Pensei muito antes de escrever este post, porque alergia é uma reação do organismo muito particular. Como assim? Muitas vezes, o que me causa alergia pode não causar em você e vice versa. Parênteses: eu tenho dermatite de contato, isto é, possuo uma pele mais sensível e sabendo disso, redobro o cuidado na hora de escolher um produto de make. Mas pesquisando na rede encontrei informações úteis para compartilhar:
1. A maquiagem mineral é ótima para peles sensíveis por ter uma formulação mais "natural" o que a torna hipoalergênica. Veja bem, isso NÃO significa que você não terá alergia, significa que o risco de uma reação alérgica é menor.
2. Para uma maquiagem ser comercializada, ela precisa passar por testes realizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que de certa maneira, atesta sua segurança.
3. Para saber se um determinado produto é hipoalergênico, procure na embalagem a frase: "este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia".
4. Preste atenção no demaquilante e sabonete que utiliza para fazer a limpeza da pele, à vezes, a alergia pode ser destes produtos e não da maquiagem.
5. Pincéis, esponjas e aplicadores devem estar limpos e secos para não tornarem-se focos de bactérias e fungos.
6. Evite compartilhar sua maquiagem, principalmente a utilizada na área dos olhos.
7. Você pode ter usado uma determinada marca por muitos anos e de repente passa a apresentar uma alergia. Sim, é possível.
8. É importante que a maquiagem tenha a descrição de sua composição no rótulo. Se tiver alergia, estes dados serão fundamentais.
9. Prefira produtos sem fragância. Os perfumes são irritantes.
10. Nem sempre o produto mais caro é "mais seguro", porém, marcas mais conhecidas no mercado investem pesado em testes pois sua imagem (e consequentemente seu lucro) estão em jogo.

nanifadigas [arroba] hotmail.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirFernanda, eu adorei o post, as dicas, o blog, a ideia! Muito bacana mesmo. Parabéns!
ResponderExcluirhttp://naorica.blogspot.com
Ótimo post! Bjão
ResponderExcluirAh, era o post que faltava ! O assunto muito me interessa (sou alérgica ambulante- quase faleci com uma crise de urticária gigante. Além disso, minha pele é oleosa e acneica- uma bomba relógio de problemas).
ResponderExcluirAgora, aos 40 anos, estou me interessando por maquiagem pois finalmente estou encontrando uma série de produtos que não me matam (mas atingem seriamente a minha conta bancária !)e minha auto-estima está lá em cima. Meu maior problema são os paraben-mix (etil, butil, metil) então, eu sou a chata que sempre pede para investigar a embalagem do produto antes de comprar. Parabéns pela iniciativa em tocar neste assunto. Beijo !
E eu sou a única chata no mundo que teve alergia ao hidratante do sistema 3 passos da Clinique... heheh
ResponderExcluirPra quem tem alergia eh otemooooo encontrar um demaquilante pra chamar de seu!!!!
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirAdoro as dicas do blog, mas o fundo com essas bolinhas atrapalha um pouco a leitura.
Bjs.
Obs: Estou indicando seu site no meu blog TPM, passa lá: http://temtudopramulheres.blogspot.com/
ResponderExcluirBjssss.
@Viviane- RJ
ResponderExcluiré só não usar IE
Realmente, eu pensava que tinha alergia aos produtos baratinhos que usava mas na verdade o que me deixava toda vermelha e coçando era o sabonete de glicerina da neutrogena. Depois que parei de usar, nunca mais tive problemas com meus produtinhos Creuza.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir