terça-feira, 5 de julho de 2011

Pra ficar de cabelo em pé: descaso dos Correios com as correspondências.


Bom, eu não tenho muito mais o que dizer, além do que foi escrito e mostrado. Quando era criança, me ensinaram que o serviço dos Correios era um dos mais confiáveis que jamais houvera no Brasil. Percebi a mudança nessa realidade após começar a comprar pela web. Depois de ver esse vídeo, fico só imaginando no nécessaire de QUEM foram parar minhas frações de pigmentos compradas na Body Needs...

E juro que, ao ler e ver, quis dar risada (de nervoso), porque certa vez vendi um produto pra amiga Sam e enviei por SEDEX... nunca chegou. Liguei no telefone divulgado nessa reportagem como aquele para o qual se deve ligar em caso de extravio ou dano ao pacote. Daí, segundo me informaram, não constava nada de errado a respeito da encomenda que eu tinha enviado. Pra Sam, que ligou também, alegaram a tal "força maior": disseram que o carteiro havia sido roubado. Como o risco do "negócio" era meu (coisa que a empresa que não nomeamos deveria aprender - aliás, um pacote dessa empresa aparece no vídeo!), devolvi o valor integral a ela e fui (tentar) me entender com os Correios. Em outro telefonema, o atendente me pediu meu e-mail, dizendo que instruções para o reembolso me seriam enviadas. Isso foi em janeiro de 2009... estou esperando até hoje.

É rir pra não chorar. Tá explicado ou não por que cada vez mais empresas (oi, Everyday Minerals!) desistem de enviar pacotes pro Brasil???


32 comentários:

  1. Comprei pinceis na Sigma em abril q nao chegaram ate hj.

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  2. E a gente fica sem segurança nenhuma. né? Porque "força maior" realmente acontece de vez em quando; o problema é que, com os Correios, acontece toda hora!!!

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  3. Até hoje nunca tive problemas com encomendas não chegarem, mas sei que é mais sorte do que realmente a competência nos serviços dos correios. Mas já tive a experiência de uma encomenda pequena (um delineador em gel) demorar mais de 3 meses para chegar.
    :*

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  4. Como comentei aqui em outro post, voltei da Alemanha em dezembro passado e mandei várias caixas com livros e outras coisas ao Brasil pelo correio. Uma delas chegou "reacondicionada". Quando abri tudo estava podre, mofado, cheirando muito mal. Eles simplesmente tiraram o monte de lixo que viraram meus livros da caixa (que deve ter desmanchado por ter ficado armazenada em lugar úmido), colocaram em outra caixa e entregaram como se nada tivesse acontecido. Fiquei MESES guardando esse monte de lixo em casa por orientação deles e ligando insistentemente, mas nada foi feito e nunca me deram retorno. Queria procurar meus direitos, processo, etc., mas simplesmente cansei do stress - minha saúde vale mais. Joguei tudo no lixo e deixei pra lá. É assim que funciona com os Correios.

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  5. Olá,
    Acho q o "x" da questão são as agências franqueadas do Correios q nem funcionam aos sábados... Eles não tem estrutura, estão engatinhando nos serviços.
    Trabalhei numa metalúrgica q enviou uma peça de reposição p/uma gde indústria. Imagine q a tal agência franqueada foi assaltada e por este motivo a linha de produção do cliente ficou parada!
    É um descaso c/o consumidor.

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  6. Oi,

    Conforme dito em um post anterior, tenho uma encomenda feita no site da Kiss & MakeUp em fevereiro e até hoje não chegou. Já havia feito encomenda no site e chegou sem problemas. Entrei em contato com a loja depois de 3 meses querendo confirmar se foi enviada (dando uma de João sem braço!rsrssr?) e eles responderam: Sua encomenda foi despachada a 3 meses. Entrei em contato com o Correios e eles informaram que como não é rastreável no Brasil (começa com LN) não tem como saber. Pode estar na alfândega!

    Então é isso, estou a 5 meses esperando a encomenda e, como sou Brasileira, não desisto nunca! Bléh!

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  7. É por essas e outras que defendo o fim do monopólio dos Correios.

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  8. Eu acho que concorrência ajudaria sim, mas até certo ponto... se resolvesse o problema, a Tim, a Claro e a Vivo seriam maravilhas!!! :(((

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  10. Estou tão cansada de ter coisas perdidas pelos Correios, já passei tanto stress, que me dá raiva de lembrar.

    Agora fica uma pergunta que meu marido me faz frequentemente: será que nós blogueiras com este espaço que temos aqui, não conseguimos nos juntar e tentar fazer alguma diferença? Será que não vele a pena pensarmos nisso?

    bjs!

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  11. Coincidência ou não, fiz um post sobre isso lá no meu blog (divulgo o link aqui ou não? Nunca sei).

    Cerca de 2 semanas atrás fui até a agência dos Correios aqui perto da minha casa, em São Bernardo do Campo, SP, para enviar uma caixinha a um amigo meu, do Rio.

    Fiz uma caixinha com doces feitos pela minha mãe, embalei até de forma exagerada e escrevi "Frágil" por todos os lados.

    Pois após a embalagem ser pesada, a atendente simplesmente pegou minha caixa e jogou em um canto, de qualquer jeito mesmo.

    Me assustei e disse a ela para tomar cuidado, já que era produto perecível dentro da caixa e estava especificado que era frágil.

    A resposta: "Para os Correios isso não existe, independente do que tem na caixa é tratado igual".

    Quer dizer, se eu mandasse algo de cristal teria o mesmo cuidado de mandar paralelepípedo então?

    Foram os próprios Correios que pediram para eu escrever na caixa quando a embalagem precisasse de mais cuidados.

    Enfim, minha sorte é que, depois de 1 semana, meu amigo recebeu meu presente, antes que os coitados dos doces estragassem também.

    Já tive um outro caso, onde pedi pincéis do Tio Coreano em outubro do ano passado, os produtos saíram da origem 3 dias depois (e eu rastreando tudo) e só chegaram aqui... em FEVEREIRO!

    Cheguei a mandar e-mail para os Correios e até para a ouvidoria deles, mas até hoje não veio a resposta.

    Aliás, complicado fazer queixa no site, eles pedem informações que nós, destinatárias, não temos (tamanho da caixa, peso, tipo de embalagem, etc) e precisamos contar com a ajuda do remetente.

    Desculpa o comentário enorme, mas acho que vale o desabafo. Adorava os Correios, os carteiros que me atendem são ótimos, mas passou da hora de o sistema ser alterado e nós mais respeitados enquanto consumidores.

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  12. Olha amiga , é difícil isso mesmo . Os correios cobram um preço absurdo pra acontecer isso aí , e ainda vão aumentar mais o preço do frete esse mês . Já aconteceu várias vezes de eu comprar um produto e a embalagem chegar aqui em casa aberta , fora as de pessoas que simplismente "somem" no caminho ..

    http://meninaatomica.blogspot.com

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  13. Isso não é NADA sou moderadora em um forum sobre compras no exterior(boto ou não boto o link?) sobre o sofrimento de quem faz compras no exterior e a gente descobriu trocando informações que acontece MUITO disso, gente recebendo pacote aberto e lacrado novamente, pacote "extraviado", já tive uma caixa com esmaltes importados "perdida" e dois aparelhos celulares também "extraviados", o pior é que nem mesmo o código de rastreamento nos protege.

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  14. @Joo, pra mim algumas operadoras de celular são maravilhosas sim, mas é claro que isso pode variar bastante de uma região para outra. :D

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  15. Oi Joo

    Os Correios eram MESMO super confiáveis. Estavam entre os melhores serviços postais do mundo.

    Infelizmente, depois que o PT assumiu, sucateou os Correios. O descaso, roubalheira, incompetência e desinteresse deu nisso aí. Os últimos 10 anos jogaram todo o histórico de excelência no lixo.

    O Sedex já é anunciado como "se é sedex, pode confiar". Ou seja: se não é sedex, já saiba que vc está fodido. A própria empresa já começa assim.
    Mas mesmo o Sedex falha. E muito.

    Perder encomendas de make é o de menos. Já perdi documentos importantes, enviados em 5 vias com firma reconhecida de várias pessoas em cada cópia.
    E a merda que foi pra recolher todas as assinaturas de novo, perder o prazo de entrega, reconhecer firma de todo mundo (em 2 estados diferentes) tudo de novo?
    E não recebi nenhuma indenização, nenhuma resposta, nada.

    Lá no blog a gente já falou tanto sobre isso que até cansamos, viu. Hoje o assunto me causa pouca comoção, acho que me esgotei emocionalmente.

    Mas aqui tem um guia que montamos com assessoria de uma advogada voluntária, do que podemos fazer quando somos lesadas pelos Correios:

    http://www.makeupalooza.com/2010/09/correios-como-agir-pra-garantir-o.html

    Se ajudar alguém... :)

    Bjs

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  16. Taty, mas vc acha que adianta? Se uma reportagem assim foi publicada num portal gigante como o UOL e a única resposta que eles obtiveram foi que os funcionários seriam "advertidos", acho que a gente aqui não conseguiria nada com nossas parcas 5 mil visitas diárias...

    Carla, pois é, todo mundo tem uma historinha de terror com os Correios... quanto ao link, pode e deve publicar já que é totalmente pertinente ao assunto, como a Milena depois fez mais abaixo! (a gente só acha chato autopromoção sem ter nada a ver com o post porque é uma coisa que nunca fizemos, mas nem é seu caso...)

    Nadia, não entendi o que vc quis dizer com "isso não é nada". Achei esse vídeo o puro suco do pavor!!!

    Helen, o tamanho da minha tristeza com as operadoras aqui de SP se traduz em ter um celular mais simples possível, pré pago e sem internet! :)

    Milena, acho que existe sim um componente de má gestão aí... porém, PT ou não PT, nem é desculpa pra um funcionário "trabalhar" do jeito que o vídeo mostra... ou ele não sabe que não é pra fazer aquilo, precisa um governo de um ou outro partido ensinar? Por outro lado, essas atitudes se amparam no fato de que é tão normal aqui na terrinha galera fazer o que bem entende e a responsabilidade nunca aparecer... é complicado. De qualquer forma, obrigada por postar o link, acho bem útil sim, aliás adoro o Makeupalooza!

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  17. @Joo, eu sempre tive celular simples, pré-pago e sem internet, deve ser por isso que nunca sofri muito com as operadoras. Mas não estou reclamando, simplesmente nunca precisei ter mais do que isso. Sem falar que meu primeiro emprego foi como atendente do call center da Vivo e logo naquela época aprendi que celular pós-pago e internet móvel são #armadilhasdesatanas. ;)

    Já trabalhei no call center dos Correios também e um dos maiores problemas é que os funcionários simplesmente não têm medo de punição. Nada contra empregado/servidor público (eu também sou), mas o problema é que um serviço que exige tanto cuidado e agilidade não deveria ficar a mercê de funcionários acomodados que sabem que não vão ser mandados embora e que vão ter para o resto da vida o melhor plano de saúde do Brasil.

    Até mais!

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  18. Helen, vc é das minhas, tenho medo de conta de celular!!! E acredita que mesmo com meu pré-paguinho, a Vivo consegue me incomodar?

    E me tira uma dúvida: os funcionários dos Correios, embora concursados, não são celetistas? Porque aí, em tese, poderiam ser mandados embora, não?

    Eu tb sou funcionária pública só que estatutária. E é por isso que não participo muito dessa tese de que a culpa é do PT. O fato de a gente não ter aumento há milênios ocasionou sim algumas greves (não pude participar de nenhuma por causa do tipo de cargo que eu exerço), mas eu pelo menos nunca presenciei ninguém tratar o objeto de trabalho dessa forma tão assustadora. Mas sim, já vi gente que não atrapalha, mas também não ajuda, justamente porque o emprego é líquido e certo. É lamentável. Bjs.

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  19. @Joo, são celetistas sim, mas assim como estatutários só são mandados embora por motivo muito grave. Na conta do governo compensa mais manter um empregado ruim de serviço que pode ser treinado do que fazer concurso para contratar outro.

    O que difere o celetista e o estatutário nesse caso não é o motivo para demissão, mas sim o rito, já que o estatutário tem direito a PAD com contraditório, ampla defesa… e tudo isso é muito mais demorado.

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  20. Meu pai compra coisas pelo Correio desde antes de ter internet. Ele faz modelos de aviões e figuras de guerra e comprava por cupons de revistas estrangeiras, colocava o dinheirinho em um envelope forrado, mandava e torcia pra chegar. Por isso, quando comecei a comprar pela internet, ele já me deu várias dicas sobre as "máfias" existentes nos Correios. Então, assim... infelizmente o descaso não é de hoje. Tem muita gente abrindo correspondências e se escondendo por trás de "motivos de força maior", simplesmente pq não há punição. É aquela coisa: ninguém viu.

    Eu já trabalhei em loja e tinha que mostrar a bolsa quando chegava e na hora de ir embora. Hoje trabalho com varejo e há câmeras por toda a Sede. Nas lojas, o furto interno é tratado com pena de demissão por justa causa, e o funcionário é encaminhado pra delegacia. Então pq esse pessoal pode tratar nossas encomendas que nem lixo e ficar por isso mesmo?

    Já comprei 2 sapatos pelo Ebay que nunca chegaram. Meu namorado comprou um vestido liiindo pra nun na ASOS que nunca chegou. Ligamos pros Correios trocentas vezes, e eles simplesmente se recusam a ajudar. Acho que tem um pouco a ver com concorrência sim. Digo isso pq já tive problemas com a TIM, fui no Reclame Aqui, descasquei os caras e recebi um e-mail com a solução do problema dias depois, pela Ouvidoria. Já os Correios se lixam pra opinião pública, pro número de reclamações, pra qualidade do serviço por um motivo simples: na hora de mandar uma cartinha, gata, são eles mesmo. Ou um pombo correio.

    (Perdão pelo comentário gigante, Joo.)

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  21. Amanditas, as franqueadas que estão no mercado tão aí faz MUITO tempo pq por anos não houve licitação para abrir novas agências.

    Helen, eu não acho que resolverá num curto prazo (tipo 10 anos) porque não foi a privatização que tornou os serviços da Telesp/Telefonica melhores (pelo contrário, aliás). Mas sim, a cultura do funcionalismo público estável tem a maior parte desse péssimo serviço.

    Tati, é como a Joo falou, o UOL já está mostrando isso. O máximo que a blogosfera vai conseguir é uma menção honrosa no Classe Média Sofre.

    Milena, eu trabalhei por 2 anos na ECT, do começo de 96 ao revellion de 98, quando o PT nem ameaçava o tucanato, na finada GAUDI, Gerencia de Auditoria e Inspeção e posso garantir: o PT não tem nada a ver com isso.
    Naquela época tinha centro de distribuição com taxa de reclamação de 25%. Ou seja, de tudo o que passava por lá, 25% das pessoas reclamavam. É um número altíssimo, absurdo, culpa da sensação de impunidade que habita esse serviço público.
    O que rolava por lá é exatamente o que a Fernanda falou: se fosse valioso mesmo o melhor era e declarar valor, porque aí onde sumisse o objeto a unidade que arca com o custo. Triste, mas é a realidade que já rolava 14 anos atrás.

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  22. @Loo, não faço ideia de quão ruim seja a Telesp/Telefônica porque nunca fui a SP, mas pelo tanto que reclamam na internet parece ser bastante pior do que a Telegoiás/BRT/Oi.

    Eu não falei em privatização, o que eu defendo é a concorrência, que é bastante diferente. Não acho, necessariamente, que com isso os Correios vão melhorar, simplesmente poderemos optar por outras prestadoras, assim como hoje podemos escolher GVT, Net ou Embratel, por exemplo.

    Já trabalhei no call center da BRT/Oi também (kkk) e o que ocorre com essas empresas de telefonia que herdaram o sistema Telebrás é que ela já estava sucateada antes de ser privatizada, por isso acho que você tem razão: a privatização não resolve o problema dos Correios, mas ampliar a concorrência resolve o nosso problema. ;)

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  23. Oi meninas!

    Então, o link do meu blog é esse: http://boyishngirly.wordpress.com/

    O post sobre os Correios é esse aqui: http://boyishngirly.wordpress.com/2011/07/05/correios-e-seu-deservico/

    Uma das minhas leitoras me contou que está com uma encomenda parada na Central dos Correios desde 26/05 e até agora, nada de sair de lá.

    Ela rastreia e continua na mesma, vai até a agência e os funcionários dizem que "é assim mesmo" ou "o produto pode ter sido extraviado", ou seja, nem eles sabem direito o que falar.

    Não acho que envolva o partido x, y ou z, mas o sistema mesmo. Como uma das meninas disse, os funcionários não demonstram vontade... aí a gente acaba pagando, né?

    Será que não tem como a gente pressioinar de alguma forma? A gente está tão de mãos amarradas assim?

    Beijos!

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  24. Vou tentar não escrever uma bíblia, então sendo curta e grossa:

    Óbvio que sem concorrência os correios vão cagar e andar pros "consumidores". E é "consumidores", entre aspas mesmo, porque o código do consumidor nem pode ser aplicado à nossa relação com os correios, já que não temos nem o direito de escolher a empresa que vai transportar as mercadorias. Ah, e o Procon, até onde eu sei, nada pode contra empresas públicas. Logo...

    Não acho certo dizer que os serviços privatizados não melhoraram. Oi, sou velha o suficiente pra lembrar o quanto era demorado, complicado e caro ter uma linha telefônica na época da nada saudosa Telebrás/Telesp. Hoje qqualquer um pode ter um celular, graças. Se o serviço é ruim, você tem pra quem reclamar, e tem OPÇÃO pra mudar de empresa, isso é o mais importante. Eu sou cliente Tim e nem sempre nossa relação foi linda. Mas reclamei em ouvidoria, no Reclame Aqui, no raio que o parta, e SEMPRE tive resposta. Na maior parte das vezes, favorável a mim. Também é nossa função, como consumidoras, educar as empresas, botando a boca no trombone, principalmente porque essa transiçãoo público/privado é demorada, e até sumirem os vícios do serviço público demora um certo tempo. Um curiosidade: alguém já viu quuantas reclamções os correios se deram ao trabalho de responder lá no Reclame Aqui? NENHUMA. Quer desrespeito maior que esse?

    Eu sou favorável a privatizar o serviço postal pra ontem. Os preços vão baixar, os serviços melhorarão e quem vai ser ganhando seremos nós. Simples assim.

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  25. É a "novela" correios é triste, por sorte minhas comprinhas costumeiras do ebay ainda não deram problemas (fora o tempo de espera de entrega absurdo. Mas olhe outra prova do descaso, aqui em uma cidade do RS os carteiras simplesmente queimavam as correspondências, olhem o link:
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/07/carteiros-liam-e-queimavam-cartas-de-moradores-de-teutonia-rs.html

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  26. Meninas, é triste mas a pura realidade...só compro em sites nacionais (que apesar de mais caros e com menos opções) Mandam nossas encomendas POR TRANSPORTADORA.
    confesso que tenho verdadeiro pavor dos correios, evito enviar ou receber coisas particulares o mais que posso pelos correios. Pois segundo um carteiro que faz a entrega das correspondencias da empresa onde trabalho, o problema foram os serviços terceirizados, onde as pessoas abrem os pacotes e ROUBAM MESMO na caradura as mercadorias que lhes agradam. Não existe fiscalização interna, os cargos de chefias e diretorias são ocupados por cupinchas políticos e agregados, que não entendem lhufas dos trabalhos e do nível de excelencia dos Correios (que à alguns anos atrás ganhou certificação de ser um dos 3 melhores serviços de Correios do planeta).Ou seja, diante desse quadro de terror, qualquer empresa on line que faça entrega pelos correios eu evito. Infelizmente à 15 dias fiz uma compra pelo Pink Glossque será enviada pelo Correio...vamos aguardar.

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  27. Muito legal essr post, Joo. Sempre compro perfumes na Fragrancex, e no ano passado simplesmente TRÊS encomendas não chegaram!!! Como o preço é bom à custa de não haver como rastrear, lamentei o azar, fazer o quê?? Digo o mesmo: tem gente andando por aí bem perfumada às minhas custas...

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  28. Não concordo com o qwue disse a Sra. T. A privatização não é a panaceia para todos os males, pois no caso da telefonia, o que ocorreu foi uma inversão. Antes, telefone era difícil de conseguir, mas fácil de manter. Hoje em dia, telefone é fácil de conseguir, mas difícil de manter. Antigamente, a conta de telefone era barata, e era a maior vergonha alguém ter o telefone cortado. Hoje em dia...o que mais ocorre é gente tendo o número cortado por falta de pagamento.
    Teve um candidato a prefeito de SP que disse uma vez: o transporte público não vai melhorar enquanto for coisa de pobre. Pois é isso que os Correios se tornaram hoje: coisa de pobre. Enquanto não era, o serviço era bom. Hoje em dia, as pessoas se comunicam por e-mail e usam transportadoras privadas para encomendas. Concidentemente, o nível dos serviços dos Correios caíram drasticamente. Sei não se a privatização seria mesmo a solução para isso...Bj!

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  29. Tenho a impressão de que muitas aqui ainda estão confundido fim do monópolio com privatização. Cuidado! São duas coisas TOTALMENTE diferentes.

    * Exemplo de privatização sem fim do monopólio: Vale do Rio Doce (hoje apenas Vale).

    * Exemplo de privatização com fim do monopólio: Telebrás.

    * Exemplo de fim do monopólio sem privatização: bancos.

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  30. Corrigindo:

    * Exemplo de fim do monopólio sem privatização: bancos federais.

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  31. Poxa, Joo, até hoje, quando me lembro desse ocorrido, eu me revolto!

    Antes eu comprava coisinhas diversas e nunca tinha me passado isso. Essa foi a primeira vez.

    Depois disso, eu já deixei de receber um livro da alibris, pacotes do deal extreme... e eu estou há quase 2 meses aguardando uma encomenda da CosmeticTimes e até agora nada. É revoltante.

    Recentemente também teve um caso em Campinas, se não me engano. Era um funcionário dos correios que roubava as encomendas. Obviamente não quero generalizar, mas é óbvio que existem pessoas podres e desonestas dentro de qualquer empresa.

    Estou até deixando de comprar coisas em sites internacionais (ou nacionais que entregam via sedex), viu. A demora e a possibilidade de extravio me desanimam. Estou dando preferência a sites que usam transportadora própria.

    Beijos pra vc e pra sua meNina =)

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  32. Isso aqui http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=LN139080798US (podem clicar que não é vírus) é o rastreio de uma compra que fiz na Cherry Culture. Como podem ver, está parada nos Correios desde 26/05.
    E nem posso culpar a Cherry Culture porque eles de fato mandaram a caixa; por que não chega até a minha casa é que é a questão! Já fui reclamar na agência e não souberam me informar o motivo.

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