segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

E a aula de make da Dermage, hein?



Conforme prometido, fomos eu, Loo e Ariett (nossa assessora de imprensa e emissora oficial de risadas, porque ela ri de tudo) à loja da Dermage no dia 12/02 (quinta), conferir a aula de make que a marca ofereceu. Fomos à noite e esperamos que outras leitoras tenham aparecido por lá durante o dia, pois foi o maior loosho. Fomos recebidas pela Joyce com suquinho e prosecco enquanto o Edson, maquiador e nosso novo amigo, terminava de ensinar três moças que já estavam lá. 

Ari, já mexendo em tudo


Decidimos (ou melhor, Ariett e Loo decidiram, eu só fiquei ali calada de ombros encolhidos) que Loo fotografaria, Ari tomaria as notas (embora ela tivesse ficado rindo a maior parte do tempo) e eu serviria de cobaia para a maquiagem. e Edson, muy engraçadinho, anunciou que iria maquiar METADE do meu rosto, pra depois eu fazer igual na outra metade. E se eu não conseguisse? Azar meu, disse ele, ia voltar pra rua com meia cara maquiada e meia não!

Edson, o maquiador, me ensinando como iria ser a brincadeira!
A primeira coisa que a gente aprendeu foi que a cor da maquiagem até pode combinar com a roupa que a creuza estiver usando, mas é melhor e mais requintada se combinar com os acessórios - o maquiador deu o exemplo das cores do lenço que eu estava usando no pescoço: tinha preto, tinha verde, tinha dourado. Mas pedimos pra ele nos ensinar a fazer aquele olho esfumado pra night, assim quem sabe podemos entrar no nosso próprio concurso... hehe.

Eu, antes!
Eu já estava com o rosto limpo, tonificado e hidratado (tudo com os produtos deles - fiquei super impressionada com o Improve, um sérum com efeito tensor, do qual a Ligia Kogos em pessoa falou aqui) e então sentei na cadeirinha pra ver o que ia rolar. O Edson começou com a base (de tom amarelado, porque esse é o tom do fundo da minha pele), aplicada com o pincel chatinho e macio que todas conhecemos. Na opinião dele, o pincel é a melhor opção pra se aplicar base, porque os dedos deixam "impressões digitais" no rosto (e vamos combinar que sua cara não é uma cena de crime, ninguém precisa procurar impressões nela) e a esponjinha mais chupa produto do que aplica.

Nada de dedo pra aplicar base
"Se alguém elogiar a sua base" disse ele "vá se lavar correndo!". A base tem que ser e-xa-ta-men-te da cor do seu rosto/pescoço, e por isso ele contraindicou aplicar o produto no pescoço e/ou testar a cor dele no braço. Não tem discussão, gente: é no rosto. Ele também disse que muita gente aplica primeiro o corretivo e depois a base, mas na opinião dele, o certo é o contrário: a base vem primeiro e o corretivo, sem abusos, apenas naquelas imperfeições que a base não cobriu. Um pouquinho de corretivo nas olheiras, aplicado em desenho de meia-lua com pincel, e também nas pálpebras (só uma sujadinha, explicou Edson) pra servir de base para a sombra.

Primeiro a base, depois o corretivo
O blush usado pelo Edson foi um rosa nacarado lindo que a Dermage tem. A intenção desse acabamento nacarado é dar um aspecto hidratado à pele, e ao mesmo tempo brilhante, fazendo parecer que jogaram água no meu rosto. Dei aquele sorrisinho e ele aplicou o pó rosa na bochecha, com pincel de blush macio. Após concentrada a cor, é só espalhar um pouco com o mesmo pincel, retirando antes o excesso.

Espalhando o blush nacarado com pincel macio, de cerdas compridas
Depois veio a parte que a gente estava esperando: o olhão de balada. Lembrem-se que o Edson estava maquiando apenas METADE do meu rosto, e que eu tinha que ficar ali quietinha e prestando atenção ao mesmo tempo, pra fazer igual depois. Com lápis preto bem macio (aquele que tem a borrachinha na outra ponta e a gente tem em casa, u-hu!) ele desenhou um "V" deitado, cuja pontinha ficava bem no meio da minha pálpebra móvel. Na pálpebra inferior, o risco com lápis foi na parte de dentro, e só até a metade também. Se ele quisesse aumentar meus olhos, explicou, faria a aplicação na parte de fora, mas o objetivo dele era dar expressividade aos meus zoinhos.

Olha só como tem que ficar o "V"!
Daí, com pincel (mas pode ser com a borrachinha que vem no lápis também) ele esfumou o "V" desenhado com lápis e aplicou sombra preta por cima, com pincel macio, BEM de leve. Adivinhem! A sombra "grudou" apenas por cima da parte em que o lápis serviu de base, dando apenas uma sujadinha no resto da pálpebra. Na outra parte da pálpebra móvel e na linha inferior da minha sobrancelha, ele aplicou uma sombra branca puxando para um quase prata. O interessante é que ele fez isso com o aplicadorzinho de espuma mesmo, aquele que todo mundo corneta. Contei pra ele que a Marlena, do Makeup Geek, usa sempre esse aplicadorzinho pra depositar cor, e ele confirmou: a espuma é ótima pra este fim. Uma dica importante sobre pincéis? Quanto mais longas as cerdas, mais o pincel esfuma. Quanto mais curtas, mais ele concentra a cor num lugar só.

Edson, esfumando o lápis preto
Sombra branca na pálpebra e sob as sobrancelhas
O toque final foi o côncavo: com pincel de sombra, ele aplicou uma cor vinho linda da Dermage, chamada Paris, segundo ele para combinar com a nuance do meu cabelo (que é castanho mas, dependendo da luz, puxa pro vermelho). Daí então, um pouquinho de sombra branca no canto interno do olho, criando um ponto de luz. Pra finalizar, delineador preto na base dos cílios (eu a-m-o delineador líquido, não troco pelo melhor lápis do mundo!), sombra preta aplicada com pincel chanfrado nas falhas das sobrancelhas e rímel, ooops, MÁSCARA para cílios ("Rimmel é marca, gente!") nas pontas dos cílios.

Cor vinho nos olhos e mais sobra preta para preencher as falhas da sobrancelha
Segundo Edson, nada de CHOCHAR o aplicador da máscara no tubinho, hein? Isso empurra um monte de ar lá pra dentro, ficando aquele ambiente quentinho e úmido que a microbiota do mal adora. O certo é REBOLAR o aplicador pra dentro do tubo e, depois das histórias horrendas que ele contou de infecções oculares, mulheres perdendo todos os cílios e etc, vamos obedecer cegamente, sem trocadilho.

Um lado maquiado e o outro não!
Para afinar meu narizinho kosher (ou metade dele) ele usou a mesma sombra branca pra traçar uma linha em cima do osso, desde abaixo do encontro das sobrancelhas até a ponta. Depois, com sombra bege (avisando que tinha que ser bege mesmo, nada de marrom nem cinza) e pincel, deu batidinhas na base do meu nariz, espalhando depois. Segundo o Edson, a pessoa pode usar a sombra bege nas áreas do nariz que a incomodam, pra dar impressão de que são mais discretas.

Afinando a batatinha!
Ok. Depois da make no nariz, ficou todo mundo me olhando. "Ah", eu disse, "agora sou eu". E comecei a maquiar o "meu" lado do rosto, com aquele monte de pares de olhos em cima de mim. Comecei fazendo uma caca com a base no meu queixo, tendo que limpar e começar de novo. Daí pra frente foi tudo nos conformes e eu nem acreditei que consegui me maquiar direitinho e não ficar parecendo o Sloth, com um lado diferente do outro. A cor vinho no "meu olho" até ficou mais forte que a do "olho do Edson", quando ele disse que eu poderia clarear o meu ou escurecer o dele... que foi o que eu fiz, lógico. Perua!

Ah, agora sou eu!
Levei bronca quando passei lápis na sobrancelha ao invés de sombra, mas o expert elogiou minha mão firme na hora de passar delineador, e disse que quando eu não quiser mais trabalhar na minha área, posso virar maquiadora. Ok, ele estava sendo gentil... :)

Cara de koo pra esfumar o outro olho
Sem exageros, eu adorei. Depois disso tudo, o Edson maquiou a Loo rapidinho, que já estava tudo quase fechando e a gente lá dando trabalho. O resultado foi esse aqui, e eu espero conseguir repeti-lo no grande jantar que tenho no fim de semana.


O lado que eu maquiei!

Edson maquiando a Loo!


Nós e o artista!

22 comentários:

  1. Adorei o passo a passo, principalmente a parte sobre o olho esfumado. Ficaram lindas.

    Beijo,
    Monica

    ResponderExcluir
  2. Meninas vcsw já são bem bonitas não precisam de muito , mas ficaram leeendas ...
    Vc pode divulgar meu sorteio:
    http://sonamaquiagem.blogspot.com/2009/02/primeiro-sorteio.html

    Bjinhos,

    Karisa

    ResponderExcluir
  3. Joo e Loo,
    Amei, meninas! Vocês ficaram lindas!
    Por coincidência fui convidada para experimentar uma make da Shiseido feita pela maquiadora oficial da marca. Muito legal!
    Fiz um post com fotinhos no sábado: www.eucomprei.blogspot.com/2009/02/make-shiseido.html
    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Varias dicas, vou tentar esfumacar tb.
    As duas ficaram muito fofinhas na foto final, creuzas simpaticas e lindas.
    Joo, vc ficou linda, maquiagem perfeita! Parabens Edson!

    ResponderExcluir
  5. Sua make ficou linda, Joooo!
    Adorei essa dica da sombra vinho, pq muda um pouco o smokey eyes, né. Como sou loira, gosto de substituir por um tom mais berinjela, fica ótimo.
    bjus!

    ResponderExcluir
  6. Sou fã do Edson. Nem anotei tudo que tinha que anotar porque ele ficou me distraindo!

    ResponderExcluir
  7. genteeeeeeee como vcs ficaram GATASSSSss
    tbm quero o artista pra mim todo dia amem! aahhahahah


    arrasou no olhao. um dia tento fazer.. mas.. num tenho tempo nem pra passar rimel, gente haahah

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Rímel, não, Patricia! Pelo menos isso, o Edson conseguiu me ensinar. Ahahahahahaha

    ResponderExcluir
  9. Gente, perdoem a ignorância, mas o que seriam esses movimentos de chochar e rebolar o aplicador do rímel? Sério, eu nem começo a imaginar o que é isso!

    ResponderExcluir
  10. Rose, é difcil de explicar, faremos um video-resposta!!

    ResponderExcluir
  11. Chiquééérimas, ficaram lindas!
    Adorei essa sombra vinho !

    ResponderExcluir
  12. Vocês ficaram lindas!!! Adorei o olhão.. a idéia de usar o tom vinho, quero experimentar logo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Meninas, como vocês são bonitas!!!
    Amei!

    Bjooooooooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  14. O post está ótimo e vcs lindas! Esse tom vinho ficou um luxo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Hahaha...adorei a parte de rebolar o aplicador da máscara!!
    Mas adorei ainda mais a produção e o post ficou 10!! Vcs ficaram lindonas!
    Pena que meu monitor é uma caca e não dá pra ver direito os detalhes, mas assim que for possível juro que jogo essa porcaria no lixo...rs...
    Bjos! :*

    ResponderExcluir
  16. liiindas. adorei o passo-a-passo, muito didático e bom de ler. amei tudo - das modelos à cor da sombra, o artista tb é um luxo.

    ResponderExcluir
  17. adoooooorei o post... passo-a-passo... muito bom... lia, relia, olhava a foto!
    TDB!
    ficou lindo!
    beijoss

    ResponderExcluir
  18. Amei de paixão o post, finalmente consegui abrir esse blog, sempre, disse absolutamente sempre dava erro e o único lugar que conseguia entrar era o Classificados.

    Acho que minha ansiedade pra saber como seria esse curso foi tanta que quando vi que vocês já tinham ido e ainda por cima relataram e tiraram fotos, com passo a passo e fazendo gracinhas ainda, foi maravilhoso!!!

    Hehehe Quanta emoção, finalmente consigo ler seus posts!!

    Você é muito engraçada, adorei!!!

    Também vou nesse curso, dia 25, às 15 hs, no shopping Iguatemi.

    E os brindes, o que ganharam?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam