segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Especialista: bases


Bom, vamos começar falando de um tema que gera muitas dúvidas: bases. Hoje existe uma infinidade de texturas, acabamentos, cores e marcas, o que é bom por um lado; existem muitas opções, mas em contrapartida você acaba se perdendo no meio de tanta variedade.
Quando for comprar uma base, faça as seguintes perguntas:

- Qual o meu tipo de pele (seca, normal, mista, oleosa)? Procure uma base adequada ao seu tipo.
- Quanto tempo eu tenho para me maquiar? Embalagens práticas facilitam o uso diário.
- Minha pele precisa de que tipo de cobertura (leve, média ou alta)? Aí vai depender se você tem manchas, cicatrizes, acne, rosácea, rugas, etc. Quanto melhor for sua pele, menor cobertura ela precisará.
E talvez a maior de todas as dúvidas: qual a cor ideal???? Para chegar a uma resposta, você pode seguir algumas dicas na hora de escolher:

- Teste a base no próprio rosto (nada de passar na parte interna do pulso ou na mão, porque a cor e a textura da pele nessas regiões é diferente da pele do rosto).
- Passe uma pequena quantidade no queixo e compare com a cor do seu pescoço e colo (deve aproximar-se ao máximo).
- Procure ficar distante do espelho para ter uma “visão geral” da cor do rosto e do resto do corpo.
- Atenção redobrada com a iluminação do local: ela pode “mudar” o resultado do produto na sua pele, se possível, busque uma iluminação natural.
- Verifique a data de validade e se possui a inscrição: não comedogênico (não vai causar acne).
- Leve em conta sua idade na hora de escolher a textura da base: quanto mais linhas de expressão (as temíveis ruguinhas) você tiver, mais leve e fluida ela deverá ser, desta forma vai marcar menos.


Se liga: A base é essencial para uma maquiagem impecável, mas de nada adianta investir em um produto de qualidade se você não cuidar da sua pele, mas isso é assunto pra outro dia...
Fernanda (mas pode me chamar de Nani), artista plástica e maquiadora. Acredito no poder de uma maquiagem para a auto-estima. Alguns minutos e você estará mais bonita para si mesma e para os outros... Nem pense em sair de casa de cara lavada!!!
nanifadigas [arroba] hotmail.com

8 comentários:

  1. Eu realmente só uso base em ocasiões especiais. No dia a dia, não uso, primeiro pelo tempo para passar, segundo porque o rosto não fica tão natural e terceiro porque no calor principalmente, a make não segura um dia de trabalho. Até hoje, minha base preferida foi a dream mousse da Maibelline, só que aqui não tem uma tonalidade exata para a minha cor de pele que é clara, mas não tão clara qto a que eu uso. O pó dá uma corrigida.

    ResponderExcluir
  2. Adoro maquiagem, e base não deve faltar. Uso corretivo também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, me responde por favor, Fernanda!
    Minha pele é de menina de 12 anos (pouquissimas espinhas), cuido sempre, faço limpeza, hidratante e etc... minha pele na minha visão, é melhor a de cobertura suave, pra deixar natural mesmo, não pele de boneca. Mas o que acontece, meu tom de pele é sempre o mais claro (sempre), dai, to em duvida do corretivo JUNTO da base. Qual é a melhor cor pro corretivo?? help plix :( HIHUASI E tipo, por ser mto branca, minhas olheiras são super roxas e com vazinhos. :( BEEIJO

    ResponderExcluir
  4. Mandei comentário... não e-mail. :(

    ResponderExcluir
  5. Eu tb só uso bases em ocasiões especiais, do mais eu só passo o protetor e lá vai, pois na verdade não sabia dessas dicas e não me adptava a nenhum tipo de base.

    ResponderExcluir
  6. Umas das minhas bases preferidas é também a Dream Mousse Maybelline, o resultado fica ótimo, muito natural e uniformiza super bem a pele. Achei a cor perfeita para mim que é a Porcelain Ivory. Outra base que estou gostando muito é a da linha Aquarela da Natura. É oil free, tem consistencia bem de segunda pele, tem proteção solar, além de ter um ótimo preço, acho que custa 16 reais. Minha cor é a número 10.

    ResponderExcluir
  7. Bubbly,

    Mandei um e-mail te respondendo...

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Bubbly,

    Por favor envie o seu endereço de e-mail para mim. O e-mail com a resposta para sua pergunta voltou... Bjs

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam