domingo, 28 de fevereiro de 2010

Use o que você tem: desafio.

Ok, fui desarrumar a mala da viagem. Muita, muuuita roupa suja. Comprei pouca coisa, devo dizer: não estava naquela inspiração, sabem? E acho que isso deve ao fato do estado em que está o meu armário: lotado. Tá, não é o maior armário do mundo. Não é o closet de Mrs. Guinness. A sapateira tá longe de ser a da Imelda Marcos. Mas, durante a viagem, eu pensava na lotação do meu armário (e na bagunça que isso gera) e corria das araras de roupa gritando "cruzes!".


De tempos em tempos eu encho um sacão de 100 litros de roupa, sapato, acessório, pra alguém levar. Geralmente é a empregada da minha tia, que leva pra igreja que ela frequenta. Às vezes ela pega umas peças pra ela e pras filhas também. Todo mundo fica contente e eu também: faz um espacinho no meu quarto. O problema é que eu gosto das minhas roupas. Tenho muita camiseta, que eu quase não tenho usado, por preguiça de bolar looks. Meus lenços andam meio encostados. Jeans eu não vinha usando, consegui dar a maioria, guardei alguns que preciso vestir mais.


E foi pensando nisso, e me inspirando nos Uniform Project e Desafio Criativa da vida, que resolvi fazer um projetinho meu: o Desafio Use o que Você Tem. Significa que, nos próximos seis meses, começando de amanhã (e portanto terminando em 31 de agosto), eu tenho que usar TODAS as peças e todos os sapatos do meu armário. O que eu não conseguir usar nesse período tem que ser dado, trocado ou vendido no esquema brechó. Mas comigo não pode ficar mais. Isso inclui aquelas roupas que não ficam bonitas mais e estou naquelas de 'esperar emagrecer pra usar', e inclui também qualquer coisa que eu adquirir durante esse tempo, mas tem que excluir vestidos de festa-gala, porque não é que me aparece festa gala todo dia e eu realmente alterno os poucos vestidos chiquetões que tenho nessas ocaisões.


Claro que nenhum leitor do blog vai conseguir fiscalizar isso, mas confiem em mim, que a maior interessada em fazer espaço no meu armário sou eu! Vou tentar dar updates periódicos das peças que estavam encostadas e consegui usar, e ao final do desafio volto pra contar o resultado. Acho que vai ser uma experiência bacana!

Beijotchau pras roupas que eu não uso!




32 comentários:

  1. Gostei da ideia vou tentar fazer tb. ás vezes a gente compra roupa dizendo que não tem nada p vestir, mas na realidade não dedicou um tempo p compor looks com que a gente tem.Além de economizar espaço a gente acaba aprendendo a fazer montagens legais.

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Taí, gostei da ideia! Vou ficar por aqui acompanhando e me preparar psicologicamente para fazer o mesmo...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu topo! Vou começar hoje mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da idéia! Vou fazer o mesmo mas em menos tempo (pq não tenho muitas roupas, mas tenho muita coisa que não uso). =)
    Fiz uma limpeza no meu guarda roupa agora em fevereiro. O que eu não usar até o fim de julho vai pra doação!
    Ou dependendo da peça, vai pro brechó online "Ganhei do Ex" (cara, eu amo aquilo lá!)

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu n conseguiria fazer isso.
    Tenho vááárias roupas que não uso, confesso, mas eu sempre acho que vou sentir falta delas assim que elas se forem! hahahaha

    ResponderExcluir
  6. ia falar que vou fazer a mesma coisa, mas não vou: vou fazer parecido.
    Vou dar uma limpa geral no meu armário e me livrar das roupas que eu SEI que não usei durante os últimos seis meses. E daí pra frente me livrar das que eu não usar pelos próximos seis. Taí, gostei da tua idéia! Boa sorte pra nós todas!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a idéia dos 6 mesmes, é um desafio e tanto! Se resolver fazer um bazar de trocas, pode me chamar! bjos

    ResponderExcluir
  8. Dia desses fiz um catadão e enchi duas sacolas com roupas que eu nao usava mais (aquelas que eu estava esperando emagrecer pra poder voltar a usá-las...)
    Quero muito emagrecer (tenho que perder 15 kilos, caso contrario meu joelho direito vai estourar!)

    E fiz um catadão de calçados tambem! Alguns saltos altos que aposentei, por causa do joelho...
    Enchi uma sacola com pares e pares de sapatos e sandalias que eu nao uso mais...)

    Agora ta tudo arrumadinho...
    Logo volto a fazer outro catadão!!!
    Mas vai ser de maquiagem... Coisas praticamente novas, dentro do prazo de validade e que foram usadas poucas vezes...

    Gostei da iniciativa!!!
    E to dentro do desafio!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse desafio é ótimo. Mas veja bem: os vestidos de festa e aqueles casacões dependem de convite e clima, respectivamente.

    E sobre doação, ixi, sem querer ser chata, escutei uma pregação que no resumo dizia assim:

    "Doar o que não está mais na moda ou não lhe serve mais... ou porque está velho, ou você precisa de espaço... Queridos, quem bem há nisso? Livrar-se daquilo é a meta principal e a bondade é acessória. Se você não doa, peca porque sua OBRIGAÇÃO é doar. Mas o bem se faz quando doamos aquilo que implica sacrifício, que fará falta. Num exemplo extremo, é o ato de tirar do próprio corpo para vestir seu irmão."

    Me sacudiu muito.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Guria, que orgulho. Eu me libertei de quase todas as minhas roupas e sapatos, o que coube em 2 malas médias foi o que eu trouxe pra casa nova. Nem foi de rica não, foi pq não ia "servir" aqui. Fiz a festa das primas e etc. e me senti muito feliz sem aquele monte de "coisas que eu tenho" gritando "emagrece pra usar" e tal. Dá um alívioooo.
    A dúvida é: vais colocar uns looks reformados pra gente ver? :D
    Beijos,
    Beinha

    ResponderExcluir
  11. Lu, no caso especifico das roupas, doar vai me ajudar... mas eu dôo dinheiro todos os meses pruma instituição de ajuda a crianças, e meu dinheiro nem tá sobrando. Há até 2 anos atrás trabalhava como voluntária em uma OnG pró bichos, e meu tempo não tava sobrando (hj só dôo dinheiro mesmo, porque eles não têm eventos preu trabalhar da meia-noite às seis). Cada um ajuda quem pode e como pode, né? E eu acho que a menina que vai usar meu vestido legal (porque eu não dôo só porcaria não!)pra ir numa festa não tá nem aí pro motivo pelo qual me desfiz dele!

    ResponderExcluir
  12. no inicio do ano prometi no meu blog que nao compraria nada até junho. mas justo hj fui ao shopping e havia uma megaliquidacao...comprei dois cintos a R$12, até fiz um post no meu blog falando sobre isso. Sigo a risca o lema de: "para cada item comprado, outro tem que ser doado"

    Enfim,gostei dessa ideia de usar tudo que há no armario, acho que farei isso no segundo semestre!!!
    bjos dani

    ResponderExcluir
  13. Joo, acho legal a iniciativa ! Pena que eu estou com menos roupa e meu guarga-roupa está pobrinho... rsrs !
    Querendo me doar... tô aki hein ? kkkk
    Ótima ideia, mesmoooo ! Seria bom que outras pessoas fizessem isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Joooooooo

    Ai, menininha, não precisa dar satisfação não do que você faz de bem ou deixa de fazer...

    Só achei que era conveniente citar algo que mexeu bastante comigo.

    Beijinho e segue com fé nesse seu desafio. Acho que você ficará assustada com o tanto de coisa que não conseguirá usar... É a cultura infeliz do acumular que está dentro de todas nós!

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse site porque vejo aqui muitas coisas nas quais acredito... Tenho tentado usar tudo o que tenho, incluindo makes, no lugar de comprar sempre, querer sempre o novo e mes esquecer do que tenho, faço campanhas de consumo consciente no meu blog, dou preferência a produtos não testados em animais, não curto ser vítima da moda e não caio em paranóia de magreza. às vezes tenho até vontade de estar mais magra, mas não entro em nóia e estou muito feliz com 1,60 e 63kg... Parabéns!!!Bjk

    ResponderExcluir
  16. Quando li a expressão "seis meses", imaginei que você ia dizer "seis meses sem comprar nenhuma roupa", aí é quase caso de infarto, não brinca com isso não.
    Mas sua ideia é ótima, boa sorte para você.
    Marilia

    ResponderExcluir
  17. Marília, prometer coisa que a gente não vai cumprir é uó, né... ehehehe

    ResponderExcluir
  18. otima ideia essa,principalmente pq usando a pessoa sabe realmente se a roupa vai valer a pena guardar ou passar adiante,
    a gente tem esse negocio de guardar e dizer,quando eu emagrecer uso,e vai acumulando,acumulado e vira algo sem sentido ne?
    beijaooo.

    ResponderExcluir
  19. Gostei da idéia. Acho que mais pessoas poderiam juntar-se a sua idéia - eu topo. E entao, sugiro que daqui a 6 meses podemos bolar um encontrão para inclusive trocar as roupas q realmente não usamos nesse período. Tipo aquele Bazareco que rolou.
    É uma idéia!

    Bjus e adorei a iniciativa
    E se rolar o encontrão, dessa vez eu vou pq eu sou leitora antigona desse blog e nunca deu certo de eu ir nos encontros. Me sinto super frustradinha com isso.

    ResponderExcluir
  20. olha, ADOREI a ideia! Eu fiz uma faxina recentemente no armário (e sempre faço), mas pensando bem, duvido que eu use todas as roupas do armário nos próximos seis meses, o que já demonstra que a faxina não foi lá das melhores, não....

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, a ideia desse desafio é ótima!

    ResponderExcluir
  22. Também faço o mesmo que você as vezes, encho um sacão com roupa que não uso mais e que ainda está boa e faço doação!

    ResponderExcluir
  23. Adorei a idéia, já vou começar a testar... Mas o fato de usar uma vez a peça não siginifica que a peça deve continuar no armário.
    Vi o blog ganhei do ex, vou dar uma geral no meu armário e tirar umas fotos pra publicar lá.
    Lembro q vc fez um post muito bom do Use oq ue vc tem, o q me incentivou a não torrar o meu dinheiro em um monte de maquiagens,e outros produtinhos. É o único blog de beleza que é consciente... pq não dá pra viver em função dos modismo e dos últimos lançamentos imperdíveis de cosméticos.

    ResponderExcluir
  24. Parece que esse post foi direcionado para mim. Eu precisava de algum estimulo para começar esse desafio. O que acontece com vc e o que esta acontecendo na minha vida agora. Eu perdi a vontade de consumir pois estou me achando muito mais futil do que o nivel aceitavel. E comecei, hoje, junto com vc esse desafio. Estou ate me sentindo melhor.. Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Essa é uma boa ideia,! Não tenho taaanta roupa assim mas de ve em quando,separo umas roupas e sapatos pra doar. Geralmente faço isso quando compro roupas novas! hehe Beijos

    ResponderExcluir
  26. Gentchi!
    Eu achava que só eu sofria de síndrome do armário lotado.
    Eu já pratico a doação daquilo que não uso durante seis meses, mas o impulso de comprar nas liquidações sempre mantém meu armário num nível de lotação inacreditável. E o pior é que eu já compro pensando em "quando eu emagrecer", ou seja, ainda que a roupitcha fique meio apertadinha, se estiver com precinho bom eu levo pra quando eu "for magra".
    A idéia do bazar de troca foi mto legal. Tem alguém de BH que queira levar adiante?
    Beijos para todas.

    ResponderExcluir
  27. Hummm.... gostei deste post!! Por demais!! Esse é um desafio grande pra mim. Dou algo sempre q compro algo. Faço limpezas constantes sobre coisas q não uso. Mas ainda tenho que fazer essa limpeza "leal, honesta e definitiva" com coisas que não uso,não dou e fica entulhando o espaço!!! Acho q vou me animar com sua proposta... vãovê!!! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Então, Joo, já vim ler este post umas 10 vezes e ficava sem saber se abria ou não o coração hehehe...
    Vou dizer o seguinte: eu vim passar 10 dias de férias no Brasil com uma única mala que estava ocupada em mais da metade com coisas da minha filha. Nestes 10 dias minha vida mudou completamente e eu fiquei apartada de TODOS os meus pertences ( incluindo minhas panelas e livros, que são meu maior patrimônio). E concluí o seguinte: roupa é que nem biscoito. Vai uma e vem oito :)
    A gente precisa de muito pouco pra viver bem e de fato a gente se identifica e usa muito pouco do que tem.
    Agora estou aos poucos reavendo a tralha toda mas o desapego me tomou de tal forma que está tudo virando brechó.
    Este é um desafio excelente para o auto conhecimento, vc vai ver. E vou tentar te acompanhar, mesmo no meu resumido guarda-roupa de agora, há coisas que não uso.
    Gostei muito do comentário da Luana M, não porque se aplica ao seu caso mas porque "doar roupa velha" é a desculpa de muita gente pra não fazer nada de realmente altruísta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Amei a idéia, também vou colocar em prática!! :)

    ResponderExcluir
  30. Olá, é a primeira vez que comento aqui! Acho o blog bem legal!

    Essa ideia é ótima! Eu fiz e deu super certo! Não adianta nada a gente ter o guarda-roupa cheio e na hora de sair sempre pegar a mesma roupa ou achar que não tem nada pra vestir, né?

    Faça essa experiência sim que vale super a pena!

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Meu Deus!
    Boa sorte!!!
    Vc vai precisar de muita força!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  32. Então, gostei tanto da sua idéia que além de entrar no projeto tb, divulguei no meu blog pra que mais pessoas possam aderir à iniciativa. linkei aqui, ok? beijo e brigada pela ótima idéia! ;)

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam