segunda-feira, 31 de maio de 2010

A especialista: Base e pó

Tenho observado um erro muito comum no dia a dia: mulheres que usam o pó compacto como se fosse uma base... Vou explicar: algumas pessoas não tem o hábito de usar base todos o dias e então para uniformizar a pele e remover o excesso de brilho ao longo do dia, aplicam um pó facial (geralmente com uma esponja). No caso de remover o brilho da pele, sugiro dois produtos: um pó facial com sílica na composição (ex: Blot Powder da MAC) e aqueles lençinhos que absorvem o óleo sem remover a maquiagem (A-M-O). Já no caso de uniformizar a pele, o pó facial não tem esse "poder"...

O pó facial tem basicamente duas funções: ajudar na fixação da base e conferir um acabamento na pele.

Existem algumas bases que são em pó, o que significa poder de cobertura e acabamento em um só produto.

O que muita gente não sabe é que ao passar somente o pó no rosto você não estará uniformizando a pele, pois este produto não possui esta finalidade.

Outro engano é utilizar uma base em pó como se fosse um pó facial comum e aí o efeito na sua pele será uma cobertura mais pesada e um resultado menos natural (passando depois de uma base líquida ou cremosa).

Dica: ao comprar um produto, certifique-se se ele é apenas um pó facial (acabamento) ou uma base em pó (cobertura + acabamento).

Fernanda (mas pode me chamar de Nani), artista plástica e maquiadora. Acredito no poder de uma maquiagem para a auto-estima. Alguns minutos e você estará mais bonita para si mesma e para os outros... Nem pense em sair de casa de cara lavada!!!
nanifadigas [arroba] hotmail.com

27 comentários:

  1. Sempre ótimas dicas!
    Beijinhos... Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, tenho visto várias pessoas usando somente o pó ou somente o corretivo e depois o pó, sem a base. Na minha opinião a base é o essencial, mais ainda do que o corretivo. Estou certa?

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dica.

    Òtima semana

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É verdade, muitas das vezes vimos o pó flutuando no rosto de algumas mulheres (vide uma cena do filme as branquelas, quando uma das personagens fica com o rosto cheio de pó), é necessário a base até mesmo para fixação do mesmo.
    Beijos e tenha um Lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, já vi gente dizendo que não usa base, só pó, já vi gente retocando a maquiagem com pó e uma esponjinha nojentinha (super suja)... eu não consigo viver sem base! Se eu passar só pó direto na cara minha pele, que já é meio enjoada fica cheia de cravinhos no segundo seguinte!

    Eu uso base todo dia, às vezes mais pesada, às vezes só um hidratante com cor. E também vario entre pó de acabamento e outro pra conter a oleosidade (que é mais fininho)...

    ResponderExcluir
  6. Fernanda nosso demais seu post, acredita que tem muitas pessoas que conhecemos que usam só o pó..

    bjs das gurias

    www.gauchasnamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe que faz muito isso (passar o pó como se fosse base), eu já cansei de explicar pra ela que não é assim

    http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda tudo bem? Meu nome é Adriele, sou do interior do Rio Grande do Norte Conheci seu blog a pouco tem atravez do 2beauty e to adorando... Só to sentindo falat de uma coisa: Mais imagens dos produtos ta? Tentar mostrar os produtos que você comenta. Espero não ter te chateado. Beijos e Parabens, Você faz um otimo trabalho por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Pois é.. é justamente o que comentei no meu post hoje! Tem gente que usa corretivo como base mais eu sempre uso Corretivo + Base + Pó. Pele oleosa sabe como é.. tem que seguir todo o ritual
    hehehe
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. otimas dicas!!!
    sempre uso o poh para tirar a oleosidade e a base para uniformizar a cor....mas nao sabia q base em poh era mais pesada!
    bjokas

    ResponderExcluir
  11. Honestamente, acho que depende da necessidade de cada pessoa. Não acho que precise de base no dia a dia, porque tenho 16 anos e uma pele bem uniforme, graças a Deus. Durante a semana, uso o Magix da Avon, um corretivo bem de leve nos cantinhos do nariz e nas olheiras, e uma pincelada de pó na zona T. Baton nude, blush coral e duas camadas de rímel.

    Fala sério, eu vou pra escola. Só preciso parecer saudável. No meio da manhã passo um lencinho removedor de oleosidade e reaplico o batom.

    É claro que não se passa pó sozinho na pele seca, ainda mais com aquelas esponjas horrendas que despejam quilos de pó na cara da gente.

    ResponderExcluir
  12. concordo com a giovana. cada uma faz de acordo com o que precisa, não é? se a creuza se olha no espelho e se sente bem, tá valendo.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, não fica a mesma coisa passar base + pó, e passar só o pó. Por mais que o pó tenha uma pouco de acabamento, ele nunca melhora as imperfeições. Normalmente quando estou com pressa, uso o studio fix da mac. Aí sim, é uma boa opção, por ser base + pó. E para retocar, uso o blot da mac, ou o pó compacto da boti. Adorooo. ^^

    Beijos e ameiiii as dicas

    ResponderExcluir
  14. Adorei + uma vez a dica. pior q fazia assim, affff... mas agora graças a preciosa informação, vou usar corretamente.

    Muito grata

    ResponderExcluir
  15. adooooreiii a dica sobre base em pó!! tou te seguindo..! tem sorteio no meu blog.. passa lá!bjoo

    ResponderExcluir
  16. ei
    te acompanho sempre e adoro suas dicas... mas acho meio contraditorio sugerir produtinho MAC no VnF?, não?

    não sei, só uma observação...

    bjos!

    ResponderExcluir
  17. A dica do ano para mim! Descobri as tais bases em pó há pouco tempo e como o meu pó acabou fiquei pensando o que comprar. Fiquei com uma dúvida, acho que vou mandar um e-mail para vcs.
    bjão,
    Lili.

    ResponderExcluir
  18. A minha mãe sempre fez isso. Póóóóóóó e sempre teve horror a base. Bom, o fato é que no tempo das nossas mães não tinha esse tanto de opção boa e com preço pagável de hoje em dia. Base era aquela coisa meio massa corrida. E pra quem tem pele de pastel de feira, não dá (ou, não dava). Ela não acreditava em base. Tempo atrás eu dei uma do Boti (que eu acho leve e bem razoável) pra ela, mas errei na cor e ela ficou amarela. Ops! Aí ela me viu passando a Dream Matte Mousse e achou legal. Eu carreguei a senhora turrona pra farmácia e compramos uma Dream pra ela também. Quanta diferença!!!

    Eu só uso base quando preciso de uma cara mais caprichada. Se não, é sabonete, tônico, protetor, lápis, rímel, gloss, e uma pincelada de Blot na testa e no nariz. Tô contigo, Giovana!

    ResponderExcluir
  19. Oi moça adorei seu blog to te seguindo e to colocando seu link nas minhas indicações viu

    bjãoo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Fernandinha.

    Então, honey, no dia a dia, eu costumo usar uma base em pó com efeito matificante, batonzinho e só.

    È errado?

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi adorei o post,bem esclarecedor e não deu preguiça de ler!To fazendo certo então! Bjs

    ResponderExcluir
  22. Muito bom1 Gostei da Dica flor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. oi Liss, a gente nao acha contraditório não.
    A Nani trabalhou dois anos como maquiadora na MAC e o produto em questão foi citado como exemplo.

    ResponderExcluir
  24. Pra quem quer um pó com silica que não seja o blot powder, tem o pó facial antibrilho da linha capricho do boticario. custa 30 reais, vem um pincelzinho dentro (chinfrim, mas quebra o galho na hora do desespero) e tem uma embalagem bem fechadinha que nao faz tanta caca como os pós faciais geralmente fazem. eu aplico na zona T com um duofiber do boticário também fica ótimo. e no resto do rosto passo o pó facial da payot que tem uns mini brilhinhos que só eu vejo hahahaha

    ResponderExcluir
  25. E se a pele for muito oleosa, a base em pó é indicada?
    Bjo!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam