segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A especialista: Make e validade


Este é um assunto delicado. Responda à pergunta: quando a sua maquiagem vence você joga fora ou continua usando??? Na teoria, o prazo de validade existe para assegurar ao consumidor que aquele produto pode ser usado com segurança desde que observadas as condições de armazenamento (exposição ao calor e luz, umidade, entre outras). Já na prática... Você comprou um conjunto lindo de sombras, mas observou que o prazo de validade está vencido... O que você faz? Ignora, afinal as sombras continuam lindas e você arrisca, ou joga fora sem dó?

Eu continuo usando o produto, desde que ele não apresente alteração de cor ou cheiro. Mas para as máscaras de cílios, bases, corretivos e tudo que for cremoso, prefiro não arriscar (ainda mais porque arriscar na minha pele é uma coisa, mas na pele de uma modelo ou cliente não dá...).

Algumas maquiagens possuem a data de validade impressa na caixa da embalagem, mas não no produto. Outras, vem lacradas e a data está impressa neste plástico. Os melhores para controle são os que possuem a data impressa tanto na caixa como no próprio produto. Eu costumo colocar uma etiqueta nos cremosos, para indicar até quando posso usá-lo, já que a validade começa a valer a partir do momento que o produto é aberto.

Produtos cremosos duram menos porque são mais vulneráveis à contaminação do que os produtos em pó.

A maioria das máscaras para cílios tem o prazo de validade de 6 meses, bases e batons costumam ter 2 anos e pós um pouco mais de 2 anos.

Agora você já sabe: fique de olho na validade e principalmente na conservação da sua make, nada de guardá-la no banheiro (muito úmido) ou deixá-la exposta ao calor (porta-luvas do carro).

Tirei algumas fotos de produtos como exemplos.


Fernanda (mas pode me chamar de Nani), artista plástica e maquiadora. Acredito no poder de uma maquiagem para a auto-estima. Alguns minutos e você estará mais bonita para si mesma e para os outros... Nem pense em sair de casa de cara lavada!!!
nanifadigas [arroba] hotmail.com


Ps da Loo: tem um post ótimo no Dia de Beaute a respeito: http://diadebeaute.com/2009/11/sobre-validade-de-maquiagens/

10 comentários:

  1. Olá Fernanda!

    Ótima dica!! Já fiquei muito tempo usando maquiagem sem lembrar que elas também tem data de validade!! Isso pode causar irritação ou alergias..é importante mesmo estar atenta!

    Beijos!!
    x

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber que os produtos que não têm a data de validade explícita têm a indicação de quanto tempo duram depois de abertos. Nunca me toquei que aquele desenho do pote com a tampa aberta significava isso!! Ficava sem entender como pode um produto não dizer qual a validade!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Eu procuro ficar atenta a data de tudo!!! Seja produto alimentício, seja maquiagem ou cosmético em geral. É importante tomar cuidado pois estudos são feitos para garantir que aquele produto mantenha suas propriedades até aquela data com segurança. Nossa pele merece esse respeito né?

    Bjs
    Ara

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post! Porque já senti na pele, literalmente falando... Comprando cosméticos importados, gealmente vem com essas indicações mesmo: 6M ou 12M ou 24M... isso bagunça a vida da gente, pq eu esqueçooooo... daí, tive alergia séria, e pensei que fosse pq passei um fixador e fui pro sol. mas nao, era o meu 'removedor' de make Sephora... Já tava vencido e eu nao tinha me tocado!
    Beijinhos, Fer.

    ResponderExcluir
  5. Bela dica flor.

    Beijinhos
    e convido você a nhecer meu cantinho.
    http://www.deliriosdadayse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma dó danada de jogar maquiagem vencida fora..fico olhando..não passo mas tb não jogo!hahaha

    ResponderExcluir
  7. Este realemnnet é um assunto polêmico! Nunca deixo chegar a esse ponto...uso todas antes da validade dar, mas sempre tem aquelas que agente não usa muito, ai ja viu.....acabo usando!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. po, maquiagem q vence em 6 meses é tenso

    ResponderExcluir
  9. Tenho brigas "homericas" com a minha mae que quer guardar batom velho da decada passada e pior nem usa! Eu fico doida, d-o-i-d-a.
    Alias tem produto que nem dura o tempo de validade, como uma mascara para cilios de uma marca de catalogo bem conhecida no Brasil, quando fui ver só aquele aplicador com uma pasta - tenso.
    Otimo post.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  10. Eu continuo usando sim!
    Pra mim é meio balela isso,as maquiadoras mesmo sempre dizem que sombra e blush não vencem.
    E algumas pessoas jogam fora o rimel quando ele completa 3 meses.Isso seria impossivel ser verdade,ou a pessoa é muito rica,pq geralmente a gente tem vários rímeis e não só 1.Se 1 já não acaba em 3 meses,imagina vários!
    Mas base,sombra cremosa e batom sempre mudam cor ou cheiro,daí tem que jogar fora mesmo!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam