quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um dia no Projac e Ti-ti-ti

Cris, Anne, Ana i yo. Foto: Nathalia Fernandes/ TV Globo
Há 2 semanas fui ao Rio de Janeiro a convite da Rede Globo conhecer os bastidores e a preparação para a nova novela das 7, Ti-ti-ti. Quem é 25+ provalvemente vai lembrar do batom Boka Loka, sucesso dos anos 80 e que fazia parte dos trambiques de Victor Valentim (interpretato por Luiz Gustavo na versão original e por Murilio Benicio na versão que estreia dia 19) contra Jacques Leclair (Reginaldo Faria/Alexandre Borges).



Foto: La Dolce Vita




Eu que sou novinha e e nem tinha nascido na época (a novela foi ao ar em 1985 e foi reprisada no Vale a Pena ver de Novo em 88), lembro do batom mas não lembrava que era por causa da novela. Depois de ver o vídeo acima, saquei porque minha mãe não deixava eu nem chegar perto do batom. Da barriga de mamã, lembro direitinho da abertura, divertidíssima






O tema de abertura dessa vez é gravado por Rita Lee e a versão original era do Metro, anos 80 roots.

A visita começou com uma apresentação da Rede Globo e do Projac (sabia que a primeira novela feita no Projac foi "Explode Coração"? Antes disso, as gravações eram divididas entre as unidades da rede Globo - quem não se lembra da Rua Saturnino de Brito, 74 Jardim Botânico??)
Depois fomos conhecer a cidade cenográfica de Passione, onde a Toscana fica ao lado do Tatuapé. Eu confesso que boiei um pouquinho, já que não estou assistindo a novela, mas o capricho das casas cenográficas de fibra de vido é tão incrível que não tem como não ficar de boca aberta (todas as fotos aumentam e tem mais um monte no álbum)

Olha a farmácia aí gente!

Rá! eu tenho uma blusa igual a essa de oncinha. É da Cea, coleção da XL
O Tatuapé da novela. E de Tatuapé eu entendo!


Passamos pelos camarins, onde vimos Serginho Azevedo fazendo testes de maquiagem na Juliana Alves. Foi por lá também que encontramos Alexandre Borges e conhecemos os i-n-c-r-i-v-e-i-s cenários da novela.

Foto: Nathalia Fernandes/ TV Globo



Painel de referencias
Sabe aquela transição de um comôdo para outro? olha aí


Os cenários são montados e desmontados todo santo dia pois não há espaço para manter todos os cenários montados ao mesmo tempo!

Desejei uma cama baixinha depois dessa, afe


De volta ao QG, conversamos com Serginho sobre a caracterização dos personagens da novela. Eu que nunca parei para pensar no assunto achei awesome descobrir como é preparado todo o visu dos personagens. A novela começa a ser produzida 4 meses, e cada fio de cabelo é devidamente estudado. A caracterização dos personagens é baseada nos tons e em casa novela há uma paleta de cores para make e para esmaltes. A personagem de Claudia Raia, Jacqueline, por ex, tem uma paleta neutra já o figurino tem muita informação.


Serginho, responsável pela caracterização dos personagens


A paleta (palheta?)




Nessa novela teremos esmaltes com a marca da novela e nomeado pelos personagens. Ainda não foi divulgado a marca que os lançará mas essa matéria do Estadão fala em lançamento de batom e Avon. Aguardemos!
Sobre as marcas de produtos que são usados na maquiagem, a maioria é MAC. Quase toda a maquiagem é comprada e estocada antes da novela (25 litros de base gente!), para não correr o risco de faltar produto durante a trama ou ter diferença de cor entre lotes. E informação surpreendente, as marcas menores tem mais tem interesse em demostrar produtos para a emissora que as marcas grandes.


Marilia Carneiro é figurinista da Rede Globo há mais de 30 anos e é aquele tipo de pessoa genial, com pouca ciência disso. As micro saias da Darlene e a meia de lurex de Dancing Days foram invenções dela e não há como negar o poder das telenovelas na tal da moda - não o que sê vê nas passarelas, mas no que usa compra para usar no dia a dia. Ela contou que quando criança desenha histórias de fadas, rainhas e princesas e anotava do lado detalhes da roupa (vestido da princesa -> tafetá vermelho). Contou também que  em Ti-ti-ti teremos uma modelo manequim 42 (para quem é 25- e não assiste TV e não está entendo nada: a trama se passa no mundo da moda, com estilistas, revista de moda, modelos e etc)

Antes de ir embora ainda fomos conhecer o acervo de figurinos e capaz de ter sido a parte que mais gostei. porque relembrei a primeira vez que pirei com uma novela e suas roupas (foi Que Rei sou eu?, o que demostra meu ótimo cof cof cof senso estético)



Figurino réplica do que foi usado na primeira versão da novela
Tudo é dividido por década e época, meu TOC ficou feliz!

Todo o figurino de época é feito na própria Globo, na fábrica de figurinos e há cerca de 240 mil peças em toda a rede Globo! Só no acervo, esse das fotos acima, são 90 mil peças! Cada novela usa de 6 a 10 mil peças e os atores sempre usam figurinos novos. O acervo serve para vestir os figurantes e a cada 3 anos são feitas doações a grupos de teatros e entidades assistenciais - e aceito doações, viu dona Venus Platinada?


16 comentários:

  1. Ai, será que vão relançar o Boka Loka?! Eram tão legais, tão oitentistas...

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a 1ª versão de Ti-ti-ti e era muito divertida. A parte das roupas do Projac é de enlouquer e falando em roupa a sua estava linda e fiquei curiosa quanto ao blazer (lindo, lindo!). De onde ele é (cruzando os dedos para ser bem acessível)?

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que vão regravar a novela... gostaria de ver a original. Ô povo que gosta de regravar novelas, seriados (lembrei do "Barrados no Baile"), músicas (lembrei do KLB rsrs!)... Achei legal o vídeo que postaram. Deixou um gostinho de "quero mais", conhecer as roupas da época, os artistas qdo eram mais novos, os penteados... No mais, adorei o post! Muito informativo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Cynthia, é um blazer super antigo, com ombreira e tudo e lamento informar (eeheh) mas é da VivaVida
    (e antes que surja uma patrulheira do dinheiro alheio,eu GANHEI)

    Menina Veneno, tem a novela inteira no Youtube!
    https://twitter.com/srtabia/status/17996456168

    ResponderExcluir
  5. eu so faz me lembrar o quantoto ficando velha.
    eu assistii, kkkkkkkkkkkkkkk
    o batom boca loka, dixava os homens hipnotizados, feitos pra beijarem muitoooo, kkkkkkkkkkkkkk
    amei sua materia, vou assistir com certeza
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu tinha uns doze ou treze anos e sai que nem louca procurando esse batom (com preocupações de minha mãe sobre os "efeitos" do dito cujo)... Não tinha quase mais nenhum na farmácia na época e acabei comprando o último que era um roxo meio uva escuro que ficou "lindo" numa menina nova como eu era... Quem disse que eu liguei? Tava me achando o máximo!!!

    Janaina Szyk

    ResponderExcluir
  7. nossa que legal conhecer os bastidores e os figurinos, eu já li uma entrevista com a Marília Carneiro, é muito interessante esse trabalho dela e deve ser cansativo tb..rsrs.
    Adoro o blog!
    bjs
    Juh

    ResponderExcluir
  8. Nossa Loo, que bacana!!! Não vejo a hora de relançarem este batom, tenho certeza que será um sucesso!!!
    BJSSSS

    ResponderExcluir
  9. Loo que achadooooo!!!! Amei! Muito obrigada! bjoks! = )

    ResponderExcluir
  10. Eu era criança nessa época e me lembro que só se falava no batm Boka Loka kkkk

    ResponderExcluir
  11. naum consegui ver o vídeo......

    ResponderExcluir
  12. Não lembro desse batom, mas acho que a Globo podia parar com tanto remake, e fiquei pasma: só MAC na maquiagem? Que luxo!

    ResponderExcluir
  13. Eu me lembro do batom Boka Loka, hehehe!

    ResponderExcluir
  14. Nadia, me explica o "tanto", purfa!

    ResponderExcluir
  15. Flor gostaria de saber de que forma eles apresentaram essas fotos dos esmaltes que irão ser usados na novela? teve uma pesquisa? como foi?

    Porque as fotos das unhas desses esmaltes são minhas foram postadas num post que eu fiz em 24 de outubro de 2009. Eles não pediram a minha permissão para usar e me espantei quando vi minhas fotos lá sendo mostradas pra vcs no encontro de blogueiras.

    o post é esse aqui

    http://flornodeserto.blogspot.com/2009/10/comprinhas-esmaltes-novos.html

    Obrigada pela atenção flor.

    ResponderExcluir
  16. "Flor", se vc tem como provar que a foto é sua, fale diretamente com a Globo.
    Não estou autorizada nem habilitada a defendê-los.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam