quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pode vender Natura na lojinha?

Naquele post sobre os lojinha* Avon/Natura a leitora Bia Fernandez levantou a questão

Ressalto apenas, que a Avon permite esse tipo de comercialização de seus produtos, enquanto a Natura não. Pelo contrário, a Natura tem representantes (fiscais) que averiguam onde comercializam os produtos, uma vez que essa tarefa, em tese, deveria ser realizada somente pelas suas Consultoras.


Aproveitei o evento da semana passada (sai post ainda nessa semana) para perguntar para a Natura a respeito disso. Segue a resposta da Cíntia Costa, community manager do centro de referência de maquiagem da Natura na web, o Adoro Maquiagem (http:///www.adoromaquiagem.com.br):

"A Natura baseia seu negócio em cadeias de relacionamento, que vão desde a cúpula da empresa até o consumidor final, passando pelo importante elo do consultor Natura. É por isso que não existem lojas físicas da Natura.


Para que este modelo de vendas por consultoria seja respeitado, existem algumas regras. A consultora que tiver um estabelecimento comercial relacionado a beleza (uma farmácia ou salão de beleza), pode vender seus produtos por lá para suas clientes, desde que não os exponha em vitrine externas, por exemplo.


Montar uma loja com nossos produtos, como esta sobre a qual você fez o post, vai contra as regras e a essência da consultoria. Por isso não é permitido e é fiscalizado.


Nosso objetivo é que você, como consumidora, tenha uma consultora que a oriente na escolha dos produtos mais adequados para você, que explique as novidades, e que, com o tempo, vocês criem um relacionamento, em que a consultora sabe quais os seus produtos favoritos e te avise sobre promoções e oportunidades interessantes para você.


As consultoras podem verificar as regras de vendas e divulgação da sua atividade no site da Natura (http://www2.natura.net/NaturaMundi/PT/src/loginCN.asp?lng=0 ). Quem quiser se tornar uma consultora, encontra mais informações aqui: http://scf.natura.net/Conteudo/Default.aspx?MenuStructure=2&MenuItem=25.

*Dona Armenia feelings

28 comentários:

  1. Olá!

    O que ocorre com esta questão é que a AVON possui lojas em outros países e não representantes de vendas (ex: Buenos Aires), por isso ese conceito de que se pode vender em lojinhas. Mas aqui no Brasil as vendas da Avon são através de representantes.

    ResponderExcluir
  2. Ahmmm legal essa resposta. Então a loja que eu comprei está dentro das exigências, pq é um salão de beleza e não tem vitrine... UFA!

    ResponderExcluir
  3. Então...

    Quem não conhece uma lojinha da Natura, quer dizer... quem não conhece uma pronta entrega da Natura?

    Porque pronta entrega, como 'eles' chamam... PODE!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ande pelo Centro de Fortaleza, em shoppings menores como o dos FAbricantes: mil lojinhas, cheias de Natura e Avon, lado a lado, competindo com Luisance e FEnzza nas vitrines... afff...sem esquecer de citar qiosques até no North Shopping fazendo o mesmo.. eita lê lê....

    ResponderExcluir
  5. Uai, então pq a Natura tem uma lojinha dentro do Submarino???

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que na cidade onde moro tem uma Loja imensa dentro de uma galeria com diversos produtos tipo Racco e, principalmente Natura com desconto. Moro aqui há 2 anos e essa loja permanece...
    Acho que isso prejudica um pouco quem trabalha com vendas diretas do produto.

    Bjinhus*

    Mi
    lindadesdesempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Na época em que eu vendia Avon também não podia ter loja. Tipo, você pode vender num ponto fixo, mas não pode colocar uma placa dizendo que é uma loja que vende Avon, nem colocar na vitrine.

    ResponderExcluir
  8. hihihi!
    Quem mora em sampa conhece as lojas pronta entrega Natura/Avon/Jequiti e outras coisitas mais na região central, Av. Paulista, Liberdade, etc... tuuudo o q vc quiser com 25% de desconto à vista em $$ ou 20% no cartão de débito!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, então a Natura tá dormindo no ponto porque aqui em Curitiba tá COALHADO de lojinhas que vendem e mostram os produtos na vitrine!
    É como querer reter o celular que tiver câmera de todo mundo que entra nas casas de show, pra que ninguém faça fotos... chega a ser utópico!

    ResponderExcluir
  10. Uma pena, porque tem várias coisinhas da Natura que eu gostaria de comprar, mas que não compro porque não conheço revendedora nem quero correr atrás de uma. Aliás, sou anti-social e não quero revendedora atrás de mim, quero ir na loja quando eu quiser. Então sempre vou ficando com os produtos do Boticário no lugar, que tem mais ponto que o Bradesco.

    ResponderExcluir
  11. Acho a Natura, no minimo curiosa,....não pode ter lojinha, maisssssss se a danada da consultora, sei la, quebra o pe e não alcança a bendita pontuação, quem pediu um creminho ou um batonzinho, fica a ver navios, e ninguem tem a obrigaçao de conhecer todas as consultoras de sua cidade, vivam as lojinhas, que venham aos milhares!

    ResponderExcluir
  12. Acho a Natura, no minimo curiosa,....não pode ter lojinha, maisssssss se a danada da consultora, sei la, quebra o pe e não alcança a bendita pontuação, quem pediu um creminho ou um batonzinho, fica a ver navios, e ninguem tem a obrigaçao de conhecer todas as consultoras de sua cidade, vivam as lojinhas, que venham aos milhares!

    ResponderExcluir
  13. Tive dificuldade em achar a base e o corretivo ideais para o meu rosto porque a minha consultora Natura não tinha mostruário. Achei somente numa lojinha mesmo. Por que as consultoras não podem ter testes de maquiagem? Aquele truque do caderninho não funciona e no próprio site da marca é indicado que se deve provar no próprio rosto...

    ResponderExcluir
  14. Está aí uma das principais razões porque não compro Natura...acho UM SACO ter que recorrer a alguém para ter acesso a produtos...prefiro fazer isto com calma,sem ninguém " no cangote"...

    Fora que as revistinhas sem amostras dos produtos não resolvem muita coisa quando falamos de maquiagem...

    ResponderExcluir
  15. Sou consultora Natura, não tenho "lojinha" e o meu material com amostras de perfumaria e maquiagem está sempre atualizado... estou esperando o lançamento de Natura Una para comprar o novo demonstrador de maquiagem... não fico "no cangote" de ninguém, aliás nem dá tempo, são meus clientes que entram em contato comigo... eu aviso dos lançamentos e promoções, faço consultoria... a Natura não disponibiliza amostras de todos os produtos, isto não seria possível... se o item não tem amostra, abro o produto e deixo o cliente experimentar, exatamante como nas lojas.

    ResponderExcluir
  16. Ah!, no site da Natura dá para localizar consultores através do CEP.

    ResponderExcluir
  17. Realmente vai contra as regras, mas em breve a Natura vai ter lojas, então essa norma provavelmente vai deixar de existir.

    ResponderExcluir
  18. Haha, concordo, tb sou antisocial e tb não conheço revendedora alguma na minha área - sendo q nem me agrada muito a ideia de sair procurando... e tb tem q prefiro permanecer anônima numa lojinha ou quiosque ^^

    Adorei qdo a Avon abriu quiosque num shopping perto de mim, tão prático, pq a Natura não podia fazer o mesmo? :(

    ResponderExcluir
  19. O fato é que eu quando quero algo da Natura já abri o site, já escolhi e só quero pedir... mas sortuda como sou todas as consultoras que conheço querem vir em minha casa, apresentar mil coisas que eu não quero e isso toma tempo, coisa que estou certa que quase nenhuma de nós tem de sobra. Fora que é estranho vc receber em sua casa uma pessoa que nem conhece, e que vai te dar sugestões de produtos sem te conhecer..né? Não sou muito dada a isso, prefiro ir numa lojinha e comprar direto da Pronta Entrega.

    ResponderExcluir
  20. Poder nao pode... mas a galera faz vista grossa, finge que nao entende e vende... é sacanagem com quem faz o trabalho dentro das regras. Mas cada um com sua consciencia ne!?
    Uso algumas coisas da Natura, e aqui do lado de casa tem uma "lojinha da natura" nao compro la mesmo, seria muito mais comodo pra mim, mas conhecendo as regras prefiro nao fazer parte disso. Alem de produto da Natura uso uns produtos importados tb que compro no site do morangão ... ADORO!!! Os preços sao super bons!
    bjos

    ResponderExcluir
  21. Laura, em breve Natura e O Boticário vão concorrer em duas frentes: a Natura vai ter lojas e O Boticário vai ter venda porta a porta (consultora + revista). Acho que vai ser muito bom para nós consumidoras, porque teremos mais opções. Estou torcendo para isso acontecer logo. Por enquanto as empresas estão organizando suas logísticas.


    Sandra, eu também não curto receber revendedora em casa, na verdade nunca recebi. Pego a revista, marco o que quero, devolvo e aguardo a entrega dos produtos.

    ResponderExcluir
  22. É realmente estranha a ideia de receber uma pessoa estranha em casa que vai tomar seu tempo. Lojinhas pronta entrega são incontestavelmente mais práticas.

    E viva O Boti!

    ResponderExcluir
  23. Desculpa, adoro a maioria das coisas da Natura (e detesto algumas, tipo os pincéis Tabajara da linha Aquarela), mas esse papo de relacionamento com consultora é balela grossa. Como disseram aí, vendem coisinhas pela internê. Que cazzo de relacionamento é esse?
    Além do mais, o legal das lojinhas é testar (porque poucas, pouquíssimas consultoras têm todas as amostras pra gente escolher) e comprar com desconto, porque o precinho não é muito amigo.
    Melhor fingir que não li essa resposta da Natura pra continuar comprando as coisinhas deles sem achar que tô sendo feita de trouxa.

    ResponderExcluir
  24. E alguém acha que eu como consultora quero receber pessoas estranhas em minha casa? Nada seguro, não é mesmo?
    E tem muita lojinha que vende Natura com super descontos, mas que não repassa a promoção do consumidor final... eu disse muitas lojinhas, não disse todas, ok? Sem repassar a promoção do consumidor final e dando descontos de 30% ou mais é possível lucrar muito mais vendendo Natura... e aí, quem faz o consumidor final de trouxa? O consultor Natura que faz um trabalho sério ou a lojinha que atende de forma irregular?

    ResponderExcluir
  25. Olá boa noite...

    trabalhe com perfumes, maquiagens, cremes para cabelo e para pele.
    E tenha até 66% de lucro!!!

    conhesa nossa linha de produto fale comigo

    E-mail necromancer_rj@hotmail.com

    Ah o legal é que pra quem trabalha com natura e avon o negocio flui bem

    Minha esposa trabalha com natura e quando viu os produtos, viu que valeria a pena. pois os ganhos são de 66% enquanto na natura é śó 30%

    ResponderExcluir
  26. Como eu disse no posicionamento, a Natura escolheu o modelo de venda direta por ser um modelo todo baseado em relacionamentos, para oferecer a vocês a venda com uma consultora habilitada para fazer indicações, acompanhar suas experiências com os produtos etc. Sabemos que muitas acabam só passando a revista para as consumidoras escolherem os produtos, mas existe na empresa uma área de treinamento muito forte para capacitar as consultoras para atuarem de acordo com nossos valores.

    Entendo que algumas consumidoras, como muitas de vocês, não achem este o modelo de negócios mais adequado pra seus hábitos e suas necessidades, mas a verdade é que é um modelo que tem dado resultados muito bons e crescido fortemente.

    No dia 14, saiu uma entrevista sobre venda direta versus venda porta a porta com Rodolfo Guttilla, diretor de assuntos corporativos da Natura, em que ele explica o porque da opção pela venda direta. Não tem link no site deles, mas aqui vai um resumo: o modelo é muito bem aceito pelo mercado consumidor, e crescer 21,2% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. A explicação de Guttilla: "O crescimento consecutivo e forte é sustentado em três pontos: relacionamento, produtos de qualidade e conveniência".

    Vocês questionaram sobre a loja virtual, que não passa por uma consultora. Fui atrás da área responsável para explicar para vocês e descobri que esta é uma solução para quem não tem uma consultora na sua região. Mas podem reparar que as promoções da revista Natura não são reproduzidas no site - isso porque a empresa quer incentivar a venda direta.

    Mas acho importante que entendam, também, que a Natura está sempre fazendo pesquisas e revendo seus modelos. É uma empresa muito antenada no mercado e este investimento em redes sociais, por exemplo, é uma mostra de que estão querendo ouvir o que dizem seus consumidores e potenciais consumidores e estudar o que vai bem ou mal no seu negócio.

    Espero ter esclarecido!

    Qualquer dúvida, estou à disposição. Já dei meu e-mail aqui? cintiacosta@adoromaquiagem.com.br

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  27. Bem se compro um produto ele é meu. Se este produto é meu, eu o vendo de forma que eu achar melhor. Entendo sua política, mas acho que vcs precisam entender o lado da revendedora também. Onde trabalho é um shopping a céu aberto quase não há revendedores, mesmo pq estamos lá para trabalhar e não temos tempo de ficar indo de loja em loja vender. Se pudéssemos ter um ponto fixo, como uma lojinha, que fizesse este link, as compradoras já saberiam onde compara, saberiam que teriam o produto que queriam a ambos, cliente e revendedora estariam satisfeitos. Mas vc, da natura, sempre vem com aquele papinho que isso não nos interessa, que nossos clientes estão satisfeitos com o método....tudo mentira, todo mundo reclama pra caramba de ter que encomendar as coisas. E vcs, como vendedores, são capitalistas e precisam, sem hipocrisia que lhes é peculiar, do dinheiro dos clientes assim como as revendedoras. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  28. É mentira que a Natura não vende em loja.
    Venha até a Galeria Paz , Av. Ernani do Amaral Peixoto, nº 36 , Niterói - centro - RJ e verá, logo no térreo uma grande loja vendendo produtos da Natura, Avon e outros com descontos de até 50%, tem ainda mais duas na sobre loja.
    Pergunta: como ficam as coitadas das promotoras que não ganham salário, férias e outros direitos trabalhistas e ainda tem que competir com essas grandes lojas?
    Diante disso, aconselho que as vendedoras procurem outros produtos mais para vender.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam