sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pérolas aos porquinhos

Recentemente a Alê Garattoni levantou um assunto polêmico no blog dela. Afinal, quanto vale um blog? Quanto vale um banner num blog, quanto vale um post, quanto vale uma menção de uma marca num texto?

A gente está com a Alê quando ela diz que um incrível "kit de produtos" custa nada ou perto de nada para a empresa que o produz. Em contrapartida, espaços publicitários custam dinheiro, e que se as grandes marcas hoje enxergam os blogs como veículos de comunicação, está na hora de passarem a tratá-los como tais.

Deixa eu contar uma historinha pra vocês: um moço de uma agência certa vez nos escreveu um e-mail (o nome dele era outro, mas vamos chamá-lo aqui de Roberto) descrevendo uma campanha que estava sendo feita em prol de certo produto de beleza vendido em farmácias, bem a nossa praia, e nos pediu gentilmente para divulgar. A nossa resposta? As ações de mídia que a gente promove e que não envolvem numerário (dindin, bufunfa, mónei, etc) TÊM que ter algum benefício pras nossas leitoras. Ele que nos mandasse algo pra sortear entre as creuzas, ou para que testássemos antes de opinar. Ok, o tal Roberto nos mandou UMA unidade do produto. E nós continuamos recebendo propostas tais como a que ele fez, as quais respondemos com o e-mail com texto "padrão Roberto".

E o produto enviado por ele? Por sorte, eu testei, gostei, falei bem dele no blog e virei consumidora (quando o brinde acabou, continuei comprando). Não vejo mal nenhum nisso. Se tivesse achado o produto uma porcaria, certamente teria escrito isso no blog com todas as letras. Afinal, se eu não posso dar a minha opinião, de que me serve ter experiências boas e ruins? De que me serve ter um blog? A gente se orgulha em ter leitoras que acreditam na gente e que, além disso, entendem que cosmético não funciona do mesmo jeito pra todas as pessoas. O Adsense, por sua vez, não concorda... nos baniu por trazermos "risco significativo" a alguns anunciantes. E nós preferimos continuar com a confiança das leitoras a remover posts que "falassem mal" (entre mil aspas mesmo, opinião é opinião, a gente não é dona da verdade) de produtos dos quais não gostamos.

Por falar em opinião, outra coisa em que acreditamos piamente é a clara diferenciação entre opinião e publicidade. Os poucos posts pagos que fizemos até hoje assim estão claramente discriminados: "este é um publieditorial". Como falei em outro post, gostaria de saber qual o problema de deixar explicitado se ganhamos x, 10x, 1000x ou NADA pra fazer um post. Achamos que isso tem um nome: transparência. E vocês?

Enfim, a gente fala muito bem de muita marca que nunca nos deu nada, sequer uma sombrinha uno com aplicador ruim de esponjinha. Isso, meninas, não é publicidade grátis, é opinião. Sim, a gente prefere testar os produtos que recebe, mesmo os que são pra sortear. Nem sempre gostamos deles, mas sorteamos mesmo assim. A leitora que ganhar pode ter outra opinião e contar pra gente, daí se inicia o debate, e cada menina consegue ter uma idéia melhor do produto que serve ou não pra ela. Acho que esse é o objetivo do blog.

Entendam que JAMAIS ganharemos com o blog o que ganhamos nos nossos empregos coxinha, mesmo que ele vire o Megaportal de Beleza VnF? (bem que ia ser engraçado), e não importa quantos posts pagos nos encomendem. Daí optamos por opinar sinceramente, pela transparência, pela confiança, por dizer não ao Adsense e a agências de publicidade que nos trataram de forma sem-noção. A gente quer, sim, se divertir com o blog. E achamos mais legal assim.

PS de Loo: a gente segue, quase ipsis literis, o Código de Conduta para Blogueiros (Profissionais). Vale a leitura.


PS de Loo, parte II: Quase esqueci. Era uma vez, uma agência que estava fazendo um trabalho para um grande portal de cosméticos brasileiros entrou em contato com a gente, falando que esse site ia iniciar uma grande campanha com blogs, e sugerindo fazermos um post sobre produtos de beleza, tipo lápis de olho, e indicar que tal produto vende nesse grande portal de cosméticos. Isso se chama viralização. Isso a gente não faz nem pagando. A gente faz de graça, já tinha falado desse site, já falou depois dele depois desse incidente (prefiro tratar assim) mas fazer post encomendado sem deixar claro (de acordo com o Art. 36 do Código de Defesa do Consumidor.) a gente não faz. Era um post encomendado, gratuito e não explicito. Aqui isso não acontece. Post sugerido e gratuito, acontece, desde que fique transparente para vocês. A inteligência de vocês vale mais que qualquer parceria com qualquer grande portal de cosméticos.

PS de Loo, parte III: o título desse post foi inspirado no Malvados também. E a Gabi tem segue as mesmas diretrizes, explicadinho no Anuncie, vale ler.


PS de Loo, parte IV: pra encerrar, a gente entende que quando alguém manda alguma coisa pra gente testar, estão querendo saber a minha opinião. Que pode ser boa ou ruim, uma passada pelo blog deixa claro. Então, vou dar a minha opinião, boa ou ruim. E eu acredito que a minha opinião (ou da Joo, btw) interessa para muita gente.

29 comentários:

  1. Tava sabendo da polêmica... e quero dizer que estou com vcs!!!! Tudo o que eu procuro aqui é opinião isenta e independente! Adoooro o blog!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tô com vcs e não abro mão!! kkkkkk
    Sério! acredito que ética, honestidade e respeito são características muito dignas de um ser humano, e de poucos por sinal.
    Obrigada pelo VNF existir!

    ResponderExcluir
  3. Para ter credibilidade é preciso ser ético!
    Já linkei!

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu sou a leitora mais velha de vcs e ando apaixonada por essas meninas que escrevem tão bem.Obrigo minhas duas filhas lerem todas as minhas blogueiras queridas, até pensei em escrever um blog para contar o que tenho lido por aqui. E é tanta coisa, moda, decoração, crafts, comportamento, tenho aprendido tanto com vcs que abandonei completamente os 2 jornais que assino. Confesso que às vezes sinto saudades do Clovis Rossi, do janio de Freitas, da maravilhosa Dora Kramer, mas a saudade passa rápido e corro para ler minhas meninas. Muita sorte para vcs,acho o máximo saber que essas meninas, colegas da minha filha jornalista, são tão éticas. O futuro valeu a pena e vai valer muito mais ainda!

    ResponderExcluir
  5. Isso é que ética. Parabéns pela atitude e que bom que existem pessoas como vcs.
    Mil bjos

    ResponderExcluir
  6. Só pra (mais uma vez) dizer que concordo. É muito bom saber que tem gente mais interessada na verdade que em levar vantagem $$$, seja qual for o tema. Porque vale pra tudo né, não só pra assuntos de beleza e afins. Joo e Loo, parabéns e muito obrigada pelo blog de vocês. E também agradeço a todas as leitoras que fazem resenhas, afinal, as informações baseadas na experiência são muito úteis.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vocês, acho que nenhum dinheiro paga a nossa opnião. Se gosto digo que gosto...se não gosto digo que não gosto e pronto. Paciência. Ser paga pra dizer que gosto de um produto e induzir pessoas a comprar esse produto sabendo que não é lá essas coca colas...é induzir ao erro, é sacanagem e o pior...é não ter compromisso com a verdade. Também prefiro ser honesta e sincera com quem lê o que escrevo do que me vender por alguns mil réis.
    Beijussss
    Cinda
    http://bellabelezatips.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Concordo! Tenho um blog (se é q pode se chamar assim... Tadinho, não tem nada), mas vou tirar aquele Adsense de lá, é uma humilhação (1 centavo???) Demorei...

    ResponderExcluir
  9. Estamos com vcs meninaasss!!! \o/

    ResponderExcluir
  10. Estamos com vocês, meninaasss!!! \o/

    ResponderExcluir
  11. É por isso que o VNF? é esse sucesso. Tem mulheres inteligentes por trás desse blog!! Eu já recebi a seguinte proposta: "coloca nosso link no seu blog por 50 reais por ANO". Oi, tipo, como assim???

    E eu divulgo os produtos que eu GOSTO e que tenham a ver comigo e com meus leitores.

    Beijos, meninas!
    ana - hoje vou assim off

    ResponderExcluir
  12. Meninas, mais uma vez vcs provam que fazem esse blog com o coração! Proporcionando trocas de informações entre as creuzas! vcs são utilidade publica!!

    ResponderExcluir
  13. ia comentar o post mas impossível nao comentar os comentários...
    50 reais por ano? como assim mesmo!!!!

    de qqr forma a maioria das leitoras sempre esteve ciente dos princípiod do VnF? que não corrompe a nossa inteligência

    ResponderExcluir
  14. Gosto MUITO da postura do VnF!

    E obrigada pela citação do post do It!!

    bjão

    p.s. to CHOCADA com a história do Adsense!!

    p.s. 2 adorei o caso da marca que nunca deu nem uma sombra em pó!! Vcs acreditam que a Hermés nunca me mandou uma Birkin e que a Chanel nunca me deu nem oi?!!

    ResponderExcluir
  15. Autenticidade é tudo né?

    Por isso que spu8 fã desse blog.

    bjo

    ResponderExcluir
  16. Amei, meninas!
    Adoro o trabalho de vcs...
    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas, tomei conhecimento da campanha da Alê só agora através deste post.
    Talvez muitas de vocês [Loo, Joo e demais blogueiras] não me conheçam, mas sempre acompanhei como leitora, a maioria dos blogs que se identificaram com essa campanha.
    Tô até sem palavras depois de tudo o que li, pq estava precisando acreditar que ainda existia ética e honestidade na blogosfera, depois da minha única e curta experiência como blogueira até então.
    Li os posts sobre o assunto e confesso que me emocionei com a união que se formou em torno do tema, pois ainda estou fragilizada devido a tudo que passei nas últimas semanas.
    Então, se me permitem, gostaria de acrescentar outros pontos que são tão importantes quanto os que foram citados com tanta propriedade por vocês.
    Que a ética, respeito e honestidade que dão tanta credibilidade aos blogs, e que estão sendo exigidas das empresas por todas vocês, sejam difundidas também entre os blogs e entre as blogueiras e suas colaboradoras.
    Acredito que vcs já saibam, mas nunca é demais relembrar.
    Nem toda blogueira é ética. Nem toda blogueira é honesta. Nem toda blogueira usa os mesmos meios que vcs para chegarem aos seus objetivos. E nem toda blogueira pode se expôr de forma transparente como vcs [e eu] estão fazendo neste momento.
    Para cada blog ético, terão 9 blogs não éticos. Então que este único se una aos seus iguais. Não deixem esta união que está se formando, ou que só tenha ficado mais clara agora, parar por aqui.
    E ainda deixo mais algumas perguntas no ar, além das já feitas "Quanto vale um post?" e "Quanto vale um blog?".
    Eu pergunto: Quanto vale um(a) blogueiro(a)? Quanto vale o ser humano?

    Grande beijo à todas!

    *Se alguém quiser entrar em contato comigo, podem me achar através do meu flickr. Só peço que se identifiquem, por favor, pq ando traumatizada, rs.

    ResponderExcluir
  18. Olha, morri de orgulho. Não é à toa que o VnF? tá em primeiro lugar no ranking dos sites mais acessados segundo o meu google chrome. Muito bom ver que ainda existe gente que valoriza a decência e respeito ao público em detrimento dos trocadinhos (ou nem isso!) que as empresas oferecem por aí.
    Adoro vocês, meninas. Por favor, continuem assim!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Em tempo: o Dahmer é incrível, não?

    ResponderExcluir
  20. Acho engraçado que muita gente não entendeu a "essência" da polêmica.... mas, enfim, todos pela ética!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Credibilidade, transparencia e carater antes de tudo!!!

    Por isso que no's leitoras confiamos na opiniao de voces, nas resenhas e na sinceridade nas palavras, porque sao opinioes honestas e nao vendidas!

    Ja bastam botar a Xuxa na TV dizendo que usa Leite de Rosas e a Hebe promovendo Monange (desenterrei).

    ResponderExcluir
  22. Oi meninas!
    Blogs duvidosos não vão pra frente.Como dizem não podemos enganar muitos por muito tempo. (mesmo $$$ não é garantia de permanencia no mercado).
    Seguimos vcs e Confiamos por isso. Pela clareza, carater, simpatia, honestidade, alem da delicadeza.
    Podemos ser mulheres, loiras, morenas, ruivas, inteligentes ou nem tanto, doutoras ou donas de casa, etc...etc e continuaremos a definir os contornos do mundo, a influenciar, a formar opiniões.
    Não podemos é deixar que "pseudo espertinhos" nos enganem, que meros trocados nos façam perder nossa essencia, nosso carater, nosso verdadeiro eu.

    Boa semana pra vcs
    Bj bj
    Mag

    ResponderExcluir
  23. Sou totalmente a favor do que vcs escreveram! Ta rolando uma onda de ser politicamente correto em blogs que dão opinião sobre maquiagens e cosméticos! OI??
    Se eu não gosto de um produto eu quero dizer porque não gostei dele. Não é pra sacanear ninguém. Nunca deixo de falar que nao gostei de algo, assim como não poupo elogios ao que eu uso e gosto. Gratuitamente.
    Stick to it girls!
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Só tenho UMA coisa a dizer: CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!!!


    Penso da mesma forma.........

    PARABÉNS PELO BLOG... PELO SUCESSO...

    BJINHOS!

    ResponderExcluir
  25. É por isso que eu amoceis! Assino embaixo em tudo!
    Merece até uma salva de palmas crescente, como diria o Mion! :)
    Beijos, meninas!!

    ResponderExcluir
  26. Quanto mais leio este blog...mais me alegro em saber que existe sim gente jovem que escreve bem, existe sim gente jovem com ética, existe sim gente jovem com honra!
    E, no alto dos meus 5.0, continuarei brigando com alguns da minha idade que teimam em afirmar: esta juventude não é de nada...no nosso tempo...
    Que nosso tempo que nada! Meu tempo é agora, meu tempo é o das pessoas educadas, das pessoas decentes, das pessoas que respeitam antes de tudo, o ser humano.
    Parabéns prá vcs e parabéns para os pais das duas!
    E tenho dito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Marta, obrigada pela gentileza. Especialmente por me chamar de 'jovem' :).

    Continue voltando sempre, fique à vontade, a casa é toda sua. E sim, vou dar o recado pros meus pais, eles vão gostar! Beijos!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam