quarta-feira, 28 de julho de 2010

Off Topic: Cuidando dos bichinhos, porque eles merecem.


Peguei totalmente o bonde andando em se tratando da história do Victor, o cachorrinho bebê encontrado todo tomado de sarna e muito doente. Quando eu soube dos fatos, a Ana e a Cris já tinham avisado todo mundo, o Victor já estava sendo muito bem cuidado e já tinha até encontrado novos pais e uma casa para morar. E segundo a Lili, uma das moças que cuidou do Victor e ainda cuida de dezenas de outros cachorrinhos, a ajuda financeira das leitoras de blogs foi fundamental para que o Victor, cachorrinho abandonado, pudesse ser cuidado como deveria e como merece. Leiam a história dele que, além de emocionante, é feliz.

Mas como eu disse, essas moças não cuidam só do Victor, e sim de muitos outros cachorrinhos abandonados. Elas tiram o dinheiro do próprio bolso e de doações de pessoas gentis. Aqui elas explicam como ajudar. E explicam o que eu também acho: nenhuma doação é "pouco". Qualquer quantia ajuda. E é claro que a maior ajuda de todas é adotar um animalzinho carente. Se você tiver condições e vontade de ter um bichinho, por que não???

Outra instituição que está precisando de muita ajuda é o lar de amparo aos animais Jardim dos Amiguinhos. Eu não conhecia essa instituição ainda, vi o site ontem pela primeira vez e pelo que pude reparar, eles têm enfrentado condições muito precárias. Na página estão disponíveis os contatos da instituição, e pelo que entendi eles aceitam doações não apenas em dinheiro. Se você vai comprar ração para seu bichinho, que tal comprar um pouco mais e doar? Se você tem cobertores velhos, quem sabe eles não estão precisando agora no inverno? Vamos ajudar?

Como mamãe de 6 cachorros, 8 gatos e 1 jabuti, posso dizer que eles dão muito mais a nós do que nós a eles. Além disso, responsabilidade nossa, como seres humanos dotados de discernimento, de cuidar daqueles que não podem se cuidar sozinhos. Eles têm direito a uma vida digna, e quem sabe se cada um ajudar um pouco, um dia todos os bichinhos poderão ter um bom lar.

Olha eu Pollyanna, né? Mas é sério! Tem mil maneiras de ajudar, e há muitas instituições precisando. Dá pra ser com um pouquinho de dinheiro, com alimento, adotando um novo amigo ou até castrando o seu bicho, se ele ainda não é castrado. A gente pode sim fazer mais histórias felizes, como a do Victor.


Update: gostei de ver esse post virar colaborativo - nos comentários as leitoras deixaram contatos de várias outras instituições de amparo aos animais!

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não achei nada "Pollyana" no seu texto, esta é a realidade!!!!E é uma responsabilidade que não custa tanto assumir, adotar e doar!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente gosto da ideia de adotar um cão. Infelizmente moro num apê mto pequeno e já tive que dar meu cachorro quando mudei! =/

    ResponderExcluir
  4. Amo de paixão cachorro!!!! Tenho uma, a Violet!!!! Tem fotinho dela la no blog!!!Ela é da raça West with Higlander Terrie, ele é fofa!!!
    Tb quero ter mais, acho que vou adotar!!!!Ótima essa idéia!!!!
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho três cachorrinhos, dois poodles e um vira-lata, inclusive o vira-lata meu irmão o encontrou abandonado na rua quando era filhote. São seres lindo e cheios de luz !!! Parabéns pela iniciativa. Vou fazer de tudo para divulgar também.

    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Ahh eu acho lindo o trabalho dessas pessoas e eu só não tenho mais animaizinhos por causa da minha mãe e do espaço lá de casa...
    Eu também escrevi uma matéria no meu blog sobre o projeto SOS Bichos... Eu ficaria agradecida se vocês dessem uma lida. Eles também precisam de ajuda.

    Beijos

    http://discursosdegarota.blogspot.com/2010/07/carinho-eles-merecem.html

    ResponderExcluir
  7. De grande valia seu texto. Amo animais!
    Acabei de postar as novidades da Avon... confira! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei mto do posto, acho MEGA importante essa divulgação nos blogs de beleza..
    Queria dar a dica do site http://www.pea.org.br/ que tb aceita doações, tem uma lojinha, e mostra as marcas que não testam produtos em animais

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Joo,
    eu leio semore o seu blog e leio mtos blogs de ongs que fazem esse tipo de trabalho.
    PARABENS pelo post, gostaria que mto mais pessoas se conscientizassem sobre os animais.
    Enquanto isso a gente vai fazendo oq pode neh?Realmennte nao exste ajuda pouca, qualquer ajuda eh ajuda!
    Parabens mesmo pela iniciativa!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Oii, td bem?
    Tem um selinho p/ vcs no meu blog:
    http://vaidadebasica.blogspot.com
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Joo, no meu blog tem até um banner dedicado a uma sociedade de apoio a animais abandonados aqui no Rio, a Sozed, que fiz questão de visitar e acompanhar o trabalho deles. Não dá pra ficar parado e achar que esse assunto não é de interesse público.

    Eu tb fiquei emocionadíssima com o desfecho da história. Várias leitoras do meu blog e do blog da Cris ajudaram. Vc me lembrou tb de fazer um post agradecendo. E teve tanta gente ajudando que sobrou dinheiro até pra ajudar os bichinhos do abrigo, olha que maravilhoso!!!!

    Um beijão, Joo e Loo, é isso aí.

    ResponderExcluir
  12. Dá-se muito dinheiro para mendigo, vagabundo e parasitas do gênero e pouco ou nada para esses animaizinhos que precisam - e merecem - muito mais.

    Fuck the welfare state - up the K9's.

    ResponderExcluir
  13. para adoção eu acho mto bacana o site do pedigree http://www.adotaretudodebom.com.br/
    vale a pena conhecer, tem um sistema bem pratico de busca para achar um cachorrinho ideal para adotar.

    ResponderExcluir
  14. Aqui em SP tem as meninas do Adote um Gatinho (http://adoteumgatinho.uol.com.br/) que fazem um trabalho sério e maravilhoso. Para quem quer um gatinho, ajudar, adotar, etc, lá é o lugar.

    ResponderExcluir
  15. Adoroos posts sobre seus animais ou qq um que esteja precisando de ajuda Joo!
    E qq ajuda sempre é bem-vinda mesmo, pode ser um remedio usado que não acabou, material de limpeza, R$5,00, o que for!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Poxa Joo, super adorei seu texto, sou mãe de seis cachorros também, e adoro ver que não sou só eu que me preocupo.

    Eu apadrinho um do www.abrigosalas.com.br

    e doo rações mensalmente à outras.
    O esquema de apadrinhamento é fácil pra quem não pode ajudar de outra forma, tem entidades que pedem só cerca de R$20,00 mensais, gente o que é isso pra nós que muitas vezes gastamos mais que 10 vezes em maquiagens e afins? A http://www.ajudanimal.org.br/page.aspx vc pode até informar quando no mês pode doar os 20,00 e fazer a doação através de pagseguro. beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Não costumo comentar aqui (apesar de ser leitora assídua!), mas não tinha como ficar sem falar nada depois desse post lindo e tão importante. Sou voluntária num projeto super legal aqui em SP, capital, que trabalha com adoção de animais de rua, vindos principalmente do CCZ. Aceitamos doações, voluntários e precisamos principalmente de pessoas cheias de amor para adotar nossos bichinhos e dar a eles uma vida feliz e um lar. Nosso site com mais informações: www.naturezaemforma.com/centrodeadocao

    ResponderExcluir
  18. Acho importantíssimo a ajuda aos animais colaboro com uma veterinária amiga minha que tem um projeto maravillhoso para ajudar cachorrinhos abandonados e doentes.Adorei a importância que você deu ao assunto está e parabéns

    ResponderExcluir
  19. Ajudar nunca tira pedaço e eles precisam muito!
    Aliás fiz essa semana uma postagem sobre liderança lá no blog do cabnil, justamente pra quem acabou de adquirir seu mais novo melhor amigo. Se tivesse combinado com vcs ñ teria dado tão certo coincidir essas postagens, mas por uma questão de educação ñ vou volocar link aqui, quem quiser ver dá um clique na minha foto e vai mostrar dois blogs, é só ir no SAGALDOGS. Me admira a capacidade das pessoas de jogar fora esses bebezinhos inocentes que nem pediram para nascer, fazendo deles os culpados. Pra isso é que existe programas de castração gratuita, mas o povo acha mais fácil deixar que os cães "divirtam-se" um pouquinho cruzando pelas ruas e tendo cada vez mais filhotes pra acabarem largados ou sendo maltratados até a morte. É... nesse país que querem sediar Copa do Mundo e Olimpíadas... chega a ser lamentável. Não dão atenção para as crianças, para os idosos e nem cuidam da população de cães de rua que é uma questão de Saúde Pública, e ainda gastam dinheiro pra reformar estádios porque daqui 4 anos tem Copa. Vota nos caras, mas ñ reclama depois!

    ResponderExcluir
  20. Ai meninas, desculpem pela grafia...alguma coisa ali acima saiu errada mas eu SEI COMO SE ESCREVE, kkk. Na hora de postar essas coisas a gente fica tão bravo às vezes que mesmo quando relê a postagem não percebe alguns errinhos de grafia.

    ResponderExcluir
  21. tem também o clube dos vira latas que tem mais de 400 animais e aceita doações em dinheiro, ração ou medicamentos. Para quem tá no facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/ClubeDosViraLatas

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu post! Chamando a responsabilidade para nós! Não dá pra fingir que nao estamos vendo tanto animalzinho abandonado né?
    Esta semana tbm falei sobre isso no meu blog! E hj que conheci o seu! Adorei!
    Visite-me! http://brupalpites.blogspot.com/

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Costumo ajudar o Jardim há alguns anos, com quantias pequenas, infelizmente, pois já sou voluntária de outro abrigo, a Toca dos Gatinhos

    www.tocadosgatinhos.com.br

    ResponderExcluir
  24. já que tocou no assunto, a crueldade dos testes em animais é outro assunto bem válido, não? algo que acontece em maior escala e que muita gente financia mesmo sem saber, comprando produtos de empresas que torturam bichinhos pra melhor desenvolver maquiagem, itens de perfumaria etc.

    (por exemplo: vale comentar que a Nivea, marca comum nas farmácias por aí, não testa nenhum de seus produtos em animais.)

    ResponderExcluir
  25. (e não, eu não trabalho pra Nivea, sou só uma curiosa pelo assunto. rs)

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam