quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A tal da cirurgia

Aviso: post off-topic que só interessa a quem pretende fazer cirurgia a laser nos olhos.

Meus óculos lindo. A lente rachado é a do olho esquerdo. Morri de dó de guardar :-(

Eu já havia contado que fiz a cirurgia para correção do meu 1,5 grau de miopia apenas porque sou mão de vaca: meu óculos resolveu ficar velho após 7 anos de uso (que absurdo néam?) e os óculos que me agradavam nas óticas custam todos muito caros. E a cirurgia pelo convênio da empresa é de graça .... lá fui eu encarar o tal cheiro de cabelo queimado.

É o seguinte: não vou falar sobre técnica nem nada, porque nem o livrinho que deram para ler e tirar as dúvidas sobre a cirurgia eu li. Tenho medo, sou fresca, minha pressão baixa e costumo desmaiar com relatos de cirurgias (dependendo de quem conta). É sério. Vi o vídeo obrigatório que passam e boa. Se você tiver MUITA curiosidade e pouca aflição, joga Lasik eye surgery no google images e divirta-se. Nem vou colocar o link para ninguém me xingar da falta de aviso.

E não, não senti cheiro de nada. Cheguei na clinica, me deram um relaxante muscular (um comprimido) e fiquei aguardando. Metade da sala com óculos, metade sem óculos. TEM que levar acompanhante, o acompanhante TEM que assinar um contrato. Quando chegou a minha hora, fui para a sala de preparação, onde me colocaram touca e propé e recebi as instruções: 3 colirios 4 vezes por dia durante 5 dias, Arcoxia 1x por dia durante 4 dias. E direto para a sala de cirurgia. Nenhum glamour, nenhum carinho, um vinhozinho, nada. Muito fast-food a coisa. Sentei na cadeira, a moça me avisa que primeiro ia ser operado o olho esquerdo, depois o direito. Entrei em pânico, pois sabia de antemão que faria a técnia PRK (que é um saco e só opera um olho por vez), recomendada para graus mais altos ou córneas mais finas. Ela retrucou que havia analisado meus exames juntamente com o dr. Renato e poderia ser Lasik sem problema nenhum. Fiquei mega feliz, pois resolveria os 2 olhos de uma vez com uma recuperação bem mais rápida. (diferença sobre as técnicas aqui. No link, Creide)

Pingaram o tal colírio anestésico nos 2 olhos e cobriram o olho direito. Agora esqueça tudo sobre intervenção nos olhos que você viu em House (se você não foi fuçar no google images, obviamente): me colocaram um coiso, que parecia uma tampa de garrafa vazada dos 2 lados (oi? eu tava com um olho fechado e outro levemente embaçado) para manter meu olho aberto e evitar que eu piscasse. E te juro que não dói, só foi meio incomodo. Depois disso, fiquei olhando para a tal luz vermelha enquanto elas pingavam colírios e alguma coisa com uma seringa (medo daquela agulha chegando perto do meu olho). Enquanto a tonta aqui achava que já estava rolando alguma coisa, ela fala "nós só estamos aguardando o dr. Renato retornar". Um barulho de descarga depois, chega o tal. Presumo que elas estavam mantendo a umidade do meu olho com a molhação toda. Aí que a coisa começou (me avisaram, por isso que sei). Eh.

Passa um coiso em volta da minha íris, outro coiso como um mini-curativo no olho todo, olha para luz, a luz vai sumir mas vai voltar, pinga colírio, liga o laser, barulho de péc péc péc, passa outro mini-curativo, depois algo como uma pinça, literalmente fud*ndo com seu olho e você sem poder fazer nada - até porque não se sente nada. Pronto. Olho operado. Ah, esqueci que depois do coiso para manter o olho aberto, fecharam o olho todo com um espadrapo que foi cortado para ficar só a parte a ser operada de fora. E o medo daquela lâmina cortando a pouquissímos milimetros do meu olho? M-e-d-o.

Bom, olho operado, a coisa toda se repetido do lado direito. Mas aí tenho que avisar: DOEU. Não sei se porque o olho ficou fechado e o colírio não age tão bem, mas doeu a ponto de encolher as pernas. Se doesse tanto assim da primeira vez, ia ser fuoda, mámuito fuoda. Quando termina elas pedem para piscar devagar, não apertar os olhos e depois de passar com outra médica para ver o estrago a situação, já pode ir pra casa. Já era noite e mesmo assim fiquei de óculos escuros o tempo todo, e antes de começar a pingar os colírios, parecia que tinha areia nos olhos. Esses momentos pós-cirurgia realmente são chatinhos, mas no dia seguinte acordei boa e as 10 da manhã já estava dirigindo.

Ainda vou pingar um colírio lubrificante 5 vezes ao dia por 60 dias, além da consulta de revisão de 1 semana, 1 mês, 6 meses e depois anual. Meu olho ficou com um hematoma BEM vermelho na parte de cima, escondido pela pálpebra, ocasionado pelo uso do mantedor de olhos abertos (cansei de falar coiso), que pode atingir algum vasinho e machucar. Não dói e dei sorte dos 2 estarem sob a pálpebra (teve gente que operou no trabalho e ficou com manchas feias bem visíveis). A minha já está saindo, com pouco mais de 10 dias. No exame de 1 semana consegui ler a ultima linha do teste sem dificuldade, mas achei muito fácil. O ruim desse período é ficar comparando: será que eu conseguia ler aquela placa daquele carro quando usava óculos? Fico pensando nisso o tempo todo, dá até uma neura. Nos primeiros dias foi difícil acostumar que NÃO ia precisar tirar a lente de contato antes de dormir. Ainda tenho medo do flap cair quando espirro (apesar da médica do retorno de uma semana ter dito que a cicatrização estava boa - ela diz isso para todo mundo).

Ah... para dormir, por uma semana, usei tampões de acrílico, para evitar de coçar o olho, dormir em cima do olho e coisas do gênero.

video


Essa sou eu depois de me ver com o tampão. Não ria tanto desde Canudos Wars. Aumente o som.

Para quem perguntou sobre hipermetropia ou etc: opera tudo, gemtchi. Tinha um cara na sala de espera, enquanto eu esperava para passar com a médica, após a cirurgia, que usava óculos desde os 4 anos de idade e era VESGO. E ficou com um NADA de estrabismo, só reparando muito para perceber. Entre no site e veja também o link que nossa leitora fofa Nai mandou: Dê adeus aos óculos.



18 comentários:

  1. to vendo tantos óculos de grau maravilhosos que tô quase criando um "pobrema nas vista"

    ResponderExcluir
  2. eu não tenho problema nenhum em botar dedo no olho, mas que medo dessa agulha!!! vou continuar com meu oculos tão bonitinho (e cuidando dele muito bem p/ que nunca estrague)...

    ResponderExcluir
  3. uauu, super relato! Ce sabe q eu tenho uma amiga q diz q essa cirurgia foi o "dinheiro mais bem gasto" da vida dela?

    meu grau eh fraquinho (0,75), mas qdo precisar eu vou operar sim.. por enquanto eh fraco e eu gosto do zoi de vidro q uso, rsrsrsrs

    bjus

    ResponderExcluir
  4. eu fiz essa cirurgia a mais ou menos 10 anos atrás, MARAVILHOSO, quando saí do hospital, eu parecia uma criança que tinha acabado de aprender a ler, eu não enxergava placa de carro, placa de nome de rua, etc, etc. De madrugada acordei e fiquei olhando pela janela, moro em apto e pensava, nossa é um milagre,,,,,foi a melhor coisa que fiz,,,,,boa sorte,,BJS

    ResponderExcluir
  5. Nunca lí nada tão agoniante aqui. Cheguei a fazer cara de "chupando limao" em alguns trechos..

    Morro de agonia de coisa nos meus zóinhos!...Será que tem jeito de fazer a cirugia com anestesia geral? só assim pra eu fazer.

    ResponderExcluir
  6. depois de ver o vídeo 52 vezes, posso dizer que disse "mostra pra minha mãe"


    Bel, mas vc usa óculos? te digo que dá menos aflição que tentar tirar lente de contato num lugar não muito claro (até pq, só se faz a cirurgia uma vez)

    ResponderExcluir
  7. Não uso óculos AINDA pq meu grau é pequeno e o dotô falou que ainda não preciso, mas tenho 0,75 de astigmatismo no olho esquerdo, o que me faz ver todas as luzes que estão a alguns metros de distância estreladas durante a noite...

    Lente é uma coisa que eu realmente nunca usaria, agonia MASTER. Prefiro ser 4 olhos forever.

    Faria a cirurgia na possibilidade de uma anestesia geral. Zulivre mexerem nos meus zóios comigo acordada, micago todinha.

    ResponderExcluir
  8. Eita, a minha cirurgia fedeu cabelo queimado, mas não doeu nadica de nada, nem ficou hematoma. Tomei o Arcoxia só no dia, o colírio antibiótico foi por uns 15 dias e a droga do colírio lubrificante eu não usei, pois me embaçava "as vista". De efeito colateral só ficou a sensibilidade à luz: de dia uso óculos de sol e à noite vejo todas as luzes estreladas. Mas poder enxergar sem óculos e lentes de contato é ótimo, valeu muito a pena fazer a cirurgia. Beijos, boa recuperaçao pra você!

    ResponderExcluir
  9. Loo sorte a sua o plano de saude de onde voce trabalha pq aqui em recife o meu plano so cobre cirurgias de correção a partir de 4 graus!!
    tenho 2,75 e 3,00 de miopia!
    tow criando coragem pra fazer mas depois de ver o video deu uma agonia louca!
    tenho medo de entrar 4 olhos e sair cegueta! hahaha
    boa recuperação!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, tenho loucura pra operar, mas ainda não deu, tô juntando e até o fim do ano deixo de ser cegueta.
    Uso óculos desde os 6 anos e odeio(tenho quase 24... =|) demais, prefiro colocar a lene td santo di as 6 da manhã e tirar lá pelas 11 da noite do que ficar de óculos, eca, me sinto horrível cada vez que preciso usar os benditos, aparento uns 10 anos mais velha com ele!

    ResponderExcluir
  11. Também fiz essa cirurgia :) por pura vaidade mesmo! Tinha 5,00 graus de miopia, meu oclinhos era total "fundo de garrafa"!!!

    ResponderExcluir
  12. lembro que qdo fiz a cirurgia, logo que acabou, o médico e as enfermeiras perguntaram todos animados: e aí, como vc está enxergando? e eu percebi que conseguia ver um relógio numa parede meio longe, um pouco embaçado, claro, mas tava meio atordoada e acho que nem respondi direito. Não senti dor nenhuma, não tive hematoma e a recuperação foi ótima. Corrigi mais de 7 graus de miopia e um pouco de astigmatismo. O único desconforto foi pouco depois de acabar, qdo fechei os olhos e tive a sensação de que tinha um monte de agulhinhas nos olhos.
    E senti um cheirão de queimado na hora do laser!

    ResponderExcluir
  13. podia pelo menos trocar os negocinhos de silicone do seu óculos de sete anos... tão super amarelados so suor hahaha
    farei essa cirurgia daqui 3 anos, quando o convênio cobrir. mas eu já to acostumada com essas coisas e tal. só fiquei meio aflita que tu disse que o segundo olho doeu. caralho, nunca tinham dito que doeu!

    ResponderExcluir
  14. ghata vaseline, não se mexe em time que está ganhando!

    e puts, todo mundo que perguntei aqui na firrrma (umas 10 pessoas já operaram no total) reclamaram que o segundo olho realmente doeu !!

    ResponderExcluir
  15. ahaha adorei o vídeo!
    te mandei um email djá, acho que tu vai gostar, loo.
    bjos e surte na recuperação :)

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu também fiz e então não estou louco!
    Na hora em que o negócio (coiso) cortou a tampinha da córnea do olho esquerdo eu dei um grito! Acho que as pessoas que esperavam do lado de fora quase tiveram um ataque...
    Mas foi o dinheiro mais mal investido da minha vida, cá estou eu de óculos de novo... Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Fiz essa cirurgia no início de 2007 e foi a melhor coisa da minha vida! Não senti dor nenhuma, nem durante, nem depois! Senti cheiro de queimado, mas o pior foi o pavor que foi durante: fiquei com tanto medo de mexer a cabeça que tremi muito, a ponto de ficar sacolejando e as enfermeiras terem que segurar minhas pernas! Ainda tremi por meia hora depois da cirurgia...me deram um calmante, só que ele não funcionou e fiquei elétrica no resto do dia!haha!
    Mas o melhor foi o médico cantar a música do "Barney" durante a cirurgia só pra me distrair...ahhaha... Dr. Marcos Alonso: The Best!!!

    ResponderExcluir
  18. Ah, até que enfim apareceu alguém que me confirma que o troço DÓI.
    Pra mim também um dos olhos simplesmente DOEU. E o dotô (fdp) dizia que não podia, que era impressão minha!
    Abraços!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam