segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A especialista: Sombra azul: pode?

Outro dia em um evento, surgiu o papo de sombras coloridas e tal. Não sei porquê, mas sombra azul virou sinônimo de cafonice. Aliás, eu acho que sei porquê. De uns tempos para cá, comecei a reparar na maquiagem de pessoas em vários lugares: supermercados, padarias, shoppings, restaurantes, banheiros e por aí vai. A conclusão desta pesquisa de campo informal foi:

  • Muitas pessoas não tem noção do tipo de maquiagem que devem usar no trabalho Não levam em consideração o estilo de roupa (formal, fashion, esportiva, casual...)
  • Esquecem que a sombra X que a atriz da novela usa, pode não ficar tão bacana no seu tom de pele
  • Acabam desvalorizando seu visual na tentativa de ficar mais bonita Aplicam a sombra apenas na parte móvel da pálpebra

Tenho consciência que muitos destes pequenos (ou grandes) deslizes, acontecem pela simples falta de informação e confesso que já me segurei diversas vezes para não abordar uma pessoa e dar um toque sobre como usar a sombra azul a seu favor e não contra.
No mais, AMO a cor azul e acho super "usável", desde que você saiba adequá-la à sua roupa e principalmente personalidade. A grande questão não é a cor em si, poderia ser verde, roxa, pink, qualquer uma, desde que exista uma coerência, uma complementação da imagem e não apenas uma cor jogada nos olhos para "dar uma alegrada"...


PS: Não tenho a pretensão de fazer um manual "pode X não pode", estou longe disso!

Fernanda (mas pode me chamar de Nani), artista plástica e maquiadora. Acredito no poder de uma maquiagem para a auto-estima. Alguns minutos e você estará mais bonita para si mesma e para os outros... Nem pense em sair de casa de cara lavada!!!

nanifadigas [arroba] hotmail.com

28 comentários:

  1. Oi Nani!
    Eu também gosto de sombra azul, mas claro, usada de modo adequado, num tom não chamativo e no local correto com a roupa correta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a sombra azul fica bem em pessoas com olhos azuis também, se for um azul céu... Já o azul marinho gosto de ver em vários looks, mas para maquiagem de noite e festa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente... não é a cor, e sim como/quando se usa!
    Não sabia que achavam cafonice... rs.
    BjBj

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Já vi pessoas usando errado principalmente em lugares que vc citou supermercados restaurantes, são balconistas secretárias agora quanto a cor não é só azul usam todas as cores a forma como uam é que fica feio.
    Vc está certa. tem algumas que usam a sombra ainda bem fininha pra ficar parecendo apenas um traço colorido lembrando delineador!
    Feio!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de ver essas maquiagens mais ousadas, mas por falta de prática/habilidade, acabo nem arriscando. Acho que a sombra colorida usada como sombra neutra não dá!

    ResponderExcluir
  6. amoo sombra azul é uma das cores q combina com todo tom de pele amoo

    ResponderExcluir
  7. Amo sombra azul tbm! Mas quando eu quero usar, tento separar um tempinho maior pra fazer minha maquiagem. Pq pra mim tem que ta perfeitinha, senao nao rola, neam?

    Sou nova aqui pelo blog, mas ja to amando! Voltarei mais vezes!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Confesso que tenho uma sombra azul, linda, que parei de usar devido a este "boato" sobre cafonice.

    No dia a dia, prefiro ficar no básico mesmo, já que usar uma maquiagem mais ousada não tem nada a ver com meu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. super amo sombra azul. uso várias
    criei meu blog hoje
    se você pudesse visitá-lo, eu adoraria
    http://cosmetictester.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que era "cafonice" sombra azul. Eu acho um arraso! :D
    Mas todo make tem que ter um porque do uso. Tem que ser coerente, concordo plenamente.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Sabe... o mercado da moda me dá um certo nojinho...
    sombra azul é brega
    batom azul é puro luxo

    Comoacém?

    ResponderExcluir
  12. Como em qualquer sombra e na maquiagem em geral deve ter coerencia na hora de usar, saber que um pretão no olho nao serve pra o trabalho e assim vai.. :D Eu amo azul, talvez um esfumaçado azul mais claro junto com um rimel já é o suficiente para um visual de dia e no trabalho assim nao abre mão das cores que gosta e usa de forma adequada :D beijooo

    http://julianasullivan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muitas vezes não é nem sombra.
    É aquele lápis barato azul metálico, daí a pessoa sem informação pensa: Opa! Se é lápis tem que ser aplicado em linha. o.O
    Daí fica aquela coisa horrorosa.
    O mesmo acontece com o lápis branco.
    Mas isso, acredito eu, que seja falta de um toque.
    Do mesmo que algumas mulheres usam sombrancelha pintadas pavorosamente, achando que estão arrasando, e outras que fazem degradê de sombra sem mistura-las amontoando num lado da pálpebra uma sombra e no outro outra.
    Enfim... é isso. rs

    ResponderExcluir
  14. E qual é o jeito certo de usar sombra azul?

    ResponderExcluir
  15. Não pude deixar de notar o comentário que diz "já vi pessoas usando errado principalmente em lugares que vc citou, supermercados, restaurantes, sao balconistas, secretarias" GENTE segura isso!! Se você não fala algo na cara de uma pessoa é pq não deveria escrever. Achei extremamente preconceituoso.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho olhos verdes e gosto muito de sombra azul( mais apagadinho) e de azul escuro pra noite. E qt a essa coisa de tom de pele e composições de cores acho relativo. teoricamente tons violetas seriam o complemento ideal para o verde e em mim fica ridículo. parece que tomei um soco. no final das contas o resumo é: teste em casa! fotografe, olhe em diferentes luzes e não teime de ousar logo numa festa bacana.

    ResponderExcluir
  17. http://www.makeupaddicted.com.br/2010/09/o-canal-de-lisa-eldridge-no-youtube.html

    sombra azul! rs

    ResponderExcluir
  18. (Acho que é o meu primeiro comentário por aqui rs...)

    É só saber usar...geralmente eu uso a sombra azul como um toque na maquiagem dos olhos, não como a base dela. E honestamente, fica muito bonito. E eu particularmente uso à noite, visto que não tenho o costume de me maquiar durante o dia.

    ResponderExcluir
  19. Cafona é quem acha cafona, pq com certeza não deve saber usar.
    E desinformadas, pois uma das cores tendência desse verão vai ser novamente o azul, juntamente com os tons pastéis e fluo.

    ResponderExcluir
  20. Só não entendi o que que as 3 conclusões têm a ver com a sombra azul. Elas se aplicam a qualquer cor de sombra usada semnoçãomente.
    Mas concordo que a ideia de que sombra azul é cafona vem do fato de que essas pessoas, digamos, menos instruídas, costumam usá-la pra tudo e de qualquer jeito. E também as pessoas que não se vestem bem, independente de classe social, sempre tão lá com a sombrona azul combinando com a blusa. Aí fica difícil dissociar a sombra azul da breguice.
    Acho que é o mesmo princípio do salto de cristal...

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que o comentário da Veronica definiu bem o que se quis dizer: "sombra colorida usada como sombra neutra não dá"

    fim.

    ResponderExcluir
  22. Gente, o problema não é a sombra azul, mas sim quem a usa e como a usa. Eu nunca tinha lido ninguém comentando sobre essa loucura da sombra azul. O problema é o azul claro cremoso brilhante, que fica um horror em quem tem é mulata, morena, parda, sei lá. Quem tem a pele meio escura e amarelada, alaranjada, esverdeada, não dá... Tem tantas cores que ficam boas com esse tom de pele, que a ilumina e a deixa viçosa, mas tem gente que insiste...
    Alguém aí em cima falou que o comentário sobre o tipo de gente que usa errado foi preconceituoso. Mas não é preconceito. Tem cores que simplesmente não combinam com certos tons de pele, sinto muito, não importa se é tendência do verão...

    ResponderExcluir
  23. Ah, outro problema é que as pessoas não tem noção nenhuma (bem, nem todas) da cor da pele delas...

    ResponderExcluir
  24. "Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente."

    Interessante seria ver a foto de todas de sombra azul usada corretamente, assinado embaixo com suas profissões! Só Europeu na sombra azul... aff cada uma.

    ResponderExcluir
  25. A Nani disse que reparou na maquiagem das pessoas em "supermercados, padarias, shoppings, restaurantes, banheiros e por aí vai". Lugares que são frequentados por pessoas de todas as cores/ tamanhos e modelos, certo? E não somente por secretárias e balconistas! E seguindo a linha de raciocinio dos comentarios, essas pessoas que usam sombra azul errada tem a pele "mulata, morena, parda".

    Gente, se isso não for preconceito, eu não sei mais o que é.

    E se o tom da pele influencia, que tal a minha irmã, que é mais branca que leite desnatado, e que quando usa sombra azul fica horrivel, parecendo que levou uma porrada (por causa das veias azuis que tem perto do olho)?

    Mais cuidado com o que escrevem, meninas! É muito fácil ofender alguém, ainda mais em um site com tanta visibilidade.

    ResponderExcluir
  26. Adoro sombra azul e podem falar que é cafonice a vontade, to nem aí, eu uso o que eu quiser .. rsrsrsrs... Além do mais, tenho o olho castanho claro e é incrível como a sombra azul acende o olhar e faz meus olhos parecerem esverdeados, fica lindo!

    Queria saber também sobre essa onda de dizer que combinar maquiagem com a roupa é brega, se eu não combiná-la com a roupa, vou combinar com o que ???

    Tudo bem que colocar uma blusa verde cítrico e uma sombra verde limão não é uma boa pedida, mas e se eu quiser um tom-sobre-tom e apostar no verde musgo, sou brega?

    E se eu tiver com uma blusa listrada com tons de cinza, roxo e lilás, e resolver usar uma sombra beringela, sou brega?

    ResponderExcluir
  27. Muito bem, Amanda. No final de tudo, a Nani fez um post super interessante e uma ou outra se viu no direito de comentar de forma preconceituosa sobre a cor, profissão e classe social de outras pessoas. Isto é feio e desnecessário.

    ResponderExcluir
  28. Nossa, eu já tinha percebido isso tb Adalva!! Meus olhos tb são castanhos claros e qdo eu coloco a sombra azul aindam perguntam, "ué, seu olho é verde??" hahaha, me amarro!

    também concordo com a Beinha q esse preconceito não tem nada a ver. Vai falar que a rihanna e a beyonce são bregas? elas usam sombra azul direto e fica muito lindo!! na boa, ELAS são tendência, não vocês...

    na verdade, como a minha cara é meio pálida (NW20)acho mais dificil escolher o azul, se colocar qq tom ele berra pq aparece demais, na pele mais morena acho que esse problema não existe.

    No mais, ainda concordando com a Beinha, gostaria de saber como afinal se aplica a sombra azul!

    Mas cuidado, pq a pergunta é capciosa!! pode ser que vc responda uma coisa que em outro site se confronte abertamente no método, tom etc, e aí, quem será o brega??

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam