sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Curso de automake: fazer ou não fazer?


Então, todo mundo conhece o blog da Marina, né? Pra mim, ela tem os tutoriais mais incríveis que há sob este sol, e de todo tipo. Tem pra balada? Tem. Tem pro trabalho? Tem. Tem pra usar com vestido verde? Tem. E daí? Daí que a Marina já disse mais de uma vez que aprendeu a se maquiar sozinha, com a ajuda da internet. Provavelmente se acabou nos vídeos e tutoriais das garotas gringas, provavelmente errou bastante até acertar. Claro que ela tem uma habilidade natural, que ajuda bastante, né? Mas ela é a prova viva que sim, dá pra aprender a se maquiar sozinha! São necessárias algumas inspirações, um pouco de criatividade, alguns produtinhos e muuuuuita paciência, porque a perfeição só vem com a prática, ou assim a gente espera...

Mas nem todo mundo é tão hábil/segura/criativa
. Eu também aperfeiçoei bastante minhas habilidades em automake com a ajuda da internet (principalmente do blog da Marina, mesmo), mas saber pelo Edson, maquiador da Dermage, na primeira aulinha de automaquiagem que fiz, que meu olho esfumado vinho estava bonito e NÃO parecia que tinha levado um soco, foi muito importante para mim. É, gente, eu preciso de aprovação. E não há nada de errado nisso, se a aprovação vem de um profissional gabaritado.

Pra quem, como eu, gostaria de se certificar que está "fazendo certo" (entre mil aspas pois, na real, não tem certo e errado na maquiagem, o que vale é o resultado final), pra quem não tem certeza daquilo que combina melhor com o próprio rosto e quer aprender mais, pra quem se acha super inábil e não consegue nem pegar num (uy) pincel, eu acho muito legal fazer UMA aula de automake que seja. Porque você vai tirar dúvidas, entender o formato do seu rosto e o que 'vai bem' com ele, aprender umas noções de simetria e claro, algumas técnicas. Eu, por exemplo, logo depois do olhinho esfumado que aprendi com o Edson, continuei usando a mesma técnica mas saí trocando as cores que ele usou, pra ver no que dava. É só aplicar um pouco de criatividade e treinar bastante, que daí o negócio flui.

Nós fizemos algumas aulas de automaquiagem nestas nossas vidinhas, com vários professores: além do Edson da Dermage, que citei acima, teve a Adriana, irmã dele e separada de Lady Di no nascimento (também da Dermage, onde a aula dessa vez foi em grupo), depois a fofa da Simone Barcelos, que nos deu aula na casa (linda) dela. A Loo também  fez aula de automake no conforto de seu lar com a Camila Irala, que vocês devem conhecer.  E eu estive com a Letícia da Cinema Makeup num curso super completo. Aliás, tanto a Simone, quanto a Camila e a Letícia nos deram aula com as nossas próprias makes, ou seja, a gente aprendeu a usar o que temos na maleta. Além desses profissionais, claro que não posso deixar de citar a 'nossa' Nani, que também dá aula de automake e mostra que não é nada fraca nos posts da série A Especialista, aqui no blog.

Portanto, se você é hábil, tem go for it e acha que consegue se virar, ótimo: vai economizar um dinheiro e se divertir entre erros e acertos aprendendo a se maquiar sozinha. Mas se você acha que não rola, faça uma aulinha. Os maquiadores acima, e muitos outros, oferecem este serviço.  Lembrando que aqui também vale comparar preços e vantagens (se a professora vai à sua casa ou você vai até ela, se ela te ensina a maquiar com seus próprios produtos ou usa os dela/da marca a que ela atende, distâncias, horários, temas de aula, etc) e decidir o que é melhor e mais conveniente para você.


Foto do post: eu e a Loo, aprendendo com a Simone Barcelos, clicadas pelo Manuel Nogueira.


PS da Loo: que a Nani manda muito bem, a gente já sabe. Eu já vi ela em ação mas nunca tinha sido maquiada por ela. No evento da Natura dessa semana (logo mais tem post) ela fez um olho tipo INCRIVEL (né Alyce?) em mim com UM pincel. Sério, de morrer de orgulho da "garota" (entre aspas, pois ela dorme no formol). Pessoal de São Paulo, quem tem interesse em fazer uma aula com ela? Avisem aqui ...

19 comentários:

  1. Oi meninas! Gosto muito do blog de vcs.
    Aprendi sozinha a me maquiar, mas fuçar os blogs e vídeos da internet me ajudou muito, além de olhar as revistas de moda. Aprendi que a escolha de produtos melhores, levam a melhores resultados; que usar bons pincéis tb é importante, mas eles não precisam custar o olho da cara, marcas nacionais como Pró-Art e Marco Boni atendem bem. Enfim, acho que vai de cada pessoa, tb não adianta fazer curso e não treinar. A make é treino diário, principalmente quando se fala em delineador. Beijão.

    ResponderExcluir
  2. concordo com a Andréia,make é um treinamento diário, para que mnão tem muito jeito para se maquiar acho que o curso vale a pena!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom, maquiagem completa eu não uso (primer, corretivo, base, pó e afins) porque de manhã 7h da manhã e acabando de acordar mal dá tempo de passar lápis nos olhos e batom.
    MAS... as dicas legais que fui catando pra aprender coisinhas mais legais pra "quando preciso" vieram todas da internet, pronvipalmente no canal da Ana Carvalho no Youtube. Só que eu acho o seguinte... algumas pessoas tem postado tutoriais com make "cara" e gringa, que muita gente aqui não tem, não quer, outros nem podem pagar 75 reais por um potinho com UMA cor de sombra. Quando muito a gente tem(no meu caso) um estojinho da P&W e mais alguns cacarequinhos da Vult, Tracta e por aí vai. E claro, essas maquiagens que citei não dão o mesmo resultado de uma da MAC ou Séphora, os pincéis brazucas também não dão o mesmo efeito dos gringos e sinto falt de ver tutoriais com "as coisas que tenho ao alcance das mãos".
    Curso acho bobagem, a menos que a pessoa queira trabalhar como maquiadora, aí corre pro Senac. Pra mim que quando muito dou uma esfumadinha no próprio lápis dos olhos é bem dispensável. Ah, e eu evito me maquiar pq minhas mãos tremem, kkkk!Nem todas as dicas de apoiar o punho no rosto enquando usa o pincel deram certo...

    ResponderExcluir
  4. Oi Meninas!

    Eu adorei o post e concordo com o que foi dito. Tanto que topo um cursinho com a Especialista!
    Sou de SP!

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Gente,
    pra quem precisa de maquiagem todos os dias, vale a pena fazer um curso de automaquiagem. Eu indico o da Payot, em SP. Sai por 95 pilas, mas é bem bacana!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post !!!

    Eu era o tipo apenas batom ou gloss e nem rimel eu sabia passar direito ... mas depois dos 25 , já não tinha mais aquela cara de menina que qualquer batomzinho ou gloss já ficava bom, enfim, resolvi começar a caprichar mais.

    Minha primeira aula foi em 2008 com uma amiga que manda super bem no make e faz produções lindas e criativas. Ela me inspirou a começar e foi nesse dia que fiz uma bela compra (de Avon, Natura, Vult e Luisance, claro, pq não tenho dinheiro nem coragem pra comprar MAC, Nars, Lancome, e afins).

    Um ano depois fiz um curso com uma promotora da Marcelo Beauty aqui de Limeira mesmo, e a uns 4 meses atrás fiz outro com uma maquiadora profissional, em um evento promovido por uma boutique aqui da cidade de onde sou cliente.

    As três me ensinaram truques e dicas diferentes, mas as mesmo assim os resultados são legais. Juntando isso aos blogs que tenho acompanhado na net, como o da Marina que descobri aqui pelo "Vende na Farmácia", tenho me virado muito bem e as amigas sempre elogiam meu look...

    Até que estou bem para quem a 2 anos atrás nem rímel usava... E estou amando ! maquiagem além de nos deixar mais bonitas, faz bem para a auto-estima.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sandra, eu concordo em parte! Porque acho que dá pra trocar na boa a sombra de 75 dinheiros por um duo da Vult, eles têm bastantes cores e são super pigmentados... quanto aos pincéis, tenho vários da Pro Art e da Klass Vough que não ficam nada a dever aos importados, e um dos meus melhores pincéis 'de esfumar' é um Tigre, de papelaria. Eu acho que substituições assim são válidas e benvindas, mesmo quando a gente tá seguindo um tutorial onde a 'professora' só usa MAC. Até porque eu nem posso dar essa grana toda numa sombra...

    E meninas, eu falei em uma aula mesmo, de um dia. Acho que ninguém precisa de um suuuper curso pra aprender a se automaquiar. Vale mais treinar bastante o que aprendeu, mudar as cores, e ir treinando e experimentando. É o que eu acho!

    ResponderExcluir
  10. Nunca uso maquiagem para trabalhar. Minha preocupação maior é deixar a pele hidratada e com protetor solar. Depois, só rimel e batom. Mas acho bonito quem sabe se maquiar. Aprender sempre é bom. Um ótimo sábado para ti. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei a matéria, é muito importante se informar sobre os produtos indicados para cada ocasião e pele. Amo maquiagem.
    Faz uma visitinha lá no meu blog:
    www.muitobonitta.com
    bjss e sejam bem vindas(os)!

    ResponderExcluir
  12. Ana, haha, isso vai ser tema de outro post, porque eu uso uma quantidade espantosamente pequena de maquiagem no dia a dia e talvez quem lê o blog pense o contrário :)

    ResponderExcluir
  13. A internet é uma mãe né não ?? E o google então, um pai! Eles me ensinam muito e é muito bom fazer automaquiagem, quando vem um elogio então ?! :) cooll !!
    Adoraria vê-la fazendo um vídeo desse olho "mara" que fizeram em vc... ensina pra nós fia ?! hahah

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Eu só uso batom e lápis no olho. Se um dia eu achar que preciso usar blush, sombra, etc., vou ter que fazer um curso, porque não tenho muita noção do que é bonito e do que é cafona, só em casos extremos.

    No meu caso maquiagem é como aprender a tocar um instrumento: preciso de alguém com mais conhecimento para dizer se está ficando bonito, ou não.

    ResponderExcluir
  15. Vanessa,

    Para mais informações sobre os cursos, ligue no tel: 3814-2262 (GH Estética).

    Bjs

    Nani

    ResponderExcluir
  16. Lu, estou planejando alguns vídeos, ainda não tenho a logística, mas aguarde!!!

    Bjs

    Nani

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Joo, com certeza absoluta dá sim pra pegar os 75 reais e comprar os duos da Vult, tenho alguns e custam baratíssimo e são muito bons, quando uso gosto bastante. Ainda sobra pra comprar um creminho pas mãos, pros cabelos e tomar um sorvete kkk! Nem tudo que é bom precisa ser caro, né!?
    Quanto aos pincéis da Tigre não é a primeira vez que vejo alguém dizer que tem um pincel de artesanato ou Tigre mesmo e que gosta mais do que dos próprios pra maquiagem, e eles custam bem menos do que um pincel da Nyx, vale a pena!
    Ás vezes chego a desconfiar que se falo em econonia as pessoas vão me achar miserável e avarenta mas realmente penso que se dá pra comprar um duo da Vult por 8 reais, é um despropósito pagar 75 num da Mac se eles tiverem mesma cor, mesmo resultado. Tem até uma propaganda na TV que diz que ngm fica rico gastando como rico... e é mais ou menos por ai mesmo... tem que valorizar o dinheiro pra nunca ficar com a carteira vazia, porque não sabemos quando esse $$ vai ser nosso salvador.

    ResponderExcluir
  19. Aqui em Brasília tem um, Carol make-up. Eu fiz e mudou minha vida. Fiquei tão boa na parada que faço make nas amigas em formaturas e até casamentos. O curso é ótimo.
    bjks!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam