domingo, 16 de janeiro de 2011

Socorro (not): não sei quando são as semanas de moda!!!!

Hein?

Impressionante como sou desantenada (ironia mode OFF mesmo, hein): só fico sabendo que as semanas de moda existem quando vejo blogs postando sobre o assunto. Por isso é que, antes de ter blog, eu achava que havia apenas UMA SPFW por ano. Afinal, pra quê mais, né?

Até estive em uma noite de uma SPFW. Depois do trabalho, porque né, alguém tem que pagar as contas. E foi legal, porque conheci algumas pessoas legais (oi Alyce! oi Renata!) e bati papo com socinha Loo enquanto tomávamos xampã no lounge da Rexona... o que poderia ter rolado em qualquer lugar, mas foi lá e eu curti. Desfile mesmo, não vi. Vi passar gente de todas as vibes, gostos, estilos, alturas, pesos. Daí fui pra casa (de táxi, reza a lenda que encontrar vaga na Bienal é impossível) e fui dormir sem traumas. Não somou nem subtraiu, saí de lá a mesma que entrei.

O que eu acho chato em semanas de moda é a glamourização bizarra. Glamour é lindo, gente, mas até ele tem limites. A ditadura de regras, o pode-não-pode, o eu-tenho-convite-pro-desfile-da-marca-X-e-você-não (troque "desfile" por "lounge" e dá certo também) acabam tornando chata uma coisa que era pra ser legal: se expressar usando o que você gosta, ser criativa na hora de combinar as peças e, claro, comprar roupa nova!!! Tá, esta última eu adoro, mas sei que tem gente que odeia. O ponto é: toda essa babação pelo que é caro, pelo que é exclusivo, pelo que só os ricos e famosos (que nem sempre são chiques) podem comprar é cafona e muito chata.

O que não significa que tudo o que sai da semana de moda seja assim: aposto que muita gente que está lá estudou bastante para trazer ao público coisas bacanas. Aposto que muita gente que está lá e não estudou NADA tem as intenções certas e o talento certo. Aposto que meninos e meninas que escrevem blogs excelentes frequentarão essas semanas e nos trarão um monte de idéias pra se inspirar, lançando mão de artifícios que possamos pagar (né, Ana?). Não quero falar em democracia pra não parecer demagógica. Que tal então falar em criatividade, que é de graça e não exige convite e nem credencial???


Este post nem é levantação de bandeira, não. É uma constatação de alguém muito, mas muito desantenada mesmo, e que sempre coloca gosto pessoal e conforto acima do que diz qualquer publicação especializada em moda. Vai calhar de eu gostar de algo que está na moda? Claro. Mas não uso clog nem que me paguem. E aposto que você aí deve detestar duas ou três peças que tenho no guarda-roupa e adoro.

Acontece.





Imagem daqui.

15 comentários:

  1. Nunca participei de nenhuma! Bjo

    ResponderExcluir
  2. clap clap clap. amei o q vc escreveu. é exatamente o q sinto tmb. bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai concordo, acho que existe muito deslumbramento rolando à solta por aí! Às vezes tenho a impressão de que algumas pessoas vão nessas semanas de moda só pra escrever no twitter o quanto elas são bafão, o quanto conhecem gente importante e a quantidade de convites e brindes que ganham. Enquanto isso o lado da moda, dos desfiles mesmo, mal é falado e só é possível encontrar informações pertinentes em sites especializados (há exceções de blogs, perfis de twitter e de sites especializados).
    Ps: também não uso clog nem a pau!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, acertou em cheio...ah! Clog e saruel não uso nem por decreto! Acho uó!bj

    ResponderExcluir
  5. Tem coisas que são ridículas mesmo. Mas Money is Money, sacou? ahahah
    Para se divertir um pouco com o besterol, siga o site do GNT.COM.BR então você ficará por dentro das notícias, afinal ficar alienada não é bom para ninguém, né? O mundo é todinho nosso, temos que saber o que acontece rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fui ligada em desfile e essas coisas. Não que ache chato e tal, mas acho na maioria das vezes bem inacessivel. Concordo com você que a gente deve pinçar as coisas que gostamos e se assim quiser usar no nosso dia a dia. Enfim, também só fico sabendo dessas coisas quando vejo um monte de blog escrevendo a respeito e adoro quando encontros blogs que não escrevam a respeito. Bjão***


    http://www.aguademaismataplanta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Um dia eu pensei assim: nossa, acho que toda semana é " fashion week" de algum lugar do mundo ( depois de ter topado com algumas dezenas por aí), do que esse povo tá se gabando?
    Eu acho que o povo perverte tudo mesmo com essa coisa de de querer ser quem não é. O triste é que, como vc disse, na teoria, era pra ser muito legal. Blog de moda era pra ser legal. Semana de moda era pra ser legal. Mas vira tudo um eu-tenho-você-não tenhê bem chato.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Essas semanas só servem pra vc olhar praquelas modelas esqueléticas e desitratadas de pertinho e se achar mto gostosona e depois encher a pança sem medo no Burguer King huhauhauhau

    ResponderExcluir
  10. Ameeiiiiiiiii seu blogggggg......

    bjsssssss

    http://papinhodeloira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Fantástico. Faço das suas as minhas palavras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei muito esse post!
    Sabe, eu faço facul de moda, e essa semana eu pensei exatamente isso: pra que tanta arrogância? A moda não era pra ser instrumento de escravização e humilhação das pessoas só pq não estão na "tendência" ou não tem como comprar aqueles pedaços de pano caríssimos. A moda não é pra gente se divertir, pra se sentir mais bonita?
    Eu tb não uso clog nem a pau rssss! Nada contra quem use e ache bonito, mas o q tem de gente que compra só pq é "tendência" e pra esfregar na cara dos outros "mortais"... ah isso infelizmente tem!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro ir na SPFW porque realmente sou apaixonada por desfiles de moda desde os 5 anos de idade quando fui no meu 1ª desfile, depois fui modelo e tal, sempre tive um pézinho nesse "mundinho", embora ache que o evento é mais pro pessoal que trabalha com moda mesmo e tá lá pra ralar e não pra aparecer, eu gosto mesmo, além dos desfiles das marcas que curto, o bate papo e encontro com blogueiras amigas e tomar champanhe de graça nos lounges, mas fico longe do pessoal de nariz empinado que se acha celebridade e ainda coloca óculos escuros rsrsrs me divirto. Gosto tbm de ver a moda fora das passarelas, de gente normal, vida real, o resto é lorota.
    BjoBjo;)

    ResponderExcluir
  14. Ah, Celina, eu acho que até curtiria os desfiles se tivesse disponibilidade (tempo meu + credencial deles, hahahaha). Acho que as marcas estão fazendo o trabalho delas, a coisa é comercial, eles querem vender e tá certo. O nariz empinado que vc e eu falamos é apenas uma consequência triste.

    Meninas, achei legal as pessoas que mexem com moda e que leram esse post terem entendido bem o que eu quis dizer :). A Loo não é muito fã de moda, já eu adoro, mas fico achando que muita gente interpreta essas semanas de forma chata e nada chique :(

    ResponderExcluir
  15. Ae tem uns truta meu que cola nas semana de moda pra fazer correria nos perobo otario

    Os boca aberta fica bem loko e no caminho pro carro leva CRAU dos mano

    Eu acho errado certo mas tamben acho errado essas semana de moda gastado marofa em besteira enquanto a galera carente ta na carencia certo

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam