terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Disclaimer

Resolvi escrever esse post-disclaimer por causa da polêmica em torno do problema da Bianca. E vou começar com uma revelação que pode parecer bombástica pra algumas pessoas, mas pra mim não faz a menor estranheza.

Sabem o Effaclar, aquele sabonete para pele oleosa que várias meninas (inclusive eu) adoram? Olhem só a composição dele: ácido salicílico, glicerina, fragrância, água, palmitato de sódio, PCA zinco, lipohidroxiácido (LHA).

Agora dêem uma olhada na composição do gel secativo para espinhas da Clean & Clear: ácido salicílico, água, álcool etílico, butilenoglicol, propilenoglicol, glicerina, hidroxietilcelulose e citrato de sódio.

Tá aí o tal ácido salicílico em ambos. Eu fiquei confusa, porque a Bianca disse que tinha alergia ao ácido acetil-salicílico que, como a Pri falou, é "parente" do primeiro, mas não é exatamente a mesma coisa. De qualquer forma, o componente tá aí, no sabonete da chiquetérrima La Roche Posay e no gel da creuzobásica Clean & Clear.

Diferentes pessoas não toleram diferentes tipos de substâncias, por diferentes motivos. A Bianca descobriu, de um jeito ruim paca, uma substância à qual ela é, segundo seu dermato, alérgica. Não significa que o produto seja "ruim". A Johnson & Johnson com certeza não se tornou o que é hoje colocando um monte de coisa podre no mercado. A questão para mim é outra: mesmo que eles não pudessem fazer nada, deviam sim ter dado maior e melhor atenção ao contato da Bianca, já que ela é uma consumidora, e eles dependem de consumidores - como ela, eu, você - pra sobreviver.

As pessoas são diferentes. Toleram ou não diferentes tipos de substância. O que serve pra um não serve pra outro. E eu acho que a Bianca não quis dizer "o produto é ruim" mas sim "cuidado com a composição dos produtos que você usa, porque alguns componentes dele podem não fazer bem pra você".

Frederico, maridón e dotormédico (embora não admita), concordou com o que escrevi - não é porque um produto causa alergia que ele seja um enviado de Satã. E lembrou que Elvis Presley comia manteiga de amendoim - um dos maiores alérgenos conhecidos - todo santo dia. Uns dizem que ele morreu, mas com certeza não foi disso. Nós acreditamos que ele ainda está vivo, em algum lugar do Rio de Janeiro.


(tirei as composições dos produtos citados do site da loja virtual She's)




29 comentários:

  1. AAS e ácido salicílico realmente não são a mesma coisa, contudo, quem tem alergia a AAS normalmente tem sensibilidade ao ácido salicílico. Minha dermato me aconselhou a não usar, devido à minha alergia braba ao AAS.

    De outro lado, ela curte a idéia de usar leite de magnésia como matificante sim, desde que em pequenas quantidades (para evitar efeito rebote) e jamais como substituto do filtro solar (tem que usar os dois!).

    Honestamente? NENHUM produto consegue efeito tão bom na minha cara de pastel de feira quanto o tão gongado leite de magnésia.

    Ela é ótima profissional e minha pele está linda como nunca foi.

    Por isso, antes de execrar o leite de magnésia at all, acho melhor consultar seu dermato de confiança.

    É remédio? Sem dúvidas, assim como o tão aclamado Bepantol! Agora quero ver se a galera que gonga o leite de magnésia não anda passando bepantol líquido nos cílios ou cremoso na boca...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não sou alérgica a acido salicílico! Aqueles sabonetes líquidos normalmente de cor alaranjada são todos baseados nele. Eu uso actine, mas já vi alguns blogs comentando que a neutrogena tem um sabonete líquido desses.

    ResponderExcluir
  3. Então, na verdade a gente não execrou o leite de magnésia, pelo menos não eu e a Loo... só não foi aqui que a menina conseguiu a dica, porque essa dica a gente nunca deu!

    Bepantol eu nunca usei... acho que a única pomada dermatológica que uso pra fins creuzos é um pouquinho de esperson (que eu normalmente uso pras minhas alergias brabas a pó, por recomendação médica) na orelha pra ela não coçar com certos brincos...

    O que eu quis dizer com o post é que tem coisa que serve pra mim mas não serve pra minha vizinha, e vice-versa... querem outro exemplo? Eu não posso depilar axilas com cera. Posso depilar o que quer que seja com cera, mas minhas axilas ficam irritadissimas... no entanto, tem milhões de gentes que adoram!

    ResponderExcluir
  4. Como assim leite de magnésia ? pra espinhas ? Discorra, fiquei curiosa..!

    ResponderExcluir
  5. meninas, tenho um emeiozinho pra mandar sobre o effaclair.. calma, não aconteceu nada comigo.. mas eh sobre a formula dele.. so to esperando uma amiga, q eh medica, me reenviar.. eu tava papeando com ela sobre.. ela ficou de revisar o que disse.. qdo tiver pronto eu envio.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo post esclarecedor, Joo. Com certeza que a minha idéia não era aparecer num site com uma foto tipos Amy Wino, gongando uma empresa, do nada...rs
    O que eu queria alertar é pras meninas ficarem de olho na composição dos produtos que compram. A comparação entre os produtos é super útil, mas não esqueçam que a concentração dos componentes da fórmula pode causar reações diferentes. Dêem uma olhada no começo do post com a minha história que lá mesmo está escrito que eu já usava um outro produto da mesma marca e não tive reação grave, mesmo sendo alérgica. O que me prejudicou foi o tanto de "aspirina" que eles resolveram colocar pra acelerar o secamento das espinhas (vou deixar os termos técnicos pras dermatos...rs).
    A minha idéia era mesmo contar o que aconteceu, para evitar que possa acontecer com outras, para que as creuzas fiquem espertas.
    Quanto à empresa ser ruim, o atendimento é péssimo mesmo e por causa disso (e não do produto) eu evito comprar. Tem vários outros produtos da Johnson & Johnson que são ótimos e nunca me causaram nenhum problema.
    Comprar ou não é uma escolha pessoal, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro. Mas se a gente vai a um supermercado que tem atendimento ruim, a gente conta pras amigas, mesmo que não deixe de ir ao supermercado por causa disso, né?
    É isso, meninas. Cuidem-se, mas se informando sobre a composição dos produtos, sempre. E como falei antes, a concentração dos componentes é importantíssima, então tentem checar isso com os SACs das empresas, se tiverem dúvidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Joo, vc esta certissima! Nem todas as pessoas reagem da mesma maneira a um determinado cosmetico.
    Geralmente quando as industrias criam seus produtos elas usam doses baixas de ingredientes quimicos exatamente para nao causarem reacoes alergicas a um grande numero de pessoas. Mesmo assim isso nao da seguranca nenhuma de que nao vai ter algum azarado que vai ter efeitos colaterais!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Voltando pra atualizar, pra não dar uma de creuza resmungona e mal informada.
    Pra ficar bem claro, o produto que eu usei e me causou reação alérgica foi o Gel Anti-acne de Ação Rápida. Segue link do produto na própria J&J. http://www.jnjbrasil.com.br/apresentacao_produto_detalhe.asp?produto=546
    O gel que eu usava anteriormente, que me causava só uma vermelhidão, era o Gel Secativo. Olha o link tb http://www.jnjbrasil.com.br/apresentacao_produto_detalhe.asp?produto=75
    Na apresentação deste, está escrito que contém 2,0% de Ácido Salicílico. E na apresentação do outro produto, não informa a quantidade.
    Minha bronca era que eles informassem que a concentração de AS é mais alta no produto mais novo. A minha dermato testou os produtos, para entender a diferença entre um e outro e me explicar o que teria causado o problema. Até tenho o laudo do teste, mas não está por aqui, sorry.
    Refiz a mesma busca que na época que tive o problema (no começo desse ano) e também não achei informações mais completas sobre isso. Se alguma menina tiver informações melhores, que esclareça, por favor.
    Quanto à polêmica do AAS (Ácido Acetil Salicílico) x AS (Ácido Salicílico), me desculpem, mas é coisa de pessoa alérgica. Como já sei que não posso usar produtos que contenham o tal ácido, duas palavras em uma bastam pra eu fugir, "porque tem aspirina"...rs
    Tenho que me cuidar, não quero passar mais por problemas assim não.
    Taí, se alguém souber a real concentração de AS na composição do Gel de Ação Rápida, favor informar, please.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. é verdade ygente, ler o rótulo é muito importante e eu concordo sim que algumas informações devem ser ressaltadas.
    no meio da gravidez minha testa começou a ficar muito oleosa e eu comprei um velho conhecido, o adstringente Clean & Clear e usei por mais de uma semana, quando sei lá porque resolvi ler o rótulo e estava lá bonitinho... "não utilizar durante a gravidez" mas confesso que agora que peguei o frasco para copiar igual estava tive dificuldade de encontrar, tão pequena as letrinhas. claro que eu parei de usar, pq com essas coisas não se brinca. eu não sei se era por aumentar a chance de melasma ou pq poderia ter efeito teratogênico, mas parei.
    E olhando agora no frasco consta a concentração do ácido salicílico (20mg/g) eu confesso que nunca ter reparado


    agora sobre atendimento ao cliente eu ganhei um creme p celulite da vichy no mesmo dia que descobri que estava grávida. na hora eu pensei, vou guardar pq eu sou creuza e esse creme custa caro, não vou disperdiçar usando um creme p reduzir quando todo o meu corpo quer inchar, mas liguei p lá só para saber. Gente, o que é o atendimento deles!! A atendente (sim, nem me transferiram nem nada) me falou que ela não poderia garantir que o produto não me desse nada, uma vez que grávida meu organismo estaria respondendo de forma diferente, mesmo a produtos de uso habitual (é gente, a atendente) e que se aidna fosse do meu interesse eu deveria consultar um dermatologista ou meu obstetra. anotou meu email e sempre recebo news sobre novidades e promoções!!

    gente qqr empresa me ganha com: amostras e bom atendimento!!! aposto que nem sou a única

    ResponderExcluir
  11. mais uma (eu sou chata!!!)
    a "versão" acetil ou o AAS foi criada porque o ácido salicílico era um bom antiinflamatório (função primordial dele, embora não seja esse o objetivo nos cosméticos tópicos) não era bem tolerado pelo organismo humano, provocando tantas reações que não justificariam seu uso.
    (o que novamente não quer dizer que seja um produto do mal! como já foi falado são questões individuais)

    ResponderExcluir
  12. oii
    adoro o blog de vcs
    Queria tanto que aki em belém tivesse um encontro de creuzas....MASSS, que ue saiba, n~tem =/

    Sou consultora da Contém 1g, Mary Kay, Racco, Lumi e Bioscience. Fiz um blog pra divulgar alguns produtos que eu recomendo, que estão na promoção, etc. Agora inclusive eu estou fazendo uma promo de estojos da Mary Kay. Qd quiser...podem ir lá conferir!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Muito verdade, Joo. AAS ou Ácido Acetil Salicílico está em muitas formulações anti-acne. Tudo depende da concentração.
    Uso vários desses produtos, mas quando quero fazer um peeling de AAS (normalmente duas vezes por ano)preciso ir ao consultório, porque a concentração aplicada para efeitos dermocosméticos só pode ser administrada por médicos.

    Mais? Sou alérgica a AAS para uso interno. Ou seja, as concentrações usadas na pele não chegam a desencadear alergia, mas fui parar no pronto-socorro por causa de UMA aspirina.

    Gente é tudo diferente! rsrs
    bjk!
    GB

    ResponderExcluir
  14. Como farmacêutica tb, lembro q o ácido acetilsalicílico sofre hidrolise em contato com água formando ácido salicílico que até certa concentração quebra o "cimento" entre as células epiteliais ajudando na remoção das camadas superficiais.Hj mesmo tava relembrando as aulas de química farmacêutica, tecnologia industrial, cosmeto e tb consultando o dicionário terapêutico guanabara.
    Pooooortanto, a esfoliação de aspirina tem fundamento químico.
    Pra quem tem pele sensível é uma bomba. Mas pra quem não tem, uma santa ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Dizem também que Elvis era (ou é) um ET (risos). putz, compro ou não o tal leite de magnésia?

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Bom,eu não tenho alergia a ácido salicílico,até pq a maioria dos produtos para espinhas contém.
    Com o gel secativo da Clean & Clear nunca tive problemas(inclusive estou usando agora)mas com o Advantage(o das 8 horas)eu tive.
    Pois então,tudo é relativo.

    ResponderExcluir
  17. Ah...e sobre o Leite de Magnésia,eu usei algumas vezes e realmente a pele fica super sequinha.Mas só uso, assim,uma vez por semana,e confesso que sinto um pouquinho de medo.

    ResponderExcluir
  18. Pois é, gente é tudo diferente! Eu só descobri que tinha a pele sensível depois que tentei adotar alguns produtos da Neutrogena, linhas deep clean e health skin na tentativa de adotar uma rotina de limpeza e hidratação da pele. Fiquei com as bochechas rosadas, cheias de brotoejas e espinhas enquanto minha amiga que também usa os mesmos produtos não teve reação nenhuma. Passei na dermato que recomendou parar com tudo, tomar anti histamínico e passar pomada de corticóide para desinflamar a pele. Ainda não consegui achar um hidratante nacional das linhas mais populares (já tentei Boticário, Avon, Natura, Nivea) que não me desse alergia (saudades da Lush que tinha alguns produtos maravilhosos)e agora descobri que é porque tenho pele sensível. Recomendo que todos procurem o dermato, principalmente quando resolverem adotar algum produto com ácido para ver como a pele reage. Hoje só passo no rosto um sabonete neutro e água termal até a dermato liberar algo mais...
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Meu marido é alérgico a ácido acetil-salicílico mas pode usar tranquilamente produtos pra pele com ácido salicílico. Ficamos de olho, claro, se ele tiver qualquer reação exótica vamos parar de usar.

    ResponderExcluir
  20. Vou te contar, o atendimento ao público que deveria ser MARAVILHOSO, como você deu ênfase no texto, é sempre precário e QUANDO há resposta...

    Já escrevi para muitos produtos de pele e, acredite, nenhum ME RESPONDEU.

    Beijos,
    Zin

    ResponderExcluir
  21. Joo, mea culpa!

    Não quis dizer que foram vocês que execraram não! Postei aqui errado, foi no anterior que tinha uma menina descendo a madeira no leite de magnésia nos comentários.

    Desculpe!

    ResponderExcluir
  22. Ameiiiiiiiiiii este bloguito, cheguei aqui por meio dos favoritos do site da Marina [site 2beaty] e adorei mesmo, blog de utilidade pública.

    Concordo totalmente com o que foi dito no post sobre a intolerância de difentes pessoas ao mesmo produto. Li um pouco mais acima, um moça comentando sobre a composição do sabonete laranja, caraaaa que interessante. Não sei se nos sabonetes comuns a composição se repete, mas eu sou alérgica a sabonetes coloridos. Por orientação médica eu só devo usar sabonete branco Dove ou de bebê...

    Com relação a Johnson & Johnson, o código de defesa do consumidor garante os direitos do consumidor exigindo que a empresa investigue e até se responsabilize pelo tratamento do problema. Ao meu entender, o que houve foi um atendente mal preparado, fato que não deveria ocorrer em um empresa desta importância.

    Há alguns anos, eu tive problemas com aquelas folhas de depilação fria, sabe??? Eu usei conforme orientação da embalagem e arrancou a pele do meu buço, foi horrível, eu mal conseguia mexer a boca. Liguei para o fabricane e eles, prontamente marcaram uma dermato para cuidar da queimadura que se formou, nem houve questionamento.

    Eu juro por Deus que a partir de agora vou olhar todos os rótulos dos produtos de higiêne e beleza, graças a vcs.. rsrsrss Na verdade eu até dou uma alhadinha, principalmente no absorvente, recentemente eu desenvolvi alergia da malha seca do ABS. Corri para o ginecologista pq fiquei assustadíssima com aquela ardência e coceira, ai ele explicou que estava tudo ok e que a alergia certamente tinha sido provocada pela malha seca, pq em sua composição tem alcool. Segundo o médico não é só o abs que pode dar a alergia, papel higiênico perfumado também, troquei o ABS e passou, graças a Deus.

    Meninas, obrigada pelas dicas preciosas, vou dar uma passadinha "na farmmácia" de vcs sempre que puder.

    Bjocasssssss

    :D

    ResponderExcluir
  23. Super concordo com tudo, a pele de cada um é diferente, por isso é sempre bom olhar do que é feito sempre!
    aliás, até editei o meu post do esfoliante feito com aspirina! ;)
    beijãooo

    ResponderExcluir
  24. 1)ADORO creme de amendoim e tô viva, e olha que como desde os meus 2 aninhos! hahaha

    2) realmente, TUDO depende da pele da pessoa... eu uso qq tralha e não me dá nada, inclusive o gel secativo da Clean & Clear e o adstringente p/ peles sensíveis. Só que meu marido tem pele BEEEEEEEEM sensível (de só usar shampoo e sabonetes de bebê) e ele tava com uma espinha... a esperta aqui resolveu tacar um pouco de gel secativo nele (era na orelha)... credo, parecia que alguém tinha rasgado a orelha dele no dia seguinte! Nunca mais passei NADINHA meu nele! hehehehe Esses dias ele tava com o rosto descascando do sol e eu fui passar um hidratante nele... ele FUGIU! hahahaha

    ResponderExcluir
  25. nossa biancaa..me aconteceu o mesmo problema..passei esse acido no rosto por causa de duas espinhas,e quando tirei estava eu com duas manchas enormes de queimadura no meu rosto.Já se passaram quase 3 meses e ainda tenho um poco dessas manchas em meu rosto.Tive depressão até por causa disso.MEU dermatologista receitou uma pomada (desonida) é bom? o que você passou no seu rosto?? me ajude por favor,não aguento mais me olhar no espelho e ver essas manchas!Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. sou muitooo alergica ao acido salicilico e nao sabia :( comprei um gel de limpeza facial e um tonico do Avon , contem 2.0% de acido salicilico .. me lasquei .. to com o srosto tdoo vermelho, inchadoo, e com marcas de espinha q nao sei de onde vieram ..
    ai que tenso viu :(

    ResponderExcluir
  28. Sooou muito alergica ao acido salicilico e nao sabia =/ .. comprei um gel de limpeza facil e um tonico do Avon, e contem 2.0% de acido salicilico neles .. me lasquei !
    to com o rosto super inchado e vermelho e apareceram marcas de espinhas q nunca vi na vida ..
    fora que ta queimando muito!
    será que existe algum remedio pra aliviar isso ?

    ResponderExcluir
  29. Oláa!! Pesquisando sobre o ácido salicilico cai aqui de para-quedas... achei que eu era a única ET a ter alergia disso, descobri ha pouco tempo quando meu rosto amanheceu inchado depois que usei o Tonico facial antes de dormir da linha Clearskin (avon) e depois também pela segunda tentativa usando Assepxia.
    Já marquei uma dermatologista e estou esperando ansiosamente pela minha consulta pois minha pele é oleosa e acabou ficando um pouco manchada e sensivel com esses produtos. Sou 1% da população.. affffffffffff
    Bjs

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam