quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Produtos Cruelty-Free

Na nossa barra lateral tem um selo de um coelho, Cruelty Free. Tenho a impressão que infelizmente nem todo mundo sabe que ainda existem empresas que fazem testes em animais. É feio, antigo, e oi? bicho não tem escolha. Você tem.



Listam de empresas que NÃO testam.

Um pequeno resumo de marcas que eu conheço de nome (nacionais):
Água de Cheiro, Amend, Anaconda, Bio Extratus, Contém 1g, Davene, Sun Block, Éh Cosméticos, Ecologie, Embelleze, Farmaervas, Tracta, Granado, Impala, L’aqua di Fiori, Leite de Rosas, Mahogany, Max Love, Elke, Giovanna Baby, Phytoervas, Nazca, Ox, O Boticário, Racco, Shizen, Sensória, Valmari, Vita-a, Vita Derm, Yamá, Weleda

gringas: Avon, Nivea, Chanel, Christian Dior, Clinique, Clinique, Estée Lauder, Herbalife, L'anza, Lush, M.A.C, Payot, Revlon, The Body Shop, Victoria Secrets



Lista de empresas que testam

Colgate-Palmolive, Gessy Lever / Unilever, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Cover Girl, L'Oréal e todas as suas marcas: Biotherm, Cacharel Perfumes (Amor Amor, Anais Anais, Eden, Lou Lou, Noa, Gloria), Garnier, Giorgio Armani, Helena Rubinstein, Kérastase, Kiehl´s, Lancôme (Oui, Ô de Lancôme, Miracle, Tresoi, Poeme, Magie Noire), La Roche Posay, Matrix Essentials, Maybelline, Ombrelle, Plenitude, Ralph Lauren Perfurmes (Polo, Romance, Glamorous), Redken, Soft Sheen, Studio Line, Vichy


Lista gringa com empresas do mundo todo que NÃO TESTAM (.doc)


Pra esclarecer: ninguém aqui é xiita e só usa produtos cruelty free. Ninguém aqui quer sair protestando pelado em prol das florestas. É só uma pequena atitude na hora que você estiver surtando em frente a uma prateleira. E esta lista é para mostrar que opção não falta.

35 comentários:

  1. Loo, essa é uma questão difícil. Eu já li em algum dos blogs que leio sobre a indústria de cosméticos e dermocosméticos (o que eu mais gosto é o http://leiaorotulo.blogspot.com/, cuja autora é pesquisadora do tema e sócia de uma empresa que fabrica produtos de higiene para bebês com ingredientes que não oferecem risco)que, devido à legislação exigir etapas de testes em animar antes de chegar a teses em humanos, mesmo essas empresas que se dizem Cruelty Free na verdade fazem testes em animas, nas etapas obrigatórias. Então, o não-teste em animais é apenas daquela última formulação que chega às nossas mãos. Se a gente for pensar no que coloca na pele, a gente quase desiste de qualquer coisa. É só fazer uma pesquisa dos produtos/ingredientes que usamos no http://www.cosmeticsdatabase.com/splash.php?URI=%2Findex.php , por exemplo. Protetores que prometem e não cumprem, ingrediente inofensivos a curto prazo, mas que a longo prazo são prejudiciais...Eita mundinho complicado!
    O que significa que "tomar uma atitude" acaba exigindo de nós uma certa disposição de pesquisar e entender como funciona essa indústria de cosméticos. Não é tema do blog, mas dá pano pra manga... Vou parar, antes que em vez de ghata, eu seja chata! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Isso pra mim cheira igual vegetarianismo: Acho muito bonita toda essa história, mas deixar de comer um churrasquinho? nem ó.

    Também não abandono meu L'Oreal.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tu levou o assunto adiante, Loo.=)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bem tb acho q não é pra sair pelas ruas pelada protestando...só q é importante a gente saber disso, pelo menos na minha opinião, com certeza irei olhar para essas marcas com outros olhos...
    incrivel qta marca boa/$$$ por ai q ainda faz esses testes, enquanto isso, outras q eu nunca pensei como a anaconda em se importar com isso, fazem...
    bjs meninas

    ResponderExcluir
  5. ahm meninas, esse eh o melhor post do blog, rsrsrs
    sou super a favor tbm.. dou preferencia a produtos nao testados (sou vegeta!)

    olha, fiquei sabendo q a Nyx eh vegan tbm..

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sou vegetariana e médica veterinária, muito bom esse post. Estava procurando essa lista, sei o quanto os animais sofrem..

    http://garotazen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Será que um dia os animais se livram? Eu espero que sim...

    ResponderExcluir
  8. Belo post.. não sabia de muitas marcas aí que faziam testes, não irei mais comprar. Há de chegar o dia em que os homens irão respeitar a natureza..

    ResponderExcluir
  9. Vlw pelo post!
    O mundo ja esta moderno demais!Pq ainda nao inventaram um novo meio de testar!?!
    Ta na hora de acabar com essa tortura,SIM,TORTURA com os animais!

    ResponderExcluir
  10. Vult não testa não, conforme a Loo já havia descoberto aqui: http://vendenafarmacia.blogspot.com/2008/06/mais-uma-cruelty-free.html

    E não, ninguém quer ser chat, nem discutir que maravilhas da ciência poderiam ou não ter aparecido tendo em vista testar ou não em animais. Mas como a Loo falou, é legal conhecer e saber que existem opções.

    ResponderExcluir
  11. sempre achei legal vcs terem esse selo, e a questão realmente não é sair pelado por aí, mas ter consciencia.
    acho que tem muita gente preguiçosa que só pensa no próprio umbigo e nao liga pras consequencias do que faz (ou consome). fico meio impressionada com gente que vê isso e nem para pra pensar um pouquinho sabe? e continua fazendo tudo igual...
    não sei se vou deixar de consumir todas as marcas, mas pelo menos estou considerando muito mais optar pelas outras...

    ResponderExcluir
  12. A Wet'n'Wild e Urban Decay também não testam em animais. Mas eu concordo com o comentário da Fabiana... se vc realmente for levar ao pé da letra essa coisa de "cruelty free" ninguém vai mais usar medicamentos, vacinas, testes clínicos, etc e tal. Eu sou bióloga, sou totalmente a favor de proteger o meio ambiente e amo animais, mas acho que tudo tem um limite. Acho que depende de cada um o que decide fazer em relação a isso, seja boicotar essas marcas, ou fazer alguma coisa que faça diferença. Eu por exemplo evito de imprimir emails e afins, não uso copo plástico, reciclo todo meu lixo seco, troquei o carro por ir a pé, não jogo óleo de cozinha na pia... e por aí vai. Mas vou dizer pra vcs que trabalhei 7 anos com pesquisa científica, e a gente SEMPRE trabalhou com coelhos e camundongos... pesquisa de cancer, vacinas, medicamentos, neurologia: tudo precisa ser testado antes em animais. Alías, não é só uma questao de cosméticos serem testados ou não em animais, mas é preciso se preocupar com o CONTEÚDO dos cosméticos... just a reality check. ;-) Muito bons os sites que a Fabiana indicou!

    ResponderExcluir
  13. eu acho que tem que sim levar ao pé da letra e ser xiita na hora de escolher cosméticos. a questão dos remédios e das vacinas é muito mais séria e aceitável - são testes necessários. agora, quem acha que o coelhinho tem que levar injeção no olho só pra alongar os cílios das madames... pff. oferece então o seu queridinho york shire que eu quero ver.

    ResponderExcluir
  14. muito bom o post
    vamos levar a pé da letra: SEm crueldade, infelizmente nao dá p eliminar todo o tipo de teste, memso pq nao é so maquiagem, todos os remedios, vacinas, tratamentos deiversos... como ja foi falado ai em cima.
    o que sabemos també é que alguns destes testes so obsoletos e ~inaequados. aliás o teste em animais nem é garantia de sucesso.
    por exemplo é a talidomida, usado contra as nauseas e enjoos da gravidez, teve sucesso em macacos (se nao me engano foi testado nos Rhesus, os mais utilizados pela docilidade e proximidade com os humanos) sendo liberado para uso humano e foi uma tragédia, milhares de crianças nasceram com defeitos congênitos graves e irreversíveis, principalmente a ausencia de membros.
    o post é bom, faz pensar!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post! Fiquei super feliz em saber que Vende na Farmácia tem esta preocupação e mais ainda em ver que a maioria dos comentários atesta o quanto é válido pesar nas vidas dos animais. Beleza com consciência, pró-vida deve mesmo ser a tal da Real Beleza, né?

    ResponderExcluir
  16. Engraçado pq a The Body Shop que está na lista das que não testam é uma marca da Loreal tb!

    ResponderExcluir
  17. ahaha, adorei o comentário da Clara; acho bem diferente a gente torturar o coelhinho em nome da estética ou em nome da saúde.
    vou prestar atenção tb!
    ótimo post!

    ResponderExcluir
  18. Oi Xará, é um Horror, ne? o Lance é a gente abrir esta discussão mesmo... somos nós que consumimos os produtos, isso a gente pode controlar, ne!!? é isso ai Colega, muito bom seu blog, tem umas coisinhas bem tudibaum!!!! Peguei seus recadinhos la no Blog, mas eu to aprendendo como mexer aqui... hehehehehe!!! No mais, valeu pela visitinha. beijinhos

    ResponderExcluir
  19. é uma polemica complicada,mais sabe a minha curiosidade?gostaria de saber se tais paletas 88 cores,120 cores e outras coisas made in china sao testadas em animais,afinal a identidade desses produtos made in china,hong kong é dificil descobrir...um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Sim, sim. Há opções. Muito bem colocado. Amei o post.

    Bjosss

    ResponderExcluir
  21. Consciencia é tudo. Nada pior pra mulher atual que bancar a sexy-fútil, cheia de atitudes medíocres.

    ResponderExcluir
  22. Humm!!!
    Lista bem desatualizada. A L'oreal, por ex., não testa mais, entre outras... (www.sacvegano.com.br)

    ResponderExcluir
  23. Roberta, segundo o site Caring Consumer (que é a referencia pro site do PETA para o assunto), a L´oreal continua na lista negra

    http://search.caringconsumer.com/search_list_icons.aspx?Donottest=-1&Product=0&Dotest=8

    ResponderExcluir
  24. só descobri o site agora e achei muito legal vcs terem essa preocupação, sou vegana e com certeza sempre procuro saber de mais marcas que não testam. A Surya brasil está com uma linha de produtos, não fazem testes nem usam ingredientes de origem animal.

    ResponderExcluir
  25. Legal o post, tenho feito alguns sobre o assunto no meu blog e pesquisando cheguei aqui. Tb acho que em muitos casos dá para escolher! bjk

    ResponderExcluir
  26. Acho que vc erra qdo diz: ninguem aqui é xiita e so usa produtos cruelty free. Isso num é um radicalismo para o mal, não...Aliás, nem radicalismo é! É questão de inteligencia e sensibilidade, e faz de nós consumidores mais exigentes. Pois com a tecnologia que temos hoje é possivel, acredito, testar produtos sem que necessariamente seja em animais. Porque é sim um tipo de crueldade.
    Parece que vc faz a crítica e depois tira o corpo fora, bate de leve e depois asopra. É tendencioso falar que não usar produtos cruelty free seja atitude xiita. É pejorativo.

    ResponderExcluir
  27. Fernanda, desculpa, mas eu não sou o Diário Oficial e esse blog não é livre de preconceito

    meu principal preconceito, aliás, é com quem diz não ter preconceito

    tenho vários preconceitos, grazadeus

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Muito legal sua iniciativa! Fico feliz que há mais pessoas que se importam...
    Mas venho avisar que a AVON e a MAC voltaram a testar.

    Beijos,
    † Karine †
    http://blogmeinedunklewelt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. M.A.C agora testa gente!!!! ela voltou a testar para vender seus produtos na china !! que horror né? mas é isso ai, só vim avisar voces (: beijos

    ResponderExcluir
  30. A quem é favor dos testes em animais para cosmeticos experimentam ver uma unica foto no google pra sair por ai chorando!
    É horrivel. O assunto é serio! E devemos ser mais humanos e menos "madames".

    ResponderExcluir
  31. Não querendo ser a chata, mas já sendo... Só uso cosmético cruelty-free e tal e me informo bem sobre, logo..

    Avon
    Mac
    Chanel (até que esteja em vigor a lei européia sobre testes em animais)
    Dior
    Clinique
    Esteé Laudeer (também responsável pela Avon)
    Revlon

    eu tenho 100% de certeza que testam. (via Peta e the leapping bunny)

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam