segunda-feira, 25 de abril de 2011

A especialista: Maquiagem e alergia

Pensei muito antes de escrever este post, porque alergia é uma reação do organismo muito particular. Como assim? Muitas vezes, o que me causa alergia pode não causar em você e vice versa. Parênteses: eu tenho dermatite de contato, isto é, possuo uma pele mais sensível e sabendo disso, redobro o cuidado na hora de escolher um produto de make. Mas pesquisando na rede encontrei informações úteis para compartilhar:

1.      A maquiagem mineral é ótima para peles sensíveis por ter uma formulação mais "natural" o que a torna hipoalergênica. Veja bem, isso NÃO significa que você não terá alergia, significa que o risco de uma reação alérgica é menor.

2.      Para uma maquiagem ser comercializada, ela precisa passar por testes realizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que de certa maneira, atesta sua segurança.

3.      Para saber se um determinado produto é hipoalergênico, procure na embalagem a frase: "este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia".

4.      Preste atenção no demaquilante e sabonete que utiliza para fazer a limpeza da pele, à vezes, a alergia pode ser destes produtos e não da maquiagem.

5.      Pincéis, esponjas e aplicadores devem estar limpos e secos para não tornarem-se focos de bactérias e fungos.

6.      Evite compartilhar sua maquiagem, principalmente a utilizada na área dos olhos.

7.      Você pode ter usado uma determinada marca por muitos anos e de repente passa a apresentar uma alergia. Sim, é possível.

8.      É importante que a maquiagem tenha a descrição de sua composição no rótulo. Se tiver alergia, estes dados serão fundamentais.

9.      Prefira produtos sem fragância. Os perfumes são irritantes.

10.  Nem sempre o produto mais caro é "mais seguro", porém, marcas mais conhecidas no mercado investem pesado em testes pois sua imagem (e consequentemente seu lucro) estão em jogo.

Fernanda (mas pode me chamar de Nani), artista plástica e maquiadora. Acredito no poder de uma maquiagem para a auto-estima. Alguns minutos e você estará mais bonita para si mesma e para os outros... Nem pense em sair de casa de cara lavada!!!
nanifadigas [arroba] hotmail.com

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, eu adorei o post, as dicas, o blog, a ideia! Muito bacana mesmo. Parabéns!

    http://naorica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, era o post que faltava ! O assunto muito me interessa (sou alérgica ambulante- quase faleci com uma crise de urticária gigante. Além disso, minha pele é oleosa e acneica- uma bomba relógio de problemas).
    Agora, aos 40 anos, estou me interessando por maquiagem pois finalmente estou encontrando uma série de produtos que não me matam (mas atingem seriamente a minha conta bancária !)e minha auto-estima está lá em cima. Meu maior problema são os paraben-mix (etil, butil, metil) então, eu sou a chata que sempre pede para investigar a embalagem do produto antes de comprar. Parabéns pela iniciativa em tocar neste assunto. Beijo !

    ResponderExcluir
  4. E eu sou a única chata no mundo que teve alergia ao hidratante do sistema 3 passos da Clinique... heheh

    ResponderExcluir
  5. Pra quem tem alergia eh otemooooo encontrar um demaquilante pra chamar de seu!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Adoro as dicas do blog, mas o fundo com essas bolinhas atrapalha um pouco a leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Obs: Estou indicando seu site no meu blog TPM, passa lá: http://temtudopramulheres.blogspot.com/
    Bjssss.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, eu pensava que tinha alergia aos produtos baratinhos que usava mas na verdade o que me deixava toda vermelha e coçando era o sabonete de glicerina da neutrogena. Depois que parei de usar, nunca mais tive problemas com meus produtinhos Creuza.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam