segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ajuda especializada!

Amanda nos escreveu pedindo ajuda. Depois de matutar um pouco, arreguei. Cálegas, ajudem nossa leitora!

Vim compartilhar meu problema e buscar soluções.
Eu adoro make-up. Quando era mais nova usava umas coisas beem creuzóides (blusa azul, sombra azul, etc, etc...rs). Hoje em dia a creuza está evoluindo (não que evolução seja sinônimo de melhora – vide os escritos de Darwin-, mas...) e hoje gosto de maquiagem bem leve, totalmente funcional, aquela apelidada make de rica. O problema é que eu passo dois dias lindona e no terceiro... espinhas, dá-lhe espinhas. E eu tiro tudo direitinho, cuido da pele à noite, mas não tem jeito.
Já desisti de usar base, também porque minha pele é muito oleosa e não segura nada. E aí os poros ficam mais evidente e meu rosto vira uma caca. Nos últimos tempos meu ritual é o seguinte: lavo com Effaclar barra, uso um creme específico para pele oleosa (Effaclar K), filtro solar (toque seco) e pó (Avon, Vult). E aí rímel, blush, lápis, batom, etc. Mesmo assim, o problema persiste. Algumas creuzas podem pensar “simples, o problema está nos cremes”, mas quando o ritual vai até filtro solar, nada fora do normal acontece.
A questão é que eu não quero ter que viver sem make (é bom pelo menos dar aquela afinada no rosto e no nariz!), e peço encarecidamente: alguma creuza-maravilha pode me salvar?


Alguém, alguém?

33 comentários:

  1. Amanda, minha pele tbm é oleosa. No verãozão, tenho que lavar 2-3-4 vezes ao dia, conforme a oleosidade.

    Essa linha Effaclar que vc está udando é excelente, já usei e não acredito que seja nem o sabonete nem o Effaclar K que está te dando espinhas.

    Deixa eu te perguntar uma coisinha: essas espinhas são espinhas mesmo ou é aquela botoejinha? Pergunto porque pode ser alergia a algum dos produtos que está usando. Vc já investigou isso? Talvez usar outro pó ou outra base.

    Olha, teve uma época que minha pela estava um caos. Aí comprei um produtinho que ajudou demais: "Avéne Cleanance - Lotion purifiante matifiante - Peaux sensibles - hypoallergenique - non comedogene". Mas cuidado com o efeito rebote, tá? Porque ficar passando produtos que "enxugam" a oleosidade pode fazer sua pele produzir mais oleo para compensar.

    Outra dica [essa é creuza demais] que um dermato me deu nesta mesma epoca foi lavar o rosto com o xampu anticaspa Politar. Já vou avisando: fede horrores!!! Mas ele tem uma substancia [se não me engano é enxofre] que é bom pra equilibrar a oleosidade do rosto. Mas vale o mesmo cuidado acima, ok?

    Não sei se ajudei, mas qualquer dúvida estamos por aqui.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. acho q a solução é roacutan - uma visita ao dermatologista pode esclarecer mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tive esse mesmo problema. Enchia de espinhas por causa da maquiagem. O que me ajudou foi o seguinte:
    ao chegar em casa à noite, antes de tomar banho e lavar o rosto com meu sabonete anti-óleo, eu uso um adstringente para tirar qualquer restinho de maquiagem (passo até três vezes, até o algodão sair branco), e só depois vou lavar o rosto, etc (antes eu só lavava e achava que isso por si só removia a maquiagem). Outra coisa que ajudou foi produtos com ácido acetil salicilico. Porque muitos produtos que controlam a oleosidade não são bons para desobstruir os poros que entopem por causa da make. Ficadica.

    ResponderExcluir
  4. Tentou base mineral em pó(lá vou eu fazer jabá da EDM de novo...)? Eu uso base mineral todos os dias e raramente tenho espinhas. Tem o pó deles também, mas aí melhor não usar o compacto, pois contém jojoba, e jojoba é... meio oleosa. Outra coisa: o filtro que vc usa é sem óleo? Pq alguns produtos, apesar do toque seco, têm óleo em sua formulação.
    No resto, acho que vc tá fazendo certinho! Pede um free sample kit da EDM e vê se melhora o problema.

    ResponderExcluir
  5. Sugiro uma visitinha ao dermatologista, será que a moça já foi?! Eles são os mais indicados pra nos ajudar nisso aí, controle da oleosidade da pele, eu penso!! Pois cada uma de nós tem um tipo de pele, embora tenhamos a oleosidade em comum. Eu por exemplo, sou a pessoa mais branca que eu conheço, sem nenhum exagero (ascendência alemã e européia, ou seja, gente albina, por todos os lados).

    A minha dermato(moro em Brasília) indicou um produto chamado Zincagel Matte Active, da Ada tina. Ainda não comprei, mas uma amiga usou e disse ser ótimo. Dá uma "googleada" e veja qual é... Acho que custa em torno de 60/70 reais na farmácia. É a minha próxima aquisição. Bom, essa minha mesma amiga não tem espinhas, apenas a pele muito oleosa e agora está tomando Roacutan.

    Eu já usei todos os produtos pra acne e oleosidade que vcs imaginarem, desde os 11 anos trato isso (estou com 24),inclusive já tomei Roacutan por 2 vezes, hehehe. A 1a vez aos 16 anos e a última terminou agora em julho. A minha pele só voltou a ficar ruim no ano passado, quando tive vários problemas emocionais e os hormônios resolveram se rebelar.. aí não teve Effaclar que desse jeito, eram umas coisas internas horríveis e doídas.. Bom, agora a pela está ótima, o lance é conseguir prolongar o efeito do remédio, controlando a oleosidade, pois as espinhas ainda não querem voltar a aparecer, ufa!

    Sobre a make eu sou bem básica no dia-a-dia, não uso base, mas corretivo (Natura, aquele que saiu de linha, da linha Unica, mas tenho 1 ainda em estoque) e pó da Natura e não acho que eles aumentem a oleosidade, não.

    Será que ajudou??

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!

    Olha, na minha opinião, se não for alergia a algum dos produtos ( base, pó, blush),pode ser que os acessórios de make (esponjinha e pincéis) estejam necessitando de uma limpeza. Eles podem estar contaminados de bactérias (por causa do acúmulo de produtos e células mortas) e elas que acabam dando um "empurrãozinho" nas espinhas.

    ps: não estou te chamado de porquinha, tá?... mas tem gente que não sabe disso e outras (assim como eu) que mooooooooorre de preguiça de fazer faxinas nos pincéis.


    Espero ter ajudado.
    Bju ;D

    ResponderExcluir
  7. Amanda, todo mundo deu dicas boas, realmente ir a um dermatologista é fundamental. ATé porque, apesar do Effaclar ser excelente, ele pode não ser o produto ideal pra vc. Só um dermatologista pode confirmar isso. E outra, seria bom se vc só usasse maquiagens não-comedogênicas, que não entopem os poros, eu não sei se as da Avon e da Vult são. Outra opção é a maquiagem mineral. Minha pele melhorou bastante quando comecei a usar EDM (eu tbm tenho pele oleosa e tinha bastante espinha), mas cada caso é um caso. O melhor é vc procurar um dermato msm pra avaliar sua pele e ver o q tá acontecendo.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  8. Amanda, todo mundo deu dicas boas, realmente ir a um dermatologista é fundamental. ATé porque, apesar do Effaclar ser excelente, ele pode não ser o produto ideal pra vc. Só um dermatologista pode confirmar isso. E outra, seria bom se vc só usasse maquiagens não-comedogênicas, que não entopem os poros, eu não sei se as da Avon e da Vult são. Outra opção é a maquiagem mineral. Minha pele melhorou bastante quando comecei a usar EDM (eu tbm tenho pele oleosa e tinha bastante espinha), mas cada caso é um caso. O melhor é vc procurar um dermato msm pra avaliar sua pele e ver o q tá acontecendo.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  9. olá moça.. minha pele tambem é SUPER oleosa tbm, e depois de alguns anos usando acidos pra espinha, e depois voltando a ter espinhas depois de uma mísera base, eu aprendi a fazer coisinhas pra ajudar...
    *misturar hidratante à base...
    pode parecer gororoba, mas ai vc escolhe um hidratante proprio pra pele oleosa, que ele pelo menos vai deixar a base com textura mais levinha...
    *tem uma base tbm, que nao me da espinhas, mas é bastante amarguinha o preço, que é uma da Vichy - dermablend . MAS... eu nunca comprei porque saio implorando pra minha dermatologista por amostras grátis... mas pra ter ideia como dura, eu passo mais de um mês usando um unico scahêzinho de amostra.. é 90$, mas as vezes vale o investimento... ou a cara de pau de implorar a dermato!
    *e o outro é um negocinho q ganhei hj, mas paquerava ha um tempão, que é o fluido matificante da Contem 1g, que É O MAXIMO!
    deixa a pele SUPER sequinha e agradável... e é uma otima, pra usar por baixo da base, ou por cima, pq ele cria uma peliculazinha q "chupa" a oleosidade...
    espero q tenha ajudado!
    abraços...

    :*

    ResponderExcluir
  10. Amanda, eu tenho pele óóóleosa (apesar dos 30 cof cof+)e, quando fui no dermato, ele me indicou até um antibiótico - como alguém aí "arriba" falou, pode ser uma dermatite, e vc trata com produtos pra pele oleosa... aí a dita se rebela e faz mais espinha.
    Talvez seria legal vc experimentar esse novo filtro solar colorido, esqueci a marca (errr), e usar pó mais solto... a base mineral da EDM também é muito boa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não lí todos os comentários,abstraiam se já tiverem falado o mesmo que vou falar. Pois bem, acho que o problema pode estar no pó. Avon e Vult não seriam marcas que recomendaria para quem tem espinhas, o da Vult então ...

    Você pode tentar o da Maybelline que é bem baratinho,super leve e não comedogênico.

    ResponderExcluir
  12. Também acho que o problema está no pó, já que você relata que quando segue os passos só até o filtro solar nada de ruim acontece.

    Olha, sou super a favor de produtos creuzísticos, mas em certos casos acho que só uma coisa mais carinha resolve.

    Dia desses resolvi experimentar um pó compacto altamente creuzo, marca ERATO (já ouviram falar???), que me custou R$3,50 numa lodjenha da 25. Sabem como é, né? Grana curta, pó Revlon acabando... creuzei. Comprei ele e um duo de sombras. O duo é bem legal, custou 3 pilas e tem o mesmo efeito dos da Vult. Já o pó... me deu uma alergia horrorooooooooosa!

    Resultado: back to Revlon! Fiquei pobrona (mais ainda), mas pelo menos sem alergias ou poros entupidos!

    ResponderExcluir
  13. Hum... acho que seus poros estão abertos e se entupindo de maquiagem.
    Todo mundo tem que seguir um ritual de limpeza da pele pelo menos 2x/dia (e mais rigorosamente qm tem pele oleosa - eu tenho!). Tipo demaquilante, sabonete, esfoliante (2x/semana), água termal, máscara, tônico, adstringente, protetor e hidratante.
    Eu sei que cansa, mas é p/ seu próprio bem e em 2 semanas vc acostuma! Só assim sua pele estará imune das agressões externas.
    PS: eu sempre fiz isso e continuava c/ espinhas, até descobrir que meu problema é hormonal. Então, além do dermato vale visitar tb o endocrino!

    ResponderExcluir
  14. Eu queria muito viver na Noruega e poder passar toda a maquiagem do mundo sem que ela saísse cinco minutos depois com o suor desse trópico insuportável, gente. Mas não dá. Não dá pra encher a pele de creme, e base, e pó, e quetais. Acho que o problema taí, Amanda. Passa menos maquiagem, esquece o pó por uns tempos, e veja se melhora! ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi Amanda, todo mundo já deu mil dicas e todas elas fazem sentido mas acho que a mais importante é voce procurar um dermato, e não to falando p jogar o problema para alguém que certamente vai resolver não, a questão é a seguinte, vc nao falou quantos anos tem, se toma pílulas anticoncepcionais, se está ou esteve grávida, enfim... todos esses fatores se relacionam com a oleosidade da pele, e dependendo das respostas das perguntas acima o dermato vai direcionar o seu trataemnto, talvez peça alguns exames, apesar de já ter ouvido mais de uma vez que dermato é cabelereiro com diploma (o que me deixa ultra nervosa e nada contra cabelereiro, ok) o dermato tem que ser excelente clínico porque muitas desordens orgânicas aparecem primeiro ou se ressaltam na pele da gente, e como aparência é tão importante acabamos descobrindo o problema por ai.
    ovários policísticos por exemplo, se não for tratado não vai ter maquiagem mineral ou effaclar que dÊ jeito }(ainda que sejam ótimos para peles oleosas}), algumas pílulas, podem transformar para o bem ou para o mal, então tem muita coisa para ser investigada se soluções simples nao dão mais jeito.
    se voce tiver acne não muito grave, o provável é que voce siga um tratamento com três ciclos de antibióticos, e usando produtos próprios para usa pele provavelmente vocÊ vai poder voltar a usar mauquiagem
    voce falou sque se voce usar so filtro nao tem problema né, então a outra possibilidade é que com a make vc lave menos o rosto ou lave incorretamente, se a maquiagem se acumula facilita o parecimento de acne. tenho uma amiga que está com o problema parecido com o seu, ela foi na dermato sexta, que além de passar o tratamento com antibióticos, sugeriu roacutam (Se nao desse certo) e falou que a maquiagem mesmo comedogênica ou que se diz comedogênica (não obstrui os poros) promove sim o aparecimento de cravos e espinhas, mas ela não me explicou bem o processo, se tiver interessar posso ver com ela para colocar aqui, nesse caso a boa notícia é que ela dificilmente vai ficar sem usar make, então tem solução para vc tb!

    então com esse coment gigante espero ter ajudado em alguma coisa.
    beijo e boa sorte

    ResponderExcluir
  16. ah e como disseram aí em cima e eu esqueci de comentar, talvez o dermato te encaminhe para um endocrino ou gineco.

    ResponderExcluir
  17. Concordo com as meninas. Ao invés de procurar as creuzatologistas aqui, você deveria procurar um médico.

    ResponderExcluir
  18. Acho que a creuza maravilha seria um dermatologista... pode ser problema hormonal... bem, pelo menos, vc pode cobrar um resultado de alguem. Abracos!

    ResponderExcluir
  19. Eu já tive isso. A minha pele nem é oleosa, mas um dia resolvi mudar de base. No terceiro dia acordei cheeeeeeeeeeeeeeeeeeia, mas cheeeeeeeeia de umas coisinhas vermelhinhas que pareciam espinhas, ai parei com o produto, esperei uns dias, as pseudo-espinhas sumiram sem explodir, e eu voltei a usar meu cimentinho usual e minha pele voltou ao normal.
    espero ter ajudado.
    bjosss

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho pele oleosa...espinhas ...gravinhos e muitas marquinhas...Quando chegao verão...coitada de mim e rosto empereba... rs rs..vivo numa guerra contra tudo isso...e a melhor dica que te dou é:PROCURE O DERMATOLOGISTA...minha vida melhorou muitooooooo...Já fiz alguns tratamentos com aconpanhamento e digo que minha pele já ficou lindaaa...mas percebi que com o tempo a pele do rosto se acostuma com alguns produtinhos e mudo sempre...
    Já usei Effaclar...gente não gostei muito não...o sabaonete e o creminho pra usar de dia me deu espinhas... já o creminho de usar a noite é tudoooo de bom!!!Talvez vc possa estar com o mesmo problema que eu tive com o Effaclar...
    Outro truque meu é usar sempre sabonete especifico para o rosto, liquido e para peles oleosas o Actine é otimo, pode ser tb da Clean Clear, o dematologista mandou manipular um otimo!!! ...sabonete em barra com o tempo pega muitas bacterias e para de fazer o efeito desejado...
    Conselho...procure o demartologista..lave o rosto com bons produtos e use um bom filtro solar ...estou usando um indicado pelo dermatologista chamado Ansolar...é tudo..bem sequinho e fator 30...

    maquiagem sempre livre de oleo...infelizmente make creuza pra quem tem este problema é dificil...tem que investir mais...eu tinha parado de usar maquiagem por causa destes problemas com pele...comcei a investir mais $$ ...e digo que hj uso todos os dias...e cuidando bem da pele naõ tive mais problemas com a danada da espinha...salvo algumas...

    ResponderExcluir
  21. acho que o problema é o PÓ mesmo... com certeza!!! usava um do boticário (que pelo preço é um pouco menos creuza que esses da vult e da avon - paguei 60 conto porque dava pra comprar o refil depois) que me deixou cheia de cravos e espinhas na cara!!! dava a sensação de que ele ia direto pra dentro dos poros e de lá nunca mais saia...

    as bases da everyday minerals fizeram a mesma coisa. **medo**

    tenho até hoje cicatrizes por causa do que esse do boticário fez com a minha pele!!! raaaaiva.

    o que resolveu? studio M-A-C fix. é, paguei caro. mas é menos do que eu teria que gastar em tratamentos com dermato depois...

    não vou dizer que as espinhas foram embora. mas assim, os cravos que eu tinha na bochecha sumiram, bem como as espinhas de 'fora pra dentro' (aquelas que ficam amarelinhas).

    agora só tenho espinhas internas, que estou tratando... quer dizer, fui num dermato e ele quis me empurrar o roacutan de qualquer jeito!!! ¬¬ agora tô numa endocrino fazendo check-up, porque imagino que o problema deve ser hormonal mesmo... alguém sabe se existe alguma chance de tratando as espinhas irem embora?

    ResponderExcluir
  22. Queri,

    minha pela tb escorre óleo. Atualmente uso pó da natura aquarela, base vult misturada com hidratante. Uso tb como corretivo o 3 em 1 da Avão, esse sim me deiza a pela completamente oleosa, a make não fica seuinha nem por 30 min. Tenho as benditas espinhas desde criancinha (é, desde os 10 anos), descobri que meu problema é hormonal, tenho que usar o Diane 35 pra dar jeito. Coisa Boa é usar antes da make, como primer Effaclar ( o creme matificante) ele dá uma boa segurada na oleosidade, deixa a pela brilhosinha sim, mas segura a onda por um tempo. E outra coisa: não use maquiagem todos os dias, deixe a sua pele respirar, principalmente no verão quando fica tudo úmido e quente. Lê o blog da Renata: bulledebeaute ponto wordpress ponto
    BJs,
    Priscila

    ResponderExcluir
  23. Amanda, tenho pele super oleosa e a base mineral(EDM) tem dado muito certo pra mim. Passo a base depois de aplicar o filtro solar pra pele oleosa(episol water gel). Mas na hora do meu almoço, lavo o rosto outra vez, reaplico o protetor e dá-lhe EDM outra vez!
    Meu truque Creuza na hora de lavar o rosto é NÃO lavar a região dos olhos, onde está a make mais caprichada, né. Tipos eu lavo a cara toda sem lavar a região dos olhos(isso, gente, só na hora do almoço, tá! pq sou creuza, mas sou limpinha) e reaplico o base, o corretivo e o blush. Dou aquela checada se tem algum borrão na olheira e vamo q vamo!!
    Bj procês todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor Daniele,

      Onde vc compra a base mineral da EDM?

      Excluir
  24. entâo coversei com a tal da amiga de pele oleosa... a dermato falou q a maioria das makes tem óleo na composição... então tem que olhar... ela usava tracta e estava tudo bem.. aí comprou Avon (o mais barato) e vult para experimentar e... ESPINHAS.
    o da Vult ela olhou a composição e tem óleo de rícino na fórmula (explicado!!) o da avon ela n olhou. a médica sugeriu umas marcas para ela: nutupele (ou algo assim, não me lembro) shiseido e outras pouco acessíveis para creuzas de carteirinha (e na carteira). a minha amiga vai continuar usando tracta porque dá certo para ela...
    espero ter sido útil
    então vale olhar a composição e ver setem óleo...

    e o que a danielle falou em cuima é verdade, o ideal é lavar o rosto no meio do dia e reaplicar tudo, inclusive e principalmente o filtro solar

    ResponderExcluir
  25. Outra idéia também é já usar um filtro com cor de base. Minha pele é bem oleosa e no dia a dia eu uso o Spectraban T Color Base. Ele tem efeito matificante e não comedogênico (não obstrui os poros) e custa barato (R$27,00 na Drogasil).
    Como dá efeito mate, só jogo um blushzinho cremoso que não derrete da amiga Vult (n°2), um rímel pós curvex e um batom.

    Acho que vou fazer uma resenha sobre ele pra mandar aqui pro VNF?

    ResponderExcluir
  26. Vai numa dermato especializada em cosmetologia. Se você for de SP posso te passar o contato da minha. Ela te prescreve um creme próprio pro seu tipo de pele já com protetor solar. O que eu reparo é que mesmo os protetores solares oil free me deixam super brilhosa e me deixam mais propensa à acne, mesmo sendo o melhor protetor solar do universo.
    Talvez se vc usar maquiagem já com protetor solar e pular a parte do protetor, ajude... ou não. Só testando pra saber.

    Enfim, concordo com a lê mpm. Provavelmente é melhor fazer um check up com médicos para ajudar a diagnosticar a real origem das espinhas e sair do achômetro. Assim dá pra ir direto na causa do problema e tratar.

    :* Boa sorte, moça!

    ResponderExcluir
  27. olha, como a maioria disse, procure um dermatologista pq mtas vezes o q é bom pra uns não serve pros outros ne... mas enfim, minha dermatologista me indicou "Diozinac emulsão" q é ótimo - mas o preço terrível!! mas é tudo de bom!! é um matificante q pode ser usado como primer tb... segue o link: http://www.dermadoctor.com.br/Telas/Produtos/Detalhes_produtos.asp?prod_codigo=NEL03

    espero q ajude!!
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Dei a dica de um produto bom hj mesmo pra minha amiga. Tenho pele oleosa e uso o pó compacto DUAL FINISH da Lâncome. Vem com aplicador pra usar com ele seco (para usar mais durante o dia) e esponjinha para fazer aplicação com ela úmida que dá um ar mais uniforme com aparência de base. Resolveu o meu problema e já comprei ele três vezes. Minha dica geral é: creuze nas sombras, batom, gloss, rímel, o que for mas gaste um pouco mais com o pó compacto e a base, compre de marcas melhores esses produtos. Se eu uso pó de marcas inferiores é certeza que vou ter um monte de espinhas. Pelomenos funciona comigo!

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  29. Bom, eu sou a amiga da Lê M&M, eu quero acrescentar que o pó da Tracta mencionado é o matte, com efeito de absorção da oleosidade, acho que só tem de uma cor este, que se adapta aos tons de pele. Abandone base por um tempo... nao conheço uma q nao piore a acne. E, tenha paciência, mas procure um dermato pra te indicar coisas eficazes a curto prazo. Bjos!!

    ResponderExcluir
  30. oi, devo estar meio atrasada na resposta, mas vai no dermato e pede coisas a base de clindamicina (se tiver um pouco de cravos/ acne)e/ou flutamida.
    essa flutamida era receitada pelos medicos, depois entrou uma polemica, agora nao sei se ainda receitam ou nao. a flutamida eu tomava em capsulas, deixava e pele sequinha, o couro cabeludo sequinho, uma gloria.

    ResponderExcluir
  31. Olha, conheço dois produtos que são bons e ajudam a não dar espinhas. Se vc gosta de make leve, como eu, vai amar. parece que vc não está e make e a pele fica linda!

    1) no lugar da base use "base" hidratante com cor ( a mais clara) que já vem com filtro solar d marca Peeline. É um produto maravilhoso, uma gota e já seca a pele, cobre todas imperfeições e trata espinhas e etc. Custa em torno de R$28,00 e vc encontra em lojas que vendem produtos de beleza.

    2) Muda esse pó compacto já!!! vc está usando talco que entope os poros...No pó não economize, use o melhor: ADCOS translúcido com FPS 30. Custa R$ 86,00.

    Vai na fé, vc vai ver sua pele mudar!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam