segunda-feira, 22 de março de 2010

A especialista: Combinar as cores do make com a roupa


Uma leitora me perguntou sobre isso e resolvi fazer um post porque acredito que muitas pessoas tem dúvidas a esse respeito.

Na minha opinião, a maquiagem deve “conversar” com a roupa, o estilo, a ocasião e principalmente com sua personalidade. Isto não significa “combinar” as cores, mas usá-las de maneira coerente e equilibrada. Agora você pensa: “Ótimo na teoria, mas e na prática?”

Exemplos: Você vai à uma festa com um vestido vermelho e não sabe o que pode usar além dos básicos preto e marrom nos olhos? Primeiro, se o vestido é vermelho eu não optaria por um batom vermelho, acho que fica muito óbvio, tipo conjuntinho, sabe? Nos olhos apostaria em tons de cinza e prata, bronze e azul-marinho. Na boca, tons mais neutros, o famoso “nude” e um blush mais terroso. Ok, você diz, mas e se eu estiver usando uma blusa estampada cheia de cores vivas??? Daí eu escolheria um make mais natural já que a roupa chama bastante atenção. E se minha blusinha for verde, posso passar sombra verde? Poder, pode, mas não deve. Apostaria em um lindo tom de rosa para os lábios, iluminador nos olhos e muita máscara nos cílios.

Quando estiver vestida com jeans e camiseta, faça aquele make “sou assim naturalmente”, traduzindo: pele corrigida, um pouco de blush, máscara para cílios, e um batom ou gloss cor de boca.

Tenha sempre em mente que o equilíbrio deve ser buscado na lei da compensação. Se optar por roupas coloridas, escolha cores mais neutras para a maquiagem e vice-versa. É sempre bom enfatizar, que assim como na moda, as regras valem apenas para nos mostrar uma direção e jamais uma imposição!!! Agora, se você faz o estilo fashion e tem personalidade suficiente para segurar algo mais ousado e diferente, escolha cores que contrastem entre si e prepare-se para muitos olhares...



Fernanda (mas pode me chamar de Nani), artista plástica e maquiadora. Acredito no poder de uma maquiagem para a auto-estima. Alguns minutos e você estará mais bonita para si mesma e para os outros... Nem pense em sair de casa de cara lavada!!!
nanifadigas [arroba] hotmail.com

10 comentários:

  1. Então... teve aquela vez em que eu tinha uma festona pra ir, meu vestido era chinês dourado com vários detalhes em vermelho, e eu pedi pitaco pra maquiagem aqui no blog... minha intenção era iluminador, delineador, bastante rímel e batom vermelho, como já tinha usado antes. Todo mundo meteu pau, falou que era brega e me convenceram a ir com olho marrom e boca nude. Ok, do olho marrom até gostei, embora preferisse o delineador. O que mais me arrependo foi a boca nude, me achei com cara de dengue. Tivesse tacado o vermelhão, por óbvio que fosse, teria estado bem mais contente! Bottom line, eu acho que regras e sugestões estão aí, mas nada como vestir a roupa e testar as cores do make...

    ResponderExcluir
  2. Acho que grande X é: bom senso e equilíbrio estético, cara... Não bem combinar, mas 'harmonizar'... Procuro fazer isso! ;-)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nani,
    Tambem sou Nani e maquiadora.
    As vezes passamos por situações bem dificeis com clientes que insistem em ir de roupa azul, sapato azul, bijus a zuis, bolsa azul e make azul. Sempre tento argumentar sobre cores mais neutras ou complementares mas as vezes,... me dá vontade de sair gritando: Não faço, não faço, não faço!
    É bem bacana que os blogs tem deixado as meninas mais informadas e ousadas e podemos fazer clientes mais bonitas desfilando a nossa make por aí.

    Muuuitos beijos!
    Nani

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do estilo "me maquiei mas não me maquiei", até o rímel passo incolor pra não ficar muito "tchan", nos olhos um risco fino de lápis só nas pálpebras superiores(perdi a paciência com todos os lápis do mundo, a gente passa em cima e eles acabam parando embaixo então não uso lápis embaixo) dou uma esfumadinha com pincel, passo um batom cor de boca e "vambora". Batom nude... humm deixa ser sincera, quero ficar com cara de defundo só quando morrer, kkkkk, não gosto mesmo de batom nude.
    Não dá tempo de acordar 6h30 da manhã, limpar a pele, tonificar, hidratar e maquiar como deveria pra ir para a faculdade então uso só batom básico, rímel incolor nos cílios e sombrancelhas e o lapisinho mesmo. Acordar mais cedo só pra maquiar? hahaha, não mesmo, já durmo bem tarde. O que faço no rosto de manhã é lavar e passar protetor solar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu acho horrendo voce colocar uma roupa rosa e o make rosa,momento brega,mas em mim os tons neutros principalmente o marronzão ficam MUIIITO bons,entao eu vou sem medo no nude,e nao gosto muito de batom vermelhao e escuro,e como uma creuza ai de cima disse eu gosto de estar com maquiagem e nao estar,acho que se voce coloca um monte de brilho na cara fica horrendo...prefiro uma coisa mais natural e pra uma festa elaborar um pouco mais e brincar com as cores de tons neutros,ate um rosinha dependendo do modelito
    Beijos visitem meu blog ;*

    ResponderExcluir
  6. eu ñ me aguento e ponho pra contrastar, acho lindo.

    vestido roxo? sombra laranja!

    olho as cores do espectro e vou no oposto, adoro! ;)

    ResponderExcluir
  7. Po, se for considerar essa dica para usar um make "sou assim naturalmente", minhas makes vão durar 250 anos fácil. Depois dos 35 ser "assim naturalmente" envolve bem mais do que isso (infelizmente) e pro meu gosto pessoal, saio "assim naturalmente" com eyeliner, sombras discretas, corretivo, iluminador e vai contando... E eu uso roupa vermelha com batom vermelho. Lembrei agora do Terça Insana: Se cada um fizer o que bem entender, vai ser melhor pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  8. eu usei sombra laranja pela primeira vez na viagem. o vestido era branco com estrelinhas pretas. foi legal, ehehe

    ResponderExcluir
  9. Beinha, tenho a impressao que se eu usar minhas make todo dia, elas vao durar uns 50 anos hhehhe

    gente que tem coisa demais, a gente vê por aqui ...

    ResponderExcluir
  10. Ai Loo, fostes engraçada. E pior é que estou fazendo uma listinha de coisas que eu quero comprar pra "primavera". Viver aqui não é fácil, tem uma CVS do lado de casa e aquele meu marido que sempre aparece com um brinde! Dai usar nada de make com jeans e blusinha tá realmente OUT of my plans. Ah, Loo, comprei concealer e foundation da e.l.f. mineral, achei excelente!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam