olar da Roc. O bom é que ele dura 8h!

    òtima dica, menina. Principalmente no quesito limpeza. São muito esclarecedoras

    Beijos

    Samantha
    http://ajudaeu.blogsome.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo, a "pírula" foi a melhor solução que encontrei até hoje! Melhor ainda pq fiquei mais peituda! Eu também nunca tive muita espinha na adolescencia... na cara pelo menos. Minhas costas já eram outra história, praticamente uma cadeia de montanhas. Morria de vergonha de usar blusa de alça e tomara que caia, nem a pau! Tudo por vergonha das espinhas... depois da pílula (eu tomo Elane Ciclo) ficou tudo lindjo, mas também tive o problema da pele seca no rosto. Eu que não suportava hidratante na cara, fui obrigada a começar a usar. Minhas ídalas de farmácia! bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso de um dermato mesmo, mas nem tanto pela oleosidade da minha pele (que sim, é tão oleosa que dá pra ver os poros se chegar bem perto) mas pelas linhas de expressão que estão aparecendo sob os olhos e nas quais fico achando que todo mundo tá pondo reparo...

    Eu também quero saber o que a Loo usa, vcs pensam que ela me contou? Hehe... Eu posso dizer que lavo com sabonete da Lush (alternando Fresh Farmacy e Coalface, o primeiro mais punk e o segundo mais suave, ambos acabando e pedindo uma viagem urgente pra comprar mais, nhé) SEMPRE com esponja macia, esfolio com o Pure Zone da L'Oreal (que vende na farmácia) ou com o Apricot Scrub da St Ives (que antes vendia aqui, de uns tempos pra cá nunca mais vi e é ótemo), tonifico com tônico de alface (!!!) da Burt's Bees ou com o Breath of Fresh Air da Lush, hidrato com o Mixte da Anna Pegova (que custa a facada de 142 dinheiros, por isso eu alterno com o fluido sem oleo da Natura, linha Faces, mas o Mixte é a única coisa que tenho coragem de passar na cara toda porque não fica nem um pouquinho oleoso) e aplico gel da Clean and Clear Advantage (o da embalagem roxa e prata, que vende na farmácia, custa uns 17 reais e eu recomeeeeeiiiinnndooooo) sobre as espinhas que às vezes nascem.

    Continuo firme e forte com o gel para área dos olhos da Natura e, quanto às rugas, sempre usei Avon Renew - mas não sei se ele é ruim ou eu sou relapsa, porque as linhas continuam lá. Tô esperando chegar um creme pra olhos da Laura Mercier que pedi no morangão (é, me rendi) e, se não funcionar, vou apelar pra São Lancôme.

    ResponderExcluir
  8. Para Silvinha, minha pele é muito sensível e eu sinto as mínimas concentrações de ácido de qualquer produto, e a minha dica de tônico é o da Nivea Young, que vem numa embalagem de spray. Não arde ou arde bem pouquinho dependendo da condição da minha pele. Outro que não arde é um da Clarins para peles mistas. O meu tá no fim, acho que só dá pra mais um dia...

    Eu tenho zona T oleosa e chegando perto dos 30, minha pele está cada vez menos oleosa, e mais mista do que nunca...só recentemente consegui usar hidratantes em loção e creme, pois por muito tempo a única coisa que segurava era Hidrafil em gel.

    Hidratante bom para pele oleosa que encontrei recentemente é o Normaderm da Vichy, que tem uma textura incrível, fecha os poros e segura a maquiagem o dia todo, só não tem FPS. Eu tenho usado na testa e no nariz.

    Hidratante bom para pele normal/mista é o Hidraphase Legere (leve) da La Roche. É levinho como o nome diz e tem FPS 15, a textura fica entre creme e loção e a sensação na pele é boa. Tenho usado nas bochechas e no buço.

    Hidratante legal para pele seca e sensível é o Calming Creme da Eucerin, mais cremoso, é de fato "calming". Eu vi no jornalzinho da Drogasil hoje que a RoC lançou um hidratante para peles sensíveis e eu estou com vontade de experimentar. Ah, claro, eu preciso de hidratantes para peles sensíveis no queixo, no sulco nasogeniano (a região do bigode chinês) e nos olhos. Meu queixo chega a descamar de tão seco...

    Entenderam o que é pele mista!? ;)

    Bjs a todas!

    ResponderExcluir
  9. Muito esclarecedor.. Eu tenho cara de quem tem 15 anos ainda! Putz, já tenho três anos de casamento, uma filha e ainda essa cara de adolescente! Vá te catar!

    :D

    Bjo,
    Hellen de Fortaleza (ou Recife)

    ResponderExcluir
  10. Ain Chu, gracta pelo elogio, mas esqueceu de mencionar a minha completa e total ausência de melanina. E tou com uns cravinhos bem chatos no queixo e nos cantinhos do nariz, mas não posso sonhar em fazer limpeza de pele no inverno. Vou rachar toda.
    Reza a lenda que há um fluido do Renew para a área dos olhos muito bom, mas eu nunca usei. Sou meio relapsa com a região (e não deveria), uso um creminho da Payot que eu ganhei mesmo. E só quando lembro.

    ResponderExcluir
  11. Vi teu comentário nos GE e por lá cheguei aqui. Tenho 26 anos, muita oleosidade e espinhas de adolecente. SOFRO PRA DEDEU!

    ResponderExcluir
  12. Eu tô sofrendo. Tenho a pele negra, logo, oelosa, mas nada muito over. O problema é que passei ilesa da adolescencia e nunca tive espinhas. A não ser aquelas esporádicas pré-menstruais. Até que aos 29 anos, isso se tornou um problema e agora volta e meia tenho alguns pontos amarelos no rosto. Já fui na dermato, ela me receitou cremes, pomadas, sabonetes e NADA mudou. Até que passei a usar isotrex gel. Ele seca bem as malditas, mas é agressivo e eu não posso ficar dependente dele (como já estou). Alguém tem alguma dica. Pq já tentei de tudo. Serve até um dermato descente. Não aguento mais ficar com pele de adolescente sem ser uma!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Putz, Lara... tinha que ver com a dermato de, quem sabe, tomar algum medicamento via oral... daqueles roacutan eu morro de medo...

    eu tb to atras de um dermato bom porque minha pele e' muito chata!

    ResponderExcluir
  14. Bom, costumo variar um pouco nos produtos, mas atualmente estou usando:
    - Demaquilante bifásico para rosto e área dos olhos, Contém 1g;
    - Sabonete líquido Pure Zone, L'Oreal;
    - Esfoliante de uso diário Rapid Clear, Neutrogena;
    - Deep cleasing nose strips, Purederm;
    - Máscara com argila Branca PreActive, O Boticário;
    - Tônico facial Young, Nivea Visage;
    - Água termal, Vichy;
    - Hidratante facial Normaderm, Vichy;
    - Anti-olheiras Aqua Sensation, Nivea Visage.

    ResponderExcluir
  15. Sum Paulo mega poluída estraga a pele... Morei em Brasília e mesmo com aquele calor nada de espinhas e poros abertos ( tudo bem que a pílula ajudou...!)
    Mas acho que descobri várias coisas a respeito de pele oleosas, com 28 anos: minha pele é de grã-fina!rs Não uso mais produtos, destes que podem ser ótimos, mas que não consigo mais usar como: Avon, Clean &Clear, Tracta, L´oreal, Nivea, Neutrogena...
    Ou neste quesito não vou me preocupar em investir um dinheiro significativo para tratar do meu cartão de visitas!
    No começo do ano fui na dermato,que me recomendou o Cleanance Gel da Ávene, caroo pra xuxu, mas quando a atendente da Drogaria São Paulo, me garantiu que lavando todo dia depois de uns 5 meses, o vidro dela estava na metade, decidi levar! Ou seja vale o investimento, fora o cheiro de riqueza que tem o Gel...
    Mas a dermato não me passou mais nada além do protetor e me recomendou o peeling... Mas a grana não estava rolando, fui em outra dermato que me indicou o vitanol e em duas semanas minha pele já está bem melhor, aliada ao uso da pílula!
    Super recomendo ir na dermato, apesar dos produtos às vezes serem um pouco caros, vale muito a pena!!
    Me empolguei no comentário!

    ResponderExcluir
  16. Sei que já faz tempo da publicação deste post, e até então era fã do VNF, mas depois de ler que adolescente tem que se ferrar e pipipi prefiro não voltar mais. E mais uma dica, enquanto que as moçoilas acima dos 20 estão no trabalho somos nós adolescentes que acessamos o blog em horário comercial e quisá gastamos muito mais tempo por aqui ( pelo menos eu gastava) do que elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alicia, desde quando acesso em horário comercial vale mais que acesso em outro horário?

      Uma dica pra você: termine a adolescência e vá treinar ortografia.

      Excluir
  17. Alicia se eras frequentadora assídua deste site como afirmas devias ter lido este post na altura em que ele saiu..há 4 anos!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam