quarta-feira, 4 de março de 2009

VnF? no famoso encontrinho!




Dia 03 de março de 2009, terça-feira, as editoras aqui do VnF? compareceram a um dos famosíssimos Encontrinhos, promovidos pela Victoria do Dia de Beauté e por Cris e Fê do Oficina de Estilo. Bem, elas dispensam apresentações, são do tipo "blogueiras famosas", mas ao contrário do que a creuza-simples-mortal (é, tipo a gente) pode pensar, elas não tem nada de metidinhas e receberam todo mundo super bem. A gente também tem que destacar a participação das famosas Pri Caineli (que, segundo as Encontrinhas, foi quem deu a idéia do encontrinho - mas fugiu no meio do papo pra ir ver o BBB, pode?), Denize Barros (segundo a qual somos "celebridinhas", amey), Mari Viiixxxen (corre lá pro canal dela no YouTube) e de mais um monte de meninas legais que a gente adorou reencontrar/conhecer (Fer, tenho dois diazinhos em Milão em maio e vou querer dicas, hein?).




E vejam só que bacana: o Encontrinho, dessa vez, foi realizado em parceria com o Boticário que, no mesmo dia de manhã, lançou com exclusividade para a imprensa sua nova linha de make outono-inverno chamada Celebrare Collection. Claro que todo mundo que compareceu ficou se achando, afinal a gente estava conhecendo as novas makes no mesmo dia em que a imprensa!
E o mais legal (a essas alturas todo mundo já sabe mas tuuudo bem) foi a presença mais do que ilustre do artista (porque dizer apenas "maquiador" não exprime, né?) Fernando Torquatto, que além de simpaticíssimo (cumprimentou todo aquele monte de meninas, uma por uma), é super sério e competente. Os minutos passaram voando enquanto ele falava do ato de comunicação silenciosa que é a maquiagem, e que embora esteja acostumado a maquiar mulheres lindas como Giovanna Antonelli e Larissa Maciel (que interpretou a cantora Maysa na TV), seu trabalho - ou antes, sua vida - é perceber a beleza e embelezar. Para cada rosto que olhava naquela sala, ele disse, percebia beleza, percebia caracterísiticas que valem a pena ser exploradas. E aí todo mundo ficou se achando x2!!!


Quando ele era criança, contou, passou a se interessar pela beleza por causa da mãe, que fazia penteados-bolo complicados quando tinha alguma festa para ir, e então dormia sentada na poltrona pra não estragar o look. Alguns anos depois, no presente, ele se diz feliz pelo resgate da feminilidade que se perdeu um pouco após o movimento feminista - hoje, não se espera mais (ainda bem!!!) que uma moça super inteligente não seja bem-resolvida visualmente. A mulher do presente, acredita Torquatto, é inteligente, é trabalhadora, é bem-resolvida e é bem maquiada.




Depois do boost na autoestima de todo mundo, Torquatto falou do trabalho que ele desenvolve no Boticário. Trabalhando com a marca há três anos, ele ajudou o Boticário na expansão da marca, até que ela encontrasse seu lugar no universo do make, que cada vez mais cresce no Brasil. Ratificou as matérias primas, a tecnologia de ponta e os zilhões de testes que o Boticário faz com os produtos - claro que eles estavam lá vendendo o peixe deles, mas não dá pra duvidar de um profissional tão sério - e disse que, na criação de uma coleção, ele dá pitaco em tudo: material, cor, forma, textura, apresentação... a nova linha, de maquiagem associada à perfumaria, foi desenvolvida por ele e se chama "Celebrare". A idéia é celebrar a mulher e tratá-la como uma jóia, e por isso mesmo alguns itens da coleção têm na composição nada mais nada menos do que... pó de diamante!!!




Na hora de desenvolver a maquiagem da linha, a preocupação dele foi que qualquer mulher pudesse usar qualquer cor da coleção. Para isso, ele quis ter certeza de que as sombras coloridas tivessem tons neutros "embutidos" no fundo, para harmonizar com qualquer tipo de pele. E isso a gente viu com nossos próprios olhinhos: a sombra lilás (que geralmente tem tom frio e apavora as mulheres brasileiras) ficou tão bonita aplicada na pele branquinha da Denize Barros quanto nas pálpebras da Ketley, que é negra. Isso porque ela foi desenvolvida com fundo quente (no caso, o dourado) e não frio. Deu vontade de mijogar no lilás.




Ele também desenvolveu uma linha bem completa de pincéis, que a gente amou. eu que adoro pincéis de base, fiquei bem interessada em um que, ao invés de ter as pontinhas em forma convexa, as tem retinhas - segundo ele, fica fácil pra fazer retoques e detalhes como o contorno da boca. E os pincéis, minha gente, param em pé!!!! Ele até brincou, dizendo que pincel bom é como se tivesse um chip dentro dele, porque praticamente faz a maquiagem para você. Pincel bom, pro Fernando, não é supérfluo: é investimento.


Fernando Torquatto ainda mostrou vários outros itens da linha, como o blush pêssego "ar-de-saúde", que ele tanto gosta e recomenda, e a paleta da coleção, que ele desenvolveu a partir dos gostos da mulher dele e de várias outras mulheres (pesquisa, pesquisa, pesquisa) com quem conversou. Mostrou que as cores dos trios de sombras são coordenáveis entre si, tendo uma delas mais brilho, a outra brilho intermediário, e a terceira menos brilho.


E LÓGICO que todo mundo tinha um monte de perguntas e dúvidas, né? Pena que a gente não teve muito tempo pra perguntar, por mim eu estaria enchendo o saco dele até hoje de manhã. Pro post não ficar chato e ficar mais "didático" (aham)m fiz um sumariozinho das dicas que o Fernando deu:


MAKES PARA LOCAIS QUENTES E ÚMIDOS: atualmente, leia-se 92,37% das terras desse país, mais ou menos. Torquatto começou falando que a qualidade da sua pele é que determina o tipo de cobertura que ela irá precisar. Quanto melhor cuidada é a pele, de menos base ela precisa sendo que o ideal, segundo ele, é só uma "nuvem" de base. Ele também aconselha que a gente cumpra todas as etapas da make, dizendo que se ficarmos aplicando só o pó na zona T, na hora dá a impressão de que o brilho some, mas gradativamente a pele "pensa" que você precisa de mais oleosidade, vai fabricando, e dali a pouco o brilho está de volta. O que fazer? Usar uma base de alta tecnologia, que proteja a pele já cuidada e a uniformize (ele recomenda a base do Bot, claro!). Um truquinho bem creuzo que ele ensinou, e disse que usa quando maquia atores para gravações externas, é passar um pouco de gelo na pele do rosto antes de aplicar a base.


MAKE PARA PELES MADURAS: um assunto que nunca foi bem debatido aqui no VnF?, mesmo porque a gente tem 28 e 30 anos. Já fomos perguntadas e demos uma de joão-sem-braço, confessamos. O Fernando gosta de aplicar, nesses casos, um hidratante bem leve para a área dos olhos antes de maquiar, deixando agir por 10-15 minutos até a pele absorver tudo. Para a base não marcar o rosto, ele aconselha que ela seja alongada em direção ao pescoço, usando também um pouco de hidratante para diluí-la nessa área. A mulher madura, segundo ele, deve evitar usar pó na área dos olhos para que ele não se acumule nas linhas finas dessa região, devendo preferir a base e o corretivo que, se possível, deve não apenas cobrir mas iluminar a área. E ele disse que, no caso de peles maduras e de todos os outros "tipos", melhor é reaplicar a maquiagem ao invés de sair pra rua com ela muito pesada - aplicar aos poucos à medida em que houver necessidade é muito melhor do que tentar tirar o excesso. Quanto a cores, ele acha que pessoas de qualquer idade em princípio podem usar qualquer cor, mas acha que a make sempre deve ter base neutra.


TENDÊNCIAS: 1) côncavo bem marcado, aplicando sombra clara em todo o olho e marcando o côncavo com tom mais escuro, que pode ser neutro ou colorido - segundo ele, é uma tendência "Red Carpet!" 2) blush pêssego. 3) usar cores no dia-a-dia. Dá pra fazer isso sem parecer que é carnaval? Ô! Segundo ele, é só fazer com que a cor não seja o elemento principal da maquiagem: ela pode entrar como coadjuvante de um tom neutro, como por exemplo o marrom (Fernando adora marrom!).




MARCANDO O CÔNCAVO DAS ORIENTAIS: Ele não só explicou, como mostrou o procedimento, usando a Fernanda como cobaia chique! Diz que as japinhas e afins têm o côncavo embutido e que, nesses casos, o ideal é simular um côncavo seguindo a linha do globo ocular, usando pincel e sombra neutra. No canto externo dos olhos, há a opção de dar aquela "puxadinha" diagonal em direção à têmpora ou deixá-lo aberto, sem a "puxadinha", num estilo Raquel Welch (meninas novas, googlem!)


PÓ: PINCEL OU ESPONJA? Fernando Torquatto diz que cada maquiador tem seu estilo e não existe certo e errado. Ele prefere o pincel, pois evita que haja excesso. Mas em certos casos também usa esponja ("aquela esponja feita de esponja mesmo", ele disse, e eu achei ótemo). Só pra constar, ele gosta de usar os dedos pra aplicar sombra!


DELINEADOR: pra aplicar o delineador-de-sete-cabeças, FT (a íntima) aconselha que a moça, primeiramente, use lápis macio para fazer uma linha-guia rente aos cílios, usando o produto por cima. Ele recomendou o delineador preto com partículas douradas do Bot (não vi e queria ter visto!) e deu a dica de que o delineador também pode ser levemente esfumado.


ILUMINADOR PARA PELE OLEOSA: Pode? Sim! Pra evitar aquele brilho "suspeito", a dica do FT é que ele seja aplicado logo acima das maças do rosto - o efeito fica legal e não parece que você está brilhando de oleosidade. Pra garantir, ele ratifica o uso do blotting paper ao longo do dia.


BATOM FORTE: quem quiser usar batom de cor forte mas estiver estranhando deve primeiro, segundo o Fernando, aplicar lápis cor-de-boca em todo o lábio e, sobre ele, usar o batom, aplicando-o com pincel. Ele comentou sobre batons vermelhos, dizendo que os mis legais são aqueles que "puxam" para o rosa, porque o vermelhão mesmo só fica legal em peles branquinhas. Para as morenas, ele recomenda os tons de cereja.


HOMEM USA MAQUIAGEM? Ele aplica corretivo quando precisa. Amey!


E PRA MOÇA QUE DORMIU POUCO E TÁ COM CARA DE TRAVESSEIRO? Torquatto recomenda que se evite excessos nos olhos (de corretivo, por exemplo) e que a moça se concentre em tratar a pele e dar brilho a ela - uma boa opção é misturar um pouquinho de iluminador cremoso à base. Pode-se até misturar base e corretivo para que não haja nenhuma impressão de "camadas" no rosto. Ele também receita curvex e duas boas aplicações de máscara para cílios, sobrancelhas escovadas e limpas, o tal do blush pêssego (aplicado com movimentos circulares do pincel e, depois, alongados em direção às têmporas), sombra bege levemente perolada e gloss.




O post ficou grande mas a gente amou, e não tinha como falar menos. Ganhamos batom de brinde e tudo o mais, e agora esperamos ansiosamente a chegada dos pincéis às lojas. Obrigada às Encontrinhas pela oportunidade, obrigada pelas convidadas que foram tão simpáticas com a gente, e esperamos fazer isso mais vezes!




PS de Loo: nossas fotos, do evento e da coleção, mais tarde lá no Picasa. Joo pediu para acrescentar algo se necessário, mas se alguém chegou até aqui e ainda tá curioso, pode me perguntar qualquer coisa que eu respondo.


PS II: fotos no álbum do Picasa. Tem da coleção, tem da galëre, tem da fofinha da Mari e não tem a nossa tietando Vic e Fer pois a câmera estava no modo errado e a gente ficou com icteria. E tipo que a Mari é só quatro anos mais velha e mais alta que minha sobrinha, (caraca-tô-velha) deprimi.

21 comentários:

  1. Meninas queremos fotos!!!
    Vocês estão muito chiques parabéns, adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Que sorte essa mulher que casou com ele tem, né não?
    Joo, os pincéis são como? São macios? De cerdas naturais? Tipows, são parecidos com aqueles mais comuns da linha? O pincel de sombra do Boticário é super maciozinho e tals, mas os de blush e pó têm as cerdas mais durinhas (além de soltarem pelos e tinta preta). Me interessei muito pelos pincéis. Vi que tem o estojinho também. Eles chegaram a falar sobre o precinho? hohoho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Enormeeeeeee essa coleçâo! Tem fotos dela lá no 2Beauty.

    Parabéns, meninas! Vocês são chiquérrimas.

    Esse lance de pó de diamante na maquiagem, embalagem dourada; tudoooooooo a ver com a moda recessionista. Segundo o The New York Times, essa tendência fortíssima adicionar brilho e relacionar com diamante e com ouro (lembrem-se do lançamento da coleção de batons dourados com ouro na composição da AVON) é uma forma de reposicionar a marca frente à recessão, dando um toque de bling-bling. E "toque de bling" é uma referência à moda Rapper americana... ao brilho exagerado dos trezentos mil diamantes, anéis de ouro etc.

    Já dei a dica dessa tendência Bling em um dos primeiros posts do meu blog no ano passado!

    Só pra ficar fora dessa moda rapper, quero agora tudo mate, fosco, sem brilho e sem dourado. Hahaha. (Ai, meu Deus do Céu! Lembrei do vestido Bling-bling da Bionça no Oscar 2009).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Meninas coloque o email de vcs aqui pra eu mandar as fotos ;)

    ResponderExcluir
  5. Lindonas,
    é com grande prazer que viemos anunciar nossa 2a promoção.

    "COM AS AMIGAS VOCÊ FICA 100PRE BONITA!" vem para brindar o mês das mulheres e o nosso contator de seguidoras, que está próximo de chegar a 100 Amigas Íntimas!!!

    O prêmio será um kit de cosméticos indispensáveis, para mulher nenhuma colocar defeito e ficar gata o ano todo, porque nós temos 365 dias no ano para chamarmos de nosso, basta querer!

    O prêmio contém:
    espelhinho de bolsa
    trio de sombras Tango
    duo de blushes Ruby Rose
    lápis de olhos preto Jordana
    gloss de moranguinho
    esmalte Colorama Nutriverniz cor Nozes
    Para saber como participar clique aqui.

    Super beijo das Amigas

    ResponderExcluir
  6. Meninas parabéns pelo resumo, está tão completo que parece que estou assistindo um replay de ontem.
    Isso é que é eficiência!!!!!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. vcs SAO celebs!!!!
    afe, luxo, luxo....

    ResponderExcluir
  8. Meninas, adorei o post. Dessa vez não pude ir ao encontrinho e estava curiosa pra saber sobre make pra pele madura, amei!
    Bjobjo

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana! O evento deve ter sido bem legal pra vcs e pra gente o legal foram as dicas.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas!
    Primeiro, queria dizer que adorei conhecê-las pessoalmente, vcs são umas fofas! A Joo chegou tão fofa e simpática lá na Nespresso que não teve como eu não ficar ainda mais fã de vcs =)
    E concordo com cada palavrinha do post, o encontrinho foi o máximo e o Fernando Torquatto é um querido master! Simpático, atencioso, adorei ouvir o que ele tinha pra dizer e ensinar pra gente. E claro, conhecer a linha nova do Boticário, já estou aqui na contagem regressiva pra poder comprar aquelas sombras lindas!!
    Não vejo a hora de ver as fotinhos que vcs tiraram pra matar as saudades (siiim, já estou com saudades!) - e agora é contagem regressiva pra Sacolada, eeee!
    Beijão,
    Fer Simm

    ResponderExcluir
  11. Ameii esse post....
    mas mudando de pau pra geléia....

    E aflorando meu estilo creuza de ser, peguei uma revista que tem franquia da HERMES, (a hermes de pobre, não a de rico), e vendo a revistinha BELLA, eu vi algumas sombras asa de borboleta, na foto parecem ser muito pigmentadas!! masss vcs já experimentou alguma coisa da linha???
    a marca se chama DOCE MAGIA…
    http://www.hermes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não trocaria o Torquatto por BBB nenhum, nem que minha mãe estive no realitty show, hahaha
    Tinha um compromisso inadiável, foi isso. Mas fui embora c/ dor no coração!

    Adorei os novos cortes de cabelo, arrazaram!
    bjus!

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaaaaii que tudoooooo
    deve ter sido uma experiencia unicaa (*invejinha*)

    quero ver fotenhaaasss!!
    ja vi algumas nos outros blogs e vi vcs ali de papagaio do pirata! hahahha um must!

    bjusss

    ResponderExcluir
  14. gente não sei se a galera vai ver mas queria falar sobre o paint stick catherine hill , ele e vendido como base e para transformistase em casas de produtos para funerarias(bafão as e verdade)...bom ...um maquiador me disse que usa como corretivo , vi uma materia dizendo que as atrizes usam pra esconder celulite ...

    o que quero dizer é que foi o melhor corretivo que ja usei ...melhor que mac , que o touch eclat da ysl...ele encobre tem consistencia otima e dura muito e não marca nada na pele ...uso o1 que e o mais claro de todos...

    não custa caro perto do monte que vem e evendem tambem pelo site mas demora pra chegar ...moro na lapa em sp ...e so achei o meu na perfumaria 2000 da teodoro sampaio , na sumire não tinha a cor mais clara , mas vale a pena ele realmente e muito bom ...

    vale muito a pena se alguem ja usou comente pq acho que nossa olheiras merecem um fim ....

    ResponderExcluir
  15. Gente xike é outro Nipe meu bem ,acho lindo esse trabalho , essa vontade de estar buscando o novo, vcs me inspiram ...
    Obrigado por isso,

    Karisa Franck
    Email: karisa.franck@gmail.com
    Msn: lora_show@hotmail.com
    Site : www.sonamaquiagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Loo, estou com os preços comigo, como quer que te mande, por email?

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Genteeeeeeeeeee!

    Com a devida licença, preciso contar pra vocês que tenho uma história mega engraçaca com o Fernando Torquatto, porque há alguns anos eu não fazia a menor idéia de quem ele era...

    Está tudo contato em mínimos detalhes num post que eu fiz há algum tempo no meu blog, neste link:

    http://donafarta.blogspot.com/2008/05/histria-do-comercial-que-ningum-viu.html

    É um post bem longo, porque a história é praticamente de conto-de-fadas, mas aquelas que tiverem uns minutinhos pra ler, por favor o façam... acho que vocês vão rir muito da CREUZA que vos fala, que além de ser uma ANTA completa no quesito "o que está na moda", ainda pagou o mico do século esnobando o maquiador das estrelas!

    Se alguém se encorajar a ler, depois comenta, tá?

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  18. Meninas fui obrigada a "roubar" a foto... mas será devidamente creditada!!!

    ResponderExcluir
  19. http://www.flickr.com/photos/ketley/

    ResponderExcluir
  20. Joo !!! :)
    Sim, assim que vc estiver em Milão (e eu estiver tbm lá, OBVIO), me passa um X-mail que eu te conto tudo, tudo, tuuuudo o que eu souber... O que eu já posso ir adiantando: tem The Body Shop, Sephora e Kiehls na cidade, e no shopping que eu disse tem outlet da Pupa e mais uma loja que eu n sei o que vende :)

    Beijão, Fer

    ResponderExcluir
  21. Nossaaaaaaaaaaaaa... ameieeeeeeee o post!

    Mas o q eu qria mesmo era ter um marido maquiador! Affe, que sorte!rsrs...

    Bjos

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam