sexta-feira, 25 de junho de 2010

Esfuma, esfuma, esfuma!

Sábado passado estive no curso de automaquiagem da Cinema Makeup, já que pela primeira vez ganhei alguma coisa em um sorteio: a Cinthia, do Makeup Atelier, sorteou este presente entre as moças que foram ao encontrinho do blog dela.


O que eu PRECISO falar desse curso, em primeiro lugar, é que ele não é absolutamente nada voltado para marcas. Sim, a Cinema Makeup representa marcas como Graftobian e Bodyography, mas a Letícia, professora, usou produtos das mais diversas marcas e nos orientou no uso do que tínhamos também. Então deu pra ficar descansada, que não teve nada daquilo de maquiador 'empurrando' produtos pra compra.


Outra coisa super legal é que, além dos olhos esfumados para dia e noite que ela nos ensinou (a Cinthia fotografou meu passo-a-passo e montou esse tutorial - peço que não reparem na cara de batata, já que o ângulo e os quilos não favorecem, mas autocrítica e noção pelo menos nós temos) a Letícia deu várias dicas de sombreamento do rosto com base ou pó em tom mais escuro do que a pele, que eu quero colocar aqui assim que tiver tempo.


Bom, tudo isso pra falar que, enquanto eu estava colocando sombra preta no canto do olho pra fazer o olho esfumado para a noite, a Cinthia comentou "sabe o que eu acho engraçado? eu vejo meninas ficando desesperadas se colocarem no olho essa quantidade de sombra que você colocou... e eu sempre falo que é só esfumar!!!". Verdade, gente. Nada como um bom pincel macio pra esfumar sombra, ou outro um pouco mais rígido pra esfumar aquele traço de lápis que não parece tão preciso. E isso não vale só pra maquiagem dos olhos, mas pro rosto também. Antes de se desesperar porque tem muito blush em uma só área do rosto; antes de corrigir com base ou com pó por cima, que tal uma esfumadinha mais paciente?


Além disso, esfumar com paciência pode render algumas surpresas bem legais. Querem ver? Dêem uma olhada na foto da Dani, abaixo, tirada naquele mesmo dia:


Foto: Makeup Atelier


TENTEM IGNORAR esses olhos com os quais a Dani foi abençoada no nascimento e prestem atenção na make das pálpebras que, aliás, super ornou. Gente, não tem nada azul aí. Isso é tudo lápis preto e sombra preta bem esfumados. Juro! A Letícia já tinha falado isso antes, no curso: esfumando bem, o make pode "se abrir" em várias outras cores que a gente nem pensava, mas com o tempo acaba se acostumando e aprendendo. Daí que aquele lápis ou sombra que a gente pensava que era "over" pra usar de dia, pode até não ser, se bem esfumado.


Confesso que fiquei surpresa... na minha cabeça pouco criativa, esfumar marrom dava bege, e esfumar preto dava cinza. Por isso que eu jamais recuso cursos de maquiagem, não importa o quanto ache que já sei fazer olhinho bonito, passar delineador e corrigir olheiras. Sempre tem coisa pra aprender!

18 comentários:

  1. Que Super legal. Pena que aqui em Porto Alegre não tenha algo do genero, se alguem souber comenta la no meu blog.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa. ficou ótimo, a sombra parece azul e não preto ou cinza, morria e não sabia dessa técnica, quero dizer, sabia em usar lápis primeiro, mas não do jeito prefeito...
    amei...
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  3. Esfumar preto pode dar marrom também! :)
    é verdade tudo que você falou, as vezes a gente se despera pela make exagerada mas sempre tem conserto com o esfumaçadinho...

    bjos!


    tudo3.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Nadia, a gente já fez post a respeito: http://www.vendenafarmacia.com/2008/12/parceria-cac-make-up-e-vnf-super.html

    ResponderExcluir
  5. Ti auguro un buon giorno e buona giornata.
    Dual

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal, eu tbm sempre que posso faço um curso de automaquiagem, afinal truques sãos empre bem vindos,ne
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Nossa joo!!
    adoreiiiii o esfumado dos olhos dela!! essas dicas de esfumar são muito boas...podem salvar uma make desastrada! hahahaa
    e eu tb nao recuso curso nenhum...sempre me acrescentam algo!
    bjooo

    www.paponadacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adorei a dica... deve ter sido mt legal participar do curso..

    bjxxxx

    ResponderExcluir
  9. AMEI a dica de esfumar com um pouco mais de paciência, vou colocar em prática pra já. Gosto muito de olhos esfumados, porque nem sempre aquele traçado bem macradinho é exatamente o que a gente quer usar.
    Agora, uma dúvida que ainda ficou, ao menos para mim, é que eu só passo lápis nas pálpebras superiores, mas depois de um tempo vejop que está borrado, e pior... embaixo, mesmo sem eu ter passado nada embaixo já pra evitar que borre. Vcs teriam alguma dica pra alguém que acorda cedo, tem não mais que 20 minutos pra ficar toda pronta e sair pra faculdade? Sem lápis e semm roupa, pra mim é quase a mesma coisa, não rola.

    Ah não daria para finalizar sem dizer que os olhos da Dani são lindos, e ficaram show com a dica de make esfumada.

    ResponderExcluir
  10. Oi Joo!! Que orgulho, é muito bom aprender a se automaquiar, e quando fiz o curso o professor sempre dizia isso, tudo é técnica, aprendendo a gente pode tudo...

    bjssss

    ResponderExcluir
  11. Oi Meninas!
    Aqui no meu monitor a sombra está bem cinza...tipo cinza chumbo e nao tem nadinha de azul. Mas de qualquer forma ficou bonito.
    Beijo
    Andrea

    ResponderExcluir
  12. Sandra, não rola usar primer ou, de repente, um lápis mais durinho?

    ResponderExcluir
  13. Boa idéia Joo... vou dar uma caça a um lápis mais durinho e ver se essa borradeira diminui. O que tenho é da Tracta, que foi lançado na época daquela novela caminhodas Índias, quando todo mundo queria um lápis bem pigmentado e macio pra fazer os olhos iguais aos da Maya, personagem da Juliana Paes, lembra né? Bom, não tenho primer, mas acho que se passar um tiquin de corretivo líquido na pálpebra isso pode ajudar um pouco, né? Passar discretamente, só ali onde vai o lápis memso pr anão ficar esquiusito. Vou tentar... amanhã mesmo vou atrás disso. Vc tem alguma marca pra sugerir? Antes de sair dou uma nova olhada por aqui. BJSSS e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  14. Sandra, acho que o uso do corretivo antes ajuda sim, só deixa secar e manda ver no lápis. Eu tenho um lápis BEM cremoso da L'Oreal que é estilo caminho das Índias, mas quando tô a fim de um tracinho mais clean uso o da Maybelline que é mais duro. Ah, esses lápis mais cremosos são ótimos primers pra sombra preta, vc já tentou?

    ResponderExcluir
  15. kkk ainda não tentei Joo, nem sei se tenho coragem, com toda a minha prática e super segurança pra maquiagem, vai ficar um olho diferente do outro. Pra sair pra aula ainda não porque o tempo pra me aprontar realmente é curto, ainda vou tentar, mas daqui 2 semanas entro em férias aí eu arrisco. Valeu pela dica do lápis, vou atrás!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal!

    Dificil ignorar essa cor de olho abençoado, mas que essa esfumada foi show... foi!
    Um dia conseguirei!

    ResponderExcluir
  17. Joo,

    Quero deixar registrado como foi bom conhece-la. E poder ensinar um pouquinho e aprender muito com todas vcs.
    Mesmo tendo um começo de manhã não tão bom (vcs sabe pq). A aula e o resto compensou tudo. Saiba que nós do CINEMA MAKE UP estamos a sua inteira disposição para tudo que precisarem.
    Sou leitora assidua.
    Beijos e que vc continue com todo esse, sucesso, dedicação e passando informação com tanta credibilidade, carinho e atenção a todas nós leitoras (es).
    Beijos Letícia

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam