terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rapidinhas: das coisas que aprendi.


Duas verdades: 1) ninguém nasce sabendo e 2) quem não tenta, nunca consegue. Resolvi escrever esse post pensando nas diquinhas belezísticas que venho reunindo nestes quase 32 anos de vida (o que não é ruim de jeito nenhum, completar anos é a ordem natural das coisas mesmo e, quando digo que estou 'velha' é sempre de brincadeira: acho muito louco alguém que acabou de passar dos 30 e diz isto a sério!). Algumas delas aprendi cazamigas, Loo inclusive. Outras, siiiimmm, aprendi lendo o que há disponível sobre beleza na internet. Também tem as que 'aprendi sozinha', ou seja, metendo a mão na massa e errando um monte de vezes. Hoje começo o dia com uma série delas:

+ A moça não precisa usar base no rosto inteiro. Se a pele ficou uniforme com a base aplicada em apenas algumas partes do rosto, o produto já cumpriu a função!

+ Lição do dermato: filtro solar não é hidratante - a menos que o seu hidratante facial contenha um fator de proteção solar dusbão. Mesmo assim, recomenda-se o uso do filtro também nas áreas que ficam mais expostas, como colo, mãos e braços (sabe o bração que fica na janela do carro quando você dirige? então!).

+ Se você está contendo gastos, não precisa ter um produto que SE CHAME iluminador. Usar uma sombra que orne com a sua pele, em substituição ao iluminador, já está de muito bom tamanho. Batize-a de iluminador, economize e seja feliz.

+ Eu achava que água termal era frescura, até o dia que um produto da Clinique me deu uma mega alergia na área dos olhos, e só a água termal deu jeito.

+ E por falar em alergia, é algo que você não sabe se tem até ter. Até o dia que você se expõe ao agente que te dá alergia, não tem como saber se vai rolar ou não. Portanto, um produto que TE deu alergia pode ser bom PRA MIM, e vice versa. Não é porque deu alergia na sua amiga que o produto "é ruim".

+ Existe mais ou menos um consenso de que retocar a sobrancelha com sombra e pincel dá efeito mais natural do que retocá-la com lápis. Ok. Eu aprendi que usar sombra cinza na minha sobrancelha, ao invés de marrom, dá um efeito mais natural. Não tenha medo de testar até descobrir o que é melhor para você. Tem gente que usa até lápis comum, de escrever no papel. Embora eu não possa recomendar, nem acho que o olho vai cair só de fazer isso.

+ Vivo repetindo que já fui pra balada direto do trabalho apenas com um monte de rímel nos cílios e o mesmo batom aplicado nos lábios e nas maçãs do rosto, como se fosse blush cremoso. É verdade!

+ O deus da maquiagem nem vai te fulminar com um raio se você usar seu pincel 'sujinho' de base pra dar uma suavizada naquele blush que aplicou demais...

+ Precisei treinar bastante até conseguir que o delineador líquido não parecesse um eletrocardiograma na minha pálpebra. Descobri que apenas ENCOSTAR o aplicador na linha rente aos cílios, de um jeito que ele esteja paralelo ao olho, é mais fácil do que tentar "escrever" na pálpebra com o delineador, como se ele fosse um lápis perpendicular ao papel (rá, essa dica exige conceitos complexos de geometria :P). Concordo que aplicar delineador em gel com pincel rígido é bem mais fácil, mas não acho o resultado tão bom quanto o do delineador líquido. Questão de gosto!

+ É bem difícil de alguém saber, só de olhar, se esse batom lindo que você está usando é da MAC ou da Vult.

+ Assim como várias meninas que escrevem na internet, eu acho mais fácil fazer o olho esfumado ANTES de fazer a pele, porque a sombra sempre cai um pouco e suja o rosto.

+ Você não é um ET só porque acha que curvex não funciona pra ti, nem todo mundo é igual e maquiagem é uma coisa personalíssima! Eu acho que ajuda bastante, mas também consigo um bom resultado curvando os cílios com meus dedos, numa boa!

+ Quer uma boca mais matte? Experimente passar UM POUCO (óia lá, UM POUCO) de pó compacto, de leve, com o pincel, sobre o batom já aplicado. Funciona com a maioria dos meus batons cremosos sem cintilância, já com os cintilantes acho que fica meio esquisito.

+ Por último, mas não menos importante: não existe certo e errado na maquiagem, contanto que se faça as coisas com um mínimo de segurança (pra dar um exemplo de coisa que eu acho que vai contra a segurança, só pra ilustrar, cito aquela 'máscara facial' feita com areia de gato, que rolou uma época na internet, e coisas afins). Não é porque eu passo sombra de um jeito, a Vic Ceridono passa de outro, a Marina Smith de outro e a Pat McGrath de outro e VOCÊ de outro totalmente diferente, que alguém está certa ou errada. Ficou bom pra você? ÓTIMO. Não importa se usou pincel, cotonete ou o dedo!

O objetivo do post não é uma aula super completa do que fazer ou não fazer, nem sou qualificada pra isso! Mas alguns desses toques foram úteis pra mim, e de repente podem ser úteis pra leitora também!

Imagem daqui.

37 comentários:

  1. Joo, bom dia!

    Tenho ovários policisticos, por conta disso paro de tomar pilula e minha pele fica com aparencia "grossa", vc sabe indicar o que posso usar para deixar a pele menos feia?

    Obrigada desde já e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... muito bom esse post! As vezes me achava uma doida por preparar a pele depois de fazer o olho, e por nao fazer um delineado certinho... E pra mim, muitas vezes a Vult é melhor que a MAC!

    ResponderExcluir
  3. FlahH, minha resposta é meio boba, mas assim mesmo... vc já falou com um dermato? Eu acho que hoje em dia a dermatologia é bem preparada pra resolver questões desse tipo.

    De qualquer forma, o que dá uma renovada na minha pele é esfoliar 3x por semana, além da lavagem do rosto e do hidratante pra pele oleosa. Em mim faz uma baita diferença. Mas não deixa de consultar o dermato, não!

    ResponderExcluir
  4. Dicas sempre são super bem vindas!!!
    Valeu pelo post!!
    Beijinhos
    http://www.papodemeninas.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, Joo. Muito coerente e bem explicativo. Um exemplo que sempre falo por mim: eu só tenho UM PINCEL (de blush) , que mal uso, já que normalmente uso Benetint. Faço a maior parte da minha maquiagem com meus dedinhos.

    Cada pessoa é diferente né? Tem conta bancária diferente, tem um estilo diferente, uma forma de vida diferente... por exemplo, quem não curte balada e é mais caseira tem a tendência de ter menos produtos de maquiagem... e assim a vida vai seguindo feliz, cada um sendo um tiquinho diferente mas repartindo experiências (como vc fez nesse post!)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal essa coisa de preservar "o que é certo pra mim nem sempre vai ser certo pra você". Detesto o jeito imitador que as vezes a sociedade nos passa.
    Parabéns pelo post e obrigada pelas dicas.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Cada um com sua doidice.
    Não existem regras mesmo, existem recomendações pessoais.

    Bjs
    =]

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, como sempre amo o Vnf?
    E afinal...
    'De médico e louco todo mundo tem um pouco né não?'

    bju bju

    wwww.prikastro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vc disse que o objetivo do post não é uma aula do do que fazer ou não fazer. Eu digo que foi uma deliciosa amostra de como ser livre. Muitas regras fazem de algo mágico, que é se maquiar, uma chatisse. Bom senso deve antes de tudo o nosso termometro. Tenho pele negra, e a grande maioria dos post, tutoriais de maquiagem, etc, não levam isso em conta, portanto experimentar é meu segundo nome. Foi na base da experiencia que a maioria das coisas que amamos foi inventada. Parabéns pelo post refrescante..

    ResponderExcluir
  10. Menina, super apóio e concordo em número, gênero e grau com tudo o que você falou! com meus 21 anos de experiência afirmo que realmente não existe certo ou errado e sim o jeito de um e de outro.
    Na make, o certo é a fia ir testando até se encontrar, tipo revelação de vida. Hahahahahaha


    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Post ótimo, Joo! E acho que o mais importante você falou: maquiagem é pessoal, o que vale é testar se as coisas funcionam pra você, né? (Apesar de suas dicas serem todas bacanas, acho que bem valem um teste de todas!)
    Bjs.!
    Lau
    http://belezaexteriorblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Hehehe! Eu ri! Achei esse post ótimo! Tem vezes que a gente esquece desses pequenos detalhes e não percebe que o cada pessoa é uma pessoa e ninguém precisa ser ou fazer igual a ninguém!

    :)

    ResponderExcluir
  13. Eeeeeeeee! Depois desse post meu complexo de ET acabou, porque não gosto muito de pinceis rsrrsrsrs...para aplicar sombras eu uso a tal esponjinha que muita gente acha inútil :D
    Curvex aqui seria desperdício, meus cílios são claros e pequenos. Só aparecem com o rímel e olhe lá rsrsrs...

    Demais esse post, parabéns!

    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Teve um comercial da Natura há um tempo atrás que falava que maquiagem não tem regras, mas tem dicas rsrs É isso mesmo hahaha. Única pergunta pra meninas que usam esponja (ou os dedos, whatever). Já experimentaram usar pincel de sombra? Porque eu pelo menos fui feliz anos usando a esponja. Aí conheci o pincel e... WOW! Vou usar uma analogia que a Marina do 2beauty fez: é como comer club social td dia no recreio. Aí vc conhece a bono! Hahaha

    ResponderExcluir
  15. a dica do curvex mudou a minha vida. Eu sempre tive certeza que meu dedo dava o MESMINHO resultado. E mais,concordo de tudo sobre a beleza que existe em batons da MAC e da VULT. Encontre o seu.
    Não costumo comentar, mas esse post foi dez.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! Eu sou uma que nunca passa base ou pó no rosto inteiro, só na zona T. Curvex eu até gosto, mas e a preguiça (pra não falar da descoordenação, porque sempre belisco ozóio)?

    ResponderExcluir
  17. Adorei! sempre pensei assim! vou postar no meu blog um link, pode?

    ResponderExcluir
  18. Vc disse tudo!
    Muito bom o post!
    Mil bjs!!!

    ResponderExcluir
  19. Post sensacional, parabéns! Adoroo site por isso, simples, objetico e chei de razão...

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post e a desconstrução do "tem que ser assim" e da relativizada sobre o efeito dos produtos.

    ResponderExcluir
  21. "O deus da maquiagem não vai te fulminar com um raio..." hshshshs é isso aí!!
    Adorei o post!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Amei o Post!
    Ri horrores!
    Gostaria muito de por um link no meu blog pra este post, posso?
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Minha idala! :D

    VnF não é sucessão a toa!

    E vou dizer, sou a rainha de 'limpar' blush marcado com pincel sujinho de pó, hahahahahaha
    Meu santo remédio!

    ;***

    ResponderExcluir
  24. Adoorei o post!
    Sou uma anônima que visita aqui SEMPRE, e que nunca deixa comentários achando que mais um não vai fazer a diferença! Mas eu acho que esse sucesso todo do blog é realmente por causa desse mais um comentário, do que as pessoas pensam, elogios e dúvidas!!
    Ahh e as dicas sãoo ótimas!
    Sempre me achei super errada por não querer fazer a pele antes dos olhos...rsrs!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  25. Tudo verdade verdadeira, das boas! E mais: sabe q eu não tinha pensado em usar sombra cinza pra sobrancelha? E como vc usou água termal pra alergia no olho?
    Eu já usei base apenas na parte central do rosto, espalhando de leve para os contornos, e ficou ótimo para o dia, sendo q nem sou mais uma "menina"...rs Beijocas a voces!

    ResponderExcluir
  26. Clap! Clap! Clap! Adorei o post! Eu mesma sou rainha de fazer maquiagem com o dedo, muito mais rápido e prático. Já o Curvex só entendo a finalidade daquilo em fotos de "antes e depois" do curvex, pq pra mim nunca serviu.

    ResponderExcluir
  27. Em epocas de 'tem que ter', 'it' e 'se vc nao tem, é mediocre' esse post so vem mostrar que tem coisas que o dinheiro nao compra! Personalidade pra batizar sombra de iluminador sem vergonha e preconceito é mesmo pra quem nao se prende a conceitos e quer mais é ser feliz e o mundo que se dane!
    Pq comprar as coisas no cartao e depois pedir pro papai pagar é muito facil!;)quero ver fazer malabarismo pra chegar o fim do mes no zero;chegar no negativo é facil!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  28. Joojoo, que post óóóteeeeeeeeeeemo!
    Foi com vc que aprendi que até marca boa pode dar alergia e isso é Ok. E que passar batom na bochecha não era um segredo nojento que eu tinha que levar pro túmulo hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. É, vc falou e disse!!! Se todo mundo usasse o mesmo produto, tivesse a mesmo opinião, o mesmo tipo de pele, as mesmas idéias ideológicas e afins, que mundo viveríamos? Essa é a parte mais legal da interação inter-humanos, e mais ainda a interação na blogosfera, que vc indica, eu testo(ou não) e vejo o que melhor me agrada, se me cai bem, se tem a ver comigo.. adoro esse mundo dos blogs, com ele a gente aprende muita coisa, e ensina tb!! Parabéns, bjinhos

    ResponderExcluir
  30. Simplesmente amei o post!
    Parabéns!!
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Utilidade pública esse post..
    Muitas meninas que se encantam com esse mundo maravilhoso das makes saem como loucas comprando tudo o que veêm...
    Não é bem assim !

    Excelente esse post !

    Eu,por exemplo, ainda não tenho curvex e consigo um efeito MARA Com a SuperShock e meus dedos hahaha

    É isso aí...

    Bjs

    Ale

    ResponderExcluir
  32. [atrasado]
    Meninas que perguntaram sobre linkar o post: Creative Commons, gente!
    http://www.vendenafarmacia.com/2009/11/lets-aprender.html

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam