sábado, 2 de maio de 2009

Resenha da Leitora: Bárbara e o drama dos filtros solares para pele oleosa

Primeiro quero dar os parabéns pelo blog, que é um loosho !!! Adoro vcs!! Apesar de acompanhar há pouco tempo, posso dizer que não vivo mais sem: AMO as dicas de compras na farmácia, de make e as resenhas. Queria agradecer a vcs por publicarem a dica da leitora sobre a revista Telva, que foi muito feliz – gentem, o que é aquele rímel super-mega-hiper poderoso?!! Mto bom! E por somente 12,90 dinheirinhos (incluindo 3 revistas phynas e umas 6 amostras grátis de cositas mais phynas ainda... pena que a maioria anti-wrinkle, mas minha vó adorou).

Bom, mas vamos ao que interessa. Queria falar sobre dois produtinhos que adquiri na farmácia recentemente, o Heliocare Compacto e o Spectraban T. Moro no RJ, trabalho no Centro e tinha muita dificuldade em achar um bom protetor solar para uso diário. É que eu tenho pele oleosa, então é aquela coisa boua né, principalmente nessa época, quem mora no Rio sabe: vc sai do banho e já começa a suar. Daí o óleo vem junto... vc passa um protetor qualquer no rosto e já dá aquela melecada – passar maquiagem por cima então?, nem pensar! Nem um corretivozinho pra olheira segura. Portanto, a não ser que vc saia do ar condicionado para o ar condicionado, não tem jeito de chegar ao trabalho apresentável e com a pele protegida. E tem mais: minha pele, além de oleosa, é sensível, então não dá pra salvar com um protetor em gel porque eles têm álcool e eu sofro pelo resto do dia com a pele vermelha e coçando (ótemo, não?).

Já havia tentado vários: o Hidracare da Dermage (que sem dúvida é bom, mas é bem carinho e é mais hidratante que protetor – tbem dá uma melecada nos dias mais quentes); o Antihelios da La Roche-Posay (que é divino, toque seco, FPS altíssimo, mas tbem é caro, então guardei pra usar só qdo estiver na praia mesmo); dentre outros. O que ganhou disparado na relação custo-benefício foi o Epidrat: oil-free, FPS 15, pode ser usado inclusive nos dias mais quentes e na época eu comprei por bem pouco, tipo uns 30 reais (não sei se hoje ta mais caro). Já vi aqui um post sobre o Kleyderm, mas não consegui encontrar no Rio.

O problema é que todos esses protetores são "apenas" protetores, não têm nenhum tipo de cor. É pra proteger do sol e pronto. Como além de ter a pele oleosa e sensível ela ainda é bem branca (diga-se: se eu não usar maquiagem as pessoas na rua me perguntam se eu estou bem) sentia falta de algo que tbem funcionasse como base e trouxesse um pouquinho de "saúde" para o rosto. E foi assim que, num surto louco, eu comprei o Heliocare. Sim, bem louco, pois na DrogaRaia ele custa suados 118 dinheiros (mto, mto caro!!). Mas vou dizer uma coisa creuzas, é DI-VI-NO. Tipo, sem igual. Fui à farmácia para comprar o Spectraban T e dei de cara com ele: um potinho de pó compacto laranjinha, bem verão, com um cheirinho ótemo (alô creuzas que têm problemas com cheiro), e ainda por cima aquela textura única, ele parece ser cremoso (vem com uma esponjinha de aplicação que fica separada do produto em si por um espelhinho, o que eu achei fantástico, pois o contato constante do produto com a esponja de aplicar me dá um certo nojinho e causa desperdício), vc pega ele entre os dedos e parece ser um creme mesmo, mas qdo vc passa no rosto ele vira... um pó!!!! Juro gente, ele dá a uma cobertura linda, uniforme, aveludada... sem nenhum resquício de óleo. E segura o dia todo, não escorre nem pelo decreto. Sem contar que é FPS 50 (tbem tem um mais baixo, 25 ou 35, e vem em dois tons). Gostei tanto que comecei a usá-lo até como maquiagem mesmo, pra sair (já que as noites e os dias no Rio são igualmente quentes). Mas qdo vi um buraco se formar naquela superfície maravilhosamente lisa, de tanto que eu tava usando, resolvi parar. Não sou rica ainda. E voltei à farmácia pra comprar o Spectraban T.

Confesso que fiquei com vontade de comprar por causa da propaganda (que passa trocentas vezes na TV a cabo). Fui lá toda animada e (erro número 1): não prestei a devida atenção ao tom escolhido. São 3 tons diferentes, e o "claro" é quase translúcido. Tive a sorte de trocar com uma amiga, que é mais branca que eu e me comprou o médio. Cuidado, experimente antes. O preço é legal, paguei 26 reais. No mais, ele padece do mesmo mal de tantos outros: meleca a cara. Pois é, foi uma grande decepção. Esperava aquele toque sequinho do Spectraban normal e fiquei muito chateada. Mas ele é "menos melequento" do que os outros, num dia mais frio deve cair bem (até porque minha pele tbem é temperamental, no inverno ela resseca tanto em algumas partes que chega a descascar), mas nesses dias mais quentes, o resultado deixa a desejar. O que eu estou fazendo é o seguinte: passo depois do banho, saio de casa e, qdo chego no trabalho (onde o ar é potentíssimo) lavo o rosto e passo de novo. Aí dá pra ficar o resto do dia numa boa, só não é lá muito econômico né... Mais uma dica: espalhem bem, pra não ficar com umas partes mais pigmentadas do que outras (especialmente perto das sobrancelhas e da raiz dos cabelos).

3 comentários:

  1. Bárbara, também tenho pele oleosa e gosto demais do Minesol Actif (fator 30), da RoC. A consistência é de mousse, a pele fica bem sequinha e não precisa usar hidratante. Custa entre 45 e 55 reais, mas dura bastante. Só tem um porém, ele clareia a pele, deixa bem uniforme. Pra umas pode ser ótimo, pra outras (como nós), que já são branquinhas, é um problema. Aí entra a minha segunda dica: ao invés de passar base, que na minha opinião carrega demais a pele e acaba deixando mais oleosa, eu uso um blushzinho rosa ou pêssego e pronto!! Cara de saúde de volta!

    ResponderExcluir
  2. Seu post ajudou muito, pq hj passei o dia de farmácia em farmácia procurando um protetor solar com alta proteção e que faça efeito de base. Adorei o Heliocare, mas aqui custa $165 e a moça disse que dura 1 mês e meio. Aí não dá né? Ela me indicou um da dermage, da linha solar... To super na dúvida de qual comprar... Bom, brigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    minha pele é mista, muito, muito, muito oleosa somente na zona T, uso o spectrabam e por cima a base mineral da Revelon, achei que ia ficar carregado mas no desespero de esconder as manchinhas da "TPM"( quem é mulher me entende),tentei e deu certo. Uso todos os dias e dura Muiito.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam