sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Crônica do cabelo curto - parte 1

Pela primeira vez na televisão (oe!), minha nuca está quase completamente descoberta. Já tive um repicado com comprimento abaixo da orelha, há alguns anos, quando estava na faculdade de direito, mas ainda assim era mais comprido. Estou feliz porque sempre quis fazer penteados espetados e agora posso. Essa vontade saiu do fato de meu cabelo sempre ter sido finíssimo, oleoso e daquele liso-lambido-dezoito-vezes-por-dia-pela-vaca.


A Márcia, do salão Soho Pompéia (e em quem, diga-se, eu confio de olhos fechados), me deu uns livrinhos de fotos pra olhar quando eu disse que queria as madeixas mais curtas do que já estavam. Escolhi um corte do qual gostei, mas já sabendo que o penteado da foto estava com baby liss, chapinha, pomada, mousse e pé-de-pato-mangalô-treis-veiz. Afora isso, modelos são sempre modelos, se a gente veste com um saco de lixo e coloca uma coroa de miojo na cabeça, elas continuam lindas - o que obviamente não é meu caso.


E ficou curto. Sério. Antes eu já usava aquele corte meio chanel com as pontas assimétricas (que vocês viram no vídeo da maquiagem creuzobásica), e quando a Márcia tesourou meu cabelinho, ficaram mechas inacreditavelmente compridas no chão. Experiência um pouco traumática, mas ainda assim interessante.



Depois que ela passou o secador, meu penteado estava numa mistura de Demi Moore em Ghost com um joãozinho qualquer. Foi então que a Márcia cumpriu a segunda parte do trato que ela tinha comigo (a primeira, claro, era fazer o corte que eu pedi): me ensinar a arrumar o penteado.


Esqueçam essa história de que cabelo comprido é chato de cuidar e cabelo curto é fácil. Exceto pelo menor gasto de shampoo, condicionador e outros produtos, não é fácil coisa alguma: pra modelar minhas madeixas, a Márcia usou secador, pomada e chapinha. Antes eu secava o cabelo e pronto, na maioria dos dias nem isso, ia com ele pro trabalho molhadão mesmo. Imagina usar secador, pomada, chapinha e etc. E ficou realmente parecido com o cabelo da moça na foto (dancinha da alegria, como diz Marina!). Ah, deixa eu esclarecer que, na verdade, não estava procurando um penteado "fácil de cuidar". Eu queria algo legal, muderrrninho e que me obrigasse a dar um pouco mais de atenção pro meu cabelo que, por ser lisão, acaba sempre meio ignorado nas minhas produções.


Quando fui tentar fazer em casa, até gostei do resultado. Só não me entendi com a tal pomada: além de o cabelo ficar com aparência de sujo, não segurou os fios do jeito que eu queria. Testei uma da Vizcaya (que eu usava quando tinha cabelo comprido pra abaixar os fiozinhos com frizz) e uma da L'Oreal, e com as duas rolou basicamente a mesma coisa. Minha tia me deu um pote de pomada da Christophe Beverly Hills mas ainda não usei, ela tem a aparência mais durinha e menos gosmenta, quem sabe tenha efeito mais leve nos fios.




Noutro teste, voltei aos anos 80 (New Wave, oi?) e peguei no banheiro do Fred um daqueles géis tipo cola, da L'Oreal (FX Studio Line, na embalagem diz textualmente "não cola", minha gente!). Coloquei um pouco na palma da mão esquerda, esfreguei as mãos e fui aplicando de baixo para cima, da nuca até o alto da cabeça. Nota dez para o penteado e dois pro efeito: senti-me uma parenta do Sonic.



E sabem o que deu mais certo até agora? Uma gotinha desse mesmo gel " não cola", misturada com um pouco de creme para pentear cabelos loiros (?!?!?) da Vizcaya, tudo saído do banheiro do Frederico. Achei a melhor combinação eficiência no penteado + acabamento. Sem contar que esse creme da Vizcaya tem cheiro de manga, adoro. Ainda tenho que testar um spray da John Frieda e um creme modelador da Burt's Bees e aceito todas as dicas que as leitoras puderem dar pro meu curto de primeira viagem. Feliz já estou porque ele combina com todas as minhas tiaras e presilhinhas que eu tinha deixado de usar.


(as fotos são todas da socinha Loo)

23 comentários:

  1. Olá!
    Conheci seu blog através de muuuuuitas amigas...Todas te acompanham e não poderia ficar de fora.
    Quando puer dê um pitaco no meu.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou LINDO seu cabelinho, ameiê! O meu tá parecido, só que um cadinho mais comprido atrás: cortei chanel repicado, ele fica viradinho pra dentro na maioria das vezes (quando o cabelo colabora, né) :o) Pra assentar os rebeldes eu uso uma pomada da Capicilin que vem num potinho nanico e funciona bem (e uia que meu cabelo é fininho, oleoso, sem volume e pouquinho, modos que qualquer vento ele já fica com cara de sujo). O link pra pomada é esse aqui: http://www.capicilin.com.br/produtos/redutor/pomada.html. Beijos pra você, boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. Tá lhinda! O meu corte já foi desse tamanho, agora está um pouco mais comprido. O que funcionava pra mim era a pomada seca C. Kamura. Espeta tudo, mas dura um dia. Depois cara de sujo. Ou então, laquê mesmo, digo, spray fixador. Quando está quse seco, põe o secador de baixo pra cima. Quando está tudo espetado, laquê nele, debaixo pra cima, pouquinho e de longe. Tá muderna mesmo. Daqui uns dias vocês se ajeitam. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tá lhinda! O meu corte já foi desse tamanho, agora está um pouco mais comprido. O que funcionava pra mim era a pomada seca C. Kamura. Espeta tudo, mas dura um dia. Depois cara de sujo. Ou então, laquê mesmo, digo, spray fixador. Quando está quse seco, põe o secador de baixo pra cima. Quando está tudo espetado, laquê nele, debaixo pra cima, pouquinho e de longe. Tá muderna mesmo. Daqui uns dias vocês se ajeitam. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ficou otimo, super realcou seu rosto e te deixou mais 'muderna'.
    Pena q meu cabelo 'e enrolado e se eu mandar cortar assim, vou ter que acordar 1h mais cedo :(
    Morro de vontade, entretanto.

    ResponderExcluir
  6. Ah, vc ja tentou mousse? Tem um mousse da Amend, o Valorize, que eh legalzim, viu.
    Agora vc vai fazer testes em varios finalizadores, fazendo a alegria das creuzas!

    ResponderExcluir
  7. Joo, eu já tive cabelo de todos os comprimentos possíveis e entre 2007 e 2008, usava esse corte das pontas assimétricas, que eu fiz em casa porque odeio salões de beleza. gostava do efeito, mas um dia enjoei e cortei mais, inclusive tirei as pontas maiores da frente e o infeliz do cabelo armou em cima, um horror, batido na nuca e um bolo fofo lá em cima. a goto d'água foi quando meu namorado disse que o corte tava meio Hilary Clinton. Quanto às pomadas, comprei uma assim que cortei o cabelo, pra deixar os fios da parte de trás arrepiados, mas foi bem frustrante, eles ficaram nojentos e grudados, uma derrota.

    Agora tô deixando crescer, que enjoei horrores do curto.

    =*

    ResponderExcluir
  8. Joo, adorei seu penteado! Ficou ótimo p/ vc!
    Sobre os produtinhos, eu uso uma cera p/ fazer com que minha franja fique parada e ela é ótima. E é daquelas baratinhas que vem em latinhas, sabe? Tipo cera de abelha, cera de carnaúba, sei lá...
    Sei que não é p/ mesma função que vc quer, mas acho que vale a pena tentar pq ela funciona otimamente bem!
    bjus!

    ResponderExcluir
  9. Adorei!
    Vou até te propor uma "auto-investigação" pro blog, fica triste não, não olham tanto pra vc quando seu cabelo é curto...
    Eu uso o meu curto tem mais de 10 anos e AMO, uma vez falando sobre o assunto uma amiga disse que "cabelo curto é só pra quem tem rosto bonito como o seu", fiquei pimpona pois minha amiga é mega trendy e não é "baba-ovo", e de fato, eu tenho um rosto bonito. ( modesta...)
    Mas tenho a impressão de que a "síndrome Sansão" bate e as pessoas ainda acham que cabelo comprido é cabelo bonito quando nem sempre é assim.
    É muito fácil vermos pessoas de cabelo maltratado, ou constantemente amarrado, enrolado e o pior, oleoso ( irgh! )por aí, e invariavelmente é cabelão.
    Como vc mesmo relatou, cabelo curto dá um tremendo trabalho, só se gasta menos produto.
    Bem vinda ao mundo novo do cabelinho e tente perceba como as pessoas vão te olhar agora!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Paguei um pau pra sua coragem heinnnnnnnnnnnnn ????
    Eu to aqui, enrolando de cabelo comprido (cresceu por causa da formatura, cabelo curto nao da pra fazer mto penteado) e agora to sem coragem de cortar !! Descobri o maravilhoso mundo das tranças, rabos de cavalo bem compridos hahahaha
    Acho que já era cabelo curto......

    ResponderExcluir
  11. Ficou muuito legal esse corte em você! Também gostaria de ter um corte mais moderninho, mas não fica muito bom em mim, sem contar que eu detesto ficar horas arrumando o cabelo, e eu sei que cabelo mais curto dá bem mais trabalho pra ficar do jeitinho que a gente quer, então deixo os meus compridos mesmo. Sorte a sua de ter os fios lisérrimos! Os meus são mega indefinidos, nem cacheados nem lisos, muito difícil de arrumar, o jeito é apelar para a progressiva mesmo... Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Joo, ficou uma graça. Agora publique fotos usando as tiaras e presilhas. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Ficou lindo, amei a franja!

    Obrigada pelo blog bacana e atualizado, eu leio sempre!

    E quando será a próxima sacolada?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. publique a foto do sonic style, confesso que fiquei curiosa! rs

    ResponderExcluir
  15. eu adorei o seu corte, serviu para me deixar mais confiante ainda.
    to louca pra cortar o cabelo assim..mas faltava O CORTE.

    meu cabelo é alisado, mas como passo maior parte do ano fora do pais - eu tenho que trucar..
    se ele ta desse tamanho, eu faço "touca". E durmo de touca de meia..no outro dia é só dar um tapinha rapido.

    quanto a pomada, eu usei uma epoca e o segredo é a quantidade. Minimamente espalhado..usava uma da Tigi mucho boa.

    curto mto as dicas de vcs...para uma pessoa deprimida (nos ultimos tempos), onde tomar banho já é um feito diario..o blog funciona como um alerta de que eu preciso tomar conta de mim.
    muito obrigada...me coloco a disposicao para mandar os produtinhos importados que vcs tanto adoram.

    Pagar 10US$ num lapis MAC deveria ser direito garantido pela constituiçao :)

    ResponderExcluir
  16. Oh! Mas tá lindaaa!!!

    Bjoss

    Rose R.
    http://amorfilosofoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não vejo a hora de tesourar o meu de novo, adoro! hehehe

    Você ficou linda!

    Quanto à pomada... Não sei indicar uma, mas desindico a do Avon que é loucamente ensebada.

    =***

    ResponderExcluir
  18. Loo, meu cabelo tb é fino e oleoso, e usei por anos ele curto: arrumadinho, bagunçado, cacheado (meio Marilyn Monroe)...

    Usei durante um bom tempo uma pomada da Keune, mas o cabelo fica ainda mais oleoso. Depois me achei com uma da L'oréal tecni.art, que é mais durinha. Uso ha uns 3 anos (meu cabelo ja esta comprido) e acho que a dita não vai acabar nunca!

    Fica a dica ;)

    ResponderExcluir
  19. Joo, uma pomada que eu ouço falarem muito bem é a Tea Tree Grooming Pomade, da Paul Mitchell: https://cabeloslindos1.websiteseguro.com/loja.php/produto/descricao_produto/328

    Diz a lenda que ela não pesa nos fios e dá uma fixação com aspecto natural.
    Não é nada creuza o preço, né?
    Mas acho que compensa pela quantidade que vem e por não parecer que você passou óleo diesel na cabeça.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. esse corte é meu sonho de consumo...
    porém é só sonho msm pq tenho um black power mega trabalhoso que habita minha cabeça!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Queira por obséquio retornar gel, creme e demais colóides a seus repositórios originais.

    Grato,

    a gerência.

    ResponderExcluir
  22. Ficou lindo o corte! Já tive cabelo curto e realmente dá muito mais trabalho do que os longos! Eu usava uma cera modeladora da Tigi Bed Head muito boa! No strawberrynet sai bem em conta, algo em torno de uns 40 reais.

    ResponderExcluir
  23. tenta usar mousse...e tem aqueles sprays de fixação...minha irmã tem cabelo oleoso, macarrão escorrido lambido que dá inveja nas réles mortais...e raio desse troço segura o cabelo dela...

    e pra fazer penteados em pé. tem de ser aquelas pomadinhas em pasta que vem em potinhos tipo valda...um pouquinho só na mão e modela!

    e bem vinda ao mundo das nucas de fora!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam