terça-feira, 11 de agosto de 2009

Série Use o que você tem: "Fazendo roupinhas"

Eu esperei o mês inteiro
O dia da festa chegar
Ensaiava no banheiro
Muxoxos só pra te agradar

Em frente ao espelho eu decorei
Mil trejeitos prá te excitar
Fiz roupinhas, me embonequei
Só pra te conquistar


O trecho acima é da música "A Festa", do Ultraje a Rigor, que é muito engraçada, na minha humilde, modesta e sincera opinião (o clipe do Acústico está aqui e eu apareço, nele quem adivinhar onde estou ganha um dos meus esmaltes vermelhos, hehe, piadinha). Sempre dou risada alto na parte do "fiz roupinhas, me embonequei". Juro. E lendo o Oficina de Estilo, que visito sempre, me deparei com esse post aqui, escrito pela Cristina, onde ela ensina a leitora a montar um lookbook.


O Oficina, aliás, sempre sugeriu pras leitoras que elas tentassem montar looks com aquilo que têm no armário, pra ver que bicho dá. E toda vez que leio isso lá, lembro do engraçadíssimo "fiz roupinhas".


A sugestão da Cristina é que a gente pesquise referências na mídia (eu acho que na rua e nos looks das amigas também vale, e ela mesmo disse que "vale tudo"!) e, daí pra frente, sijogar no armário, coordenando as peças que se tem. Que tal num domingo chuvoso, quando a gente não tem vontade nem de sair do quarto?


O Use o que você tem dessa semana deu uma escorregada pro tema moda a pedido das leitoras, e achei que esse ensinamento das Oficinas cabia certinho na Campanha VnF? pelo amor ao bolso. Porque sim, eu faço roupinhas. E fazer roupinhas é um jeito quase infalível de descobrir o que realmente tá faltando no seu guarda-roupa, se é que falta algo, pra então comprar com parcimônia.


Mencionei observar as pessoas na rua porque é ali que rola a vida real, mesmo. E aprendi coisas muito interessantes, querem ver? Há uns anos atrás, vi no centro da cidade uma menina usando vestido com calça por baixo e descobri que "podia". Não tive dúvida: fui ver quais dos meus vestidos "ornavam" com jeans, quais "ornavam" com calça de alfaiataria e quais não "ornavam" com coisa alguma. Também me liguei, dessa vez observando uma amiga, que acessórios baratinhos tipo um colar da 25 de março, um lenço ou um broche (as Oficinas sempre falam de broches!) conseguem dar caras diferentes a uma mesma camiseta sem que seja preciso gastar os tubos com isso.


E por falar em colares da 25, no mesmo post em que deu a dica do Espaço ND, a Camila mostrou a foto de um colarzão que ela mesma fez, com pérolas fake, strass e várias correntes de diversas espessuras. Pra quem curte trabalhos manuais, é uma opção! Quem tiver medo de ser devorada pelo alicate de bijoux pode "fazer roupinhas" na gaveta de acessórios, e vai que ali não tem um monte de colares pra misturar? Eu fiz isso!


Vários colares que eu já tinha, misturados. Aproveitei e usei nas fotos da Reina Madre (pra quem quiser ter uma idéia do efeito).


Sem contar aquelas peças que estão dentro do armário e das quais a gente nem lembra mais. Tem coisa que a gente não usa há tanto tempo que tem cara de roupa nova quando "ressuscita". Tem coisa que sai da moda depois volta. Tem coisa que serve pra inverno e pra verão. No meu armário tem, aposto que no seu também!


Ao fazer roupinhas, na minha opinião a Creuza tem que dar mais importância ao seu gosto pessoal, tipo físico e ocasião em que a tal roupinha será usada, do que a temdemsias. É o que eu faço, pelo menos. Tipassim, bermuda tá na moda, mas eu fico horrenda, porque sou baixinha e pernuda, e aquilo parece que me engorda e me encolhe. Mas na minha amiga que tem meu tamanho e pernas finas fica ótimo.


Da próxima vez em que eu fizer roupinhas, vou seguir uma dica da Cristina na qual eu não tinha pensado, e amei: fotografar os looks. Acho que serve pra quem precisa do apelo visual da coisa (eu preciso, senão saio todo dia com a mesma roupa) e quer poupar tempo deixando de ficar experimentando peças antes da hora de sair. De certa forma, é o que as autoras do Hoje Vou Assim, Hoje Vou Assim OFF (amo!), Achados do Dia, A casa está cheia de flores e muitos outros blogs fazem, só que o lookbook delas tá na web pra todo mundo ver (corajosas).






PS: Fez roupinhas e encontrou um monte de coisa que efetivamente não usa mais
? Recycle, baby. Vale doar, trocar, fazer brechó virtual, o que for. Só não vale deixar a peça sem uso atulhando o armário.

12 comentários:

  1. Retificando: SEU acústico né?

    ResponderExcluir
  2. vlw por ter me add!!!
    adorei seu blog tbm!!!
    to adicionando.. bjoks fofa
    conte comigo sempre
    duvidas vai no meu blog deixe um recado ou me mande um email..

    ResponderExcluir
  3. Abriu uma loja na Vila Madalena (Rua Purpurina, 219) chamada Super Cool Market, onde as creuzas podem levar peças que não usam mais e trocar por dinheiro ou créditos pra gastar na própria loja. Lógico que eles escolhem o que querem, né? E higienizam tudo antes de colocar em exposição. Acho que vale uma passada pra ver qual é. Ainda não fui lá, então se alguém conhecer e souber dar uma opinião...

    ResponderExcluir
  4. vc não seria a menina que está cantando "ou,ou,ou,ou" com cara de babona????risos..........

    ResponderExcluir
  5. Andréa, pô, é cara DE FÃ!!!! rsrsr

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho meia sacola gigante de roupas pra doar!!! (não tenho tantos cosméticos, nisso sou econômica, só compro o que preciso)
    e esse negócio de 'fazer a roupinha' (adorei!!!!) eu to aprendendo muito, de tanto olhar os blogs que vc citou (a Lily, a Dany, a Ana e a Cris, o Oficina...). Eu achei ótima sua misturada de colares no dia da Sacolada NOT; eu também misturei 3 colares diferentes, inclusive um que eu ganhei há um tempão, é lindo, mas não consigo usar ele só ele, mas misturado com os outros ficou ótimo! tenho feito esse truque também para usar outras roupas difíceis de usar sozinhas, mas misturando com outras crio novas combinações e fica ótimo!
    Renovar, inovar, ousar! Adoooro!!!

    ResponderExcluir
  7. A semana inteira
    fiquei esperando
    Pra te ver Corinthians,
    pra te ver jogando.
    Quando a gente ama
    Não mede esforço,
    pra te ver jogar
    Te ver jogar,
    te ver jogar!
    Não é brincadeira,
    Vou vestir meu manto
    Manto do alvinegro
    Tem que ter respeito
    Eu te amo, eu te adoro
    Meu amor!

    ResponderExcluir
  8. Você está entre o 1:06 e o 1:09. Gastou 3 segundos dos seus 15 minutos de fama que o Warhol te deu, mas gastou BEM!!!
    Quanto ao "lookbook": lembra do filme "As Patricinhas de Beverly Hills" (Clueless)? A Cher tinha um lookbook Super duper, computadorizado e animado!! Vamos seguir o exemplo dela - apesar do nosso "gear" não ser da Rodeo Drive como o dela! Oy!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho acompanhado o seu blog a muitos meses e só agora me senti avontade para te escrever. sou do Rio e tambem tenho um blog, o tema dele é viagens e cosmeticos. Ja te linkei para saber das suas atualizacoes. Fica aqui a sugestao para vc me visitar: http://www.aasmattos.blogspot.com

    Caso me visite deixe um recado para eu saber que vc passou por la...bjs

    ResponderExcluir
  10. Ka, eu li sobre essa loja e tb tenho vontade de conhecer! Mas não sei se aceitariam meus trapinhos!!!

    Emilia, leva tudo pro troca-troca! Já reservou a data na agenda???

    Janete, haha, amey!!! E sabe que eu acho que é legal quem consegue colocar tudo no computador pra usar os arquivos na hora de escolher??? É uma idéia boa e meio engraçada!

    ResponderExcluir
  11. oi Meninas! Adorei o post, concordo que é isso ai mesmo, reciclar, doar, trocar, sempre faço isso com minhas amigas e acho o máximo.. vou aproveitar e dar uma dica, tem uma loja na av jabaquara 1239 Saude que chama Lirio e vende muitas novidades da Hering e Chocomenta por preços otimos, tem que garimpar pq o estilão é de loja da Zepa, mas é otimo, adoro! bjs

    ResponderExcluir
  12. já anotei na agenda!!! 26/09!!! vou fazer mais uma rapa! ebaaaaa!!!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam