quarta-feira, 6 de julho de 2011

Truque de Creuza: pra quando a loção não hidrata e o hidratante não perfuma!

Aqui estou de novo com o (mono)tema hidratação. Pelo menos ninguém vai poder dizer que passou o inverno na secura por falta de alternativas...

No post de hoje nem vou falar de estrias de grávida, até porque esse truque saiu sem querer, numa época em que eu nem sonhava ter filho - tipo ano passado. Estava super viciada numa loção hidratante deliciosa de maracujá que tinha ganho da minha sogra, e na minha pele oleosa, o efeito suave dela estava mais do que bom. Só que eu ia passar 15 dias de férias na praia e sabia que iria precisar de uma coisa mais potente. Optei pelo Saniskin, da Saniplan, hidratante bonzão vendido em farmácias. Como não queria deixar o maracujazinho pra trás, na louca decidi misturar um pouco dos dois na embalagem da loção, para ver o que acontecia. Acabei usando a mistura durante a viagem toda, fiquei hidratadona ao mesmo tempo que cheirosa, e não descasquei nem um milímetro (ó lá o bronzeado da garota da praia - cof cof, isso, pra mim, É um bronzeado!!!)

Me toquei que poderia fazer isso com qualquer loção hidratante que fosse cheirosa, mas oferecesse efeito meia boca. Tipo essas que vêm em kits com perfumes, sabe? Ou aquelas meio enjoativinhas, porque aí é só controlar a quantidade dos "ingredientes" da mistura: quanto menos loção, menos perfumada a gororoba fica.

E não precisa misturar uma embalagem inteira de um com uma embalagem inteira de outro, claro! Dá pra fazer como eu fiz, ou até mesmo misturar nas mãos apenas na hora de aplicar. É legal pra quem quer/precisa sair de casa hidratada e cada dia com um cheirinho diferente (aliás, a vantagem de se ter um hidratante bonzão e sem cheiro é que ele não briga com as fragrâncias de perfumes, shampoos, etc).

A "fórmula", então, fica assim:

loção cheirosinha porém pouco hidratante + hidratantão potente



Meus candidatos a ser misturados:




Cheirosinho mas ordinário??? Hummm...


Os cheirosinhos porém ralos - loções com fragrâncias de perfumes (minhas prediletas são Lauren, Ralph Lauren, e Opium, YSL); hidratantes megacheirosos da Victoria's Secret que, na real, não hidratam nada (mas cheiram bem, os danados, tinha um de coco com açúcar que era delicioso, pena que foi edição limitada); talvez (why not?) duas ou três gotinhas de seu óleo de banho favorito, tomando sempre cuidado pra não sair de casa parecendo frango a passarinho.









Os hidratantes fortões sem cheiro - indico os dois acima, sem medo. O primeiro, nacional, é esse Saniskin, da Saniplan, que tem na composição ácidos graxos e vitaminas, e você paga cerca de vintão por 100 ml - caro, mas compensa. O gringo é o Neutrogena Intense Moisture Wrap, custando cerca de 10 doletas por 300 e poucos ml (10.5 onças), bem mais barato portanto, e muito bom. Vale abrir o olho, pois a Neutrogena está com uma gama ótima de produtos no mercado brasileiro, a preços bem justos, e deve ter alguma coisa similar por aqui - falei desse comprado fora porque foi o que eu efetivamente testei.

Desnecessário dizer que os cuidados a se tomar são os mesmos de sempre: higiene dos recipientes que forem usados, misturar só a quantidade a ser usada pra evitar desperdício, e ter cautela para ver se a moça não é alérgica a nenhum dos componentes da misturinha.

Quem mais já fez isso??? Contem pra nós das alquimias de vocês.






Fotinhos emprestadas daqui, daqui e daqui, respectivamente.

32 comentários:

  1. Eu misturo um pouco de vaselina líquida com meu hidratante num potinho :D.

    ResponderExcluir
  2. Eu faço essa misturinha com o Ureadin, mega potente. Uréia é coisa linda de Deus, né??? Então misturo com meu Victoria's Secrets cheirosinhos, ou uma borrifadinha do perfume que vou usar. Coloco o creme na mão e "pfff" um pouquinho do perfume e aplico no corpo. O bom é que como o hidratante é muito potente fixa o cheirinho por mais tempo que quando uso só um hidratante cheirosinho.

    ResponderExcluir
  3. Joo, os "hidratantes" e locoes que vem junto com perfumes, naquelas embalagens para presente, na verdade nao tem a funcao de hidratar nada, mas sim de ajudar a fixar a fragrancia na pele. Os vários produtos da mesma linha sao desenhados com a intencao de se complementarem. É o que a indústria perfumista chama de "layering".

    Por exemplo, eu uso Chanel n.5, entao uso vários produtos. Quando saio do banho eu uso Eucerin no corpo todo para hidratar, depois passo a locao Chanel no colo, ombros, bracos e pescoco. Daí aplico o gel com a fragrancia no pescoco e atrás da orelha e vou fazer minha pele e maquiagem. Quando terminei tudo e estou vestida, borrifo o Eau de Parfum nos "pulse points": atrás das orelhas, no coracao, nas dobras do cotovelo e nos pulsos. Na bolsa eu carrego um vidrinho do eau de toilette que borrifo durnte o dia.

    Nem todo perfume vai ter esse batalhao de produtos complementares, mas se voce estiver bem hidratada, o perfume fixa melhor. E se o perfume nao tiver boa fixacao, vale a pena investir nos produtos complementares.

    Eu sempre achei que hidratante cheiroso nao hidratava nada e ainda por cima entrava em conflito com meu perfume. E confirmei isso com as aulas de perfume que tive na Chanel. Por isso compro o hidratante mais basicao e sem cheiro, e uso o perfume que gosto, sem problemas. Ou um hidratante cheiroso, como voce falou no post.

    ResponderExcluir
  4. Minha dica é quaaaase igual.
    Pego um hidratante-que-não-hidrata, um vidrinho de óleo de amêndoas daquele de farmácia (mas vc pode usar qualquer outro) e água e misturo em um borrifador na mesma proporção água/hidratante e meio vidrinho do óleo.
    Na hora de usar chacoalha tudo e borrifa pelo corpo. Eu uso no banho e enxáguo depois, mas é opcional.

    Muahhh!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu faço isso há séculos! A mistura atual é hidratante bom e barato (pode ser Avon, de farmácia, whatever) + o de morango da VS + um pouco de óleo Séve. Resultado: hidratada, cheirosa e com um brilho sutil que é vital para peles morenas e secas como a minha. Dá até uma disfarçada em vasinhos e celulites.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava usando um creme da linha Dermopés (Abelha Rainha). Apesar de ser para os pés, nesse inverno usei no corpo inteiro, porque ele é muito bom e deixa aquela textura acetinada na pele. O problema é que ele tem cheiro de remédio, então eu passava loção Victoria's Secret por cima ou borrifava body splash mesmo.

    Agora estou no meu pote de manteiga hidratante baunilha e leite da Avon Naturals. Essa hidrata e perfuma, não preciso misturar.

    No inverno passado usei óleos ao invés de cremes, mas este ano quando passei descobri que enjoei dos cheiros, muito fortes. Se eu descobrir algum óleo sem cheiro talvez eu me anime novamente a besuntar o corpo antes de dormir.

    ResponderExcluir
  7. Esse saniskin é tõ bom,que é recomendado pra pacientes que ficam muito tempo nos leitos,pra evitar escaras!!!É quase um medicamento!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai! Amei a dica.
    minha mãe sempre reclama dos hidratantes da natura q ela passa e o cherio some. Já contei a novidade pra ela e ela disse que vai testar!
    Thanks!

    ResponderExcluir
  9. Vicky, a idéia do post é justamente essa, ficar hidratada e cheirosa. A mistura é só pra poupar tempo... eu mal uso hidratante por preguiça/correria, imagina loção + hidratante + perfume + etc...

    Nivea, eu fiquei tão feliz de "descobrir" o Saniskin! Ganhei uma amostra de uma leitora fofa, a Laís. Desde então recomendo com toda a minha autoridade de leiga :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa Vicky, tive uma crise de rinite só de ler a quantidade de perfume ahahha (nariz chato, aqui tem)

    Hellen, o óleo da Nivea tem cheiro, mas é suave, eu curto mesmo com esse nariz perdigueirão.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia! Simples, e eu nunca havia pensado nisso. Tenho um hidratante da Neutrogena sem cheiro e um outro ralinho cheiroso da Avão, vou misturar!
    *Joo, tô com 5 hidratantes abertos e toda hora que vou alterná-los me lembro de vc haha

    ResponderExcluir
  12. Esse é o famoso método "Alquimia amiga". >xD
    Descobri na adolescência que essa alquimia louca funcionava, e desde então, quando batia os 5 minutos, eu apelo para a dita cuja. E eu pessoalmente acho que isso funciona tão bem, que já estendi esse "modo de uso" a outros produtinhos básicos. Produtos para cabelo, como condicionador ou máscara então, já descobri alquimias que funcionam maravilhosamente. Só que não pode deixar misturado no pote. Tem que misturar somente na hora de usar.

    E como a Joo bem lembrou, é sempre bom ver antes se você não é alérgica. ;D

    Bjs! ;***

    ResponderExcluir
  13. Eu misturo os meus VS na quantidade de 2/3 de VS para 1/3 do Eucerin. Eu sei que tem uns mais potentes no mercado mas esse não me dá alergia então, é o melhor! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho importante testar a mistura numa quantidade muito pequena na primeira vez para ver se os cremes são compatíveis.

    Certa vez (tipo há 15 anos atras ahahah) eu misturei 2 cremes de cabelo na mão, antes de aplicar, e a mistura simplestente TALHOU, tipo quando coloca limão no leite.

    Lógico que tanto tempo depois, não lembro quais eram os cremes.

    ResponderExcluir
  15. Capotz, talhou mesmo? o_o
    Puxa, um produto devia ser "bem carregado" nos sais e o outro bem ácido para talhar. Acho... >xD

    Well... então, é melhor reforçar isso -> Testem um pouco da mistura antes de usar. Não custa nada ser prevenida. ;D

    =***

    ResponderExcluir
  16. ahahahahaha Joo, eu só dei a explicacao "técnica" do porque das locoes cheirosas que nao hidratam nada. Essa nao é mesmo a funcao delas.

    Loo, nao fica demais nao. É só para fixar a fragrancia. Deus me livre sair na rua feito um mostruário ambulante de perfumes. Na Inglaterra ou aqui no Novo México no inverno dá para fazer isso. Aí no Brasil, sei nao. Mas eu fico irritada com perfume que desaparece depois de 2 horas, como uns da Kenzo e da Estee Lauder que eu adoro o cheiro mas a fixacao me faz pensar trocentas vezes antes de comprar.

    ResponderExcluir
  17. Oiii,

    Definitivamente achar o blog de vcs foi o que me inspirou a prestar mais atenção em produtos "sem marca" e até mesmo a valorizar um pouco mais aqueles mais caros, a me viciar em farmácia, e arriscar a usar mais maquiagem do que um simples rímel e lápis...
    Já sou leitora há uns 2 anos, mais ou menos, antes qd não era bloqueado no meu trabalho eu visitava mais anida, agora somente em ksa, mas sempre to antenada. Por tanto, obrigada! RS
    E criei o meu blog tb, pra ver se me inspiro mais ainda a arriscar. dá uma olhadinha: tortabacaxi.blogspot.com

    Bjs
    Layla

    ResponderExcluir
  18. Silvia, vc andou sumida!

    Vicky, entendi, só disse que pra mim não rola essa passação de um monte de coisa... daí que as loções ficavam meio encostadas, até eu achar essa utilidade pra elas.

    Laly, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. ADOOOORO VOCES! ESSA DICA VAI ME AJUDAR MUITO NESTE INVERNO. NAO VOU FICAR COM PELE DE JACARÉ...COM LIXA NO PÉ...KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  20. ADOREI!!! Nossa tô passada como eu nunca pensei em fazer isso antes! Esse post vai mudar minha vida ; ) bjsss

    ResponderExcluir
  21. Joo, Loo e meninas,

    uma outra mistura que os dermatologistas recomendam é uma colher de sopa de óleo da sua prefeência, para cada 100ml de hidratante. a base é essa, conforme a pessoa achar pode ser mais ou menos, eu fiz com com aquele nivea rosa inverno passado e salvou minha pele, que também não se dá bem com o inverno.

    Inclusive, o óleo de girassol (sim, esse de cozinha) pode ser usado, é um dos óleos vegetais com maior poder hidratante... ok, não somos tão creuzas assim, mas garanto que nessa mistura nem dá para falar que é óleo de "cozinha", viu Loo. Outra idéia é misturar num vidrinho um pouco desse óleo com essência da sua preferência e usar como "óleo de banho". essa dica é dos dermatologistas que eu acompanhei e são muito usadas para pacientes do sus, que não tem muito recurso ($); como na farmácia popular também não tem nada de suporte dermatocosmético eles prescreviam bastante e as pessoas aprovavam. Eu nunca fiz por preguiça e comodismo.

    mas a idéia de misturar os hidratantes é ótima, vou experimentar com o euricin, que é incrível, mas não desliza bem!

    ResponderExcluir
  22. Joo, vÊ só, eu fui na dermato hoje e perguntei a ela sobre esse procedimento... ela falou que ele retira em 50% a eficácia do hidratante bom... que o ideal mesmo é usar o hidratante cheiroso de dia e o potente à noite. Xerocas!

    ResponderExcluir
  23. Jéssica, estranho, meu marido é dotôr também e discorda! A Lê que comentou aí em cima é dotôra e acho que discorda! E pra mim tem funcionado... claro, né, senão eu nem escreveria aqui. De qualquer forma, os médicos não concordam sempre! Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Bom achoque se a pessoa tem dúvida, vale o que a Loo falou, misturar um tiquinho de cada e vê no que dá.
    na verdade os hidratantes tem a mesma base só que os para pele mais seca tem mais substâncias hidratantes, mais concentrado (Vide euricin) e os cheirosos são mais diluídos. (vide natura todo dia)
    acho que se tem algum compontente específico, por exemplo, contra estria, celulite, misturando você perde parte da eficácia sim. mas aí são dermocosméticos, um caso a parte.
    mas é claro que se vc usar bem menos do potente na mistura o resultado vai ser masi perfume do que hidratação, mas é pela quantidade e não por bloqueio de efeito!

    mas como a Joo disse, os médicos não concordam sempre

    ResponderExcluir
  25. é verdade! os médicos muitas vezes discordam. mas de qualquer forma, vale a pena tentar! apesar de que as vezes prefiro o hidratante sem cheiro e fica só com o cheiro do perfume. beeijo!

    ResponderExcluir
  26. Eu faço isso a muito tempo, tenho a pele muitíssimo ressecada devido a um remédio q tomo, então preciso caprichar na hidratação. Uma vez eu misturei óleo com hidratante e o negócio talhou, q nem a Loo falou kkkkkk acho q eu pus muito óleo, sei lá! Hoje em dia eu misturo na hora mesmo. Me disseram q o melhor mesmo pra hidratar não é óleo, mas cremes com uréia, então eu misturo o Ureadin com algum creme cheirosinho meia boca, e funciona!

    ResponderExcluir
  27. @Claudia, isso é verdade: óleo não hidrata, ele apenas cria uma camada na pele protegendo-a do ressecamento.

    ResponderExcluir
  28. *Joo, você lembra de mim! Fiquei muito feliz!!!!! =) *

    Meninas, quem me ensinou a fazer isso foi minha mãe que é médica. Ela tem a pele super seca e coloca um monte de "gororoba" no creme cheiroso. Eu como tenho a pele mais normal uso só o Euricin. Mas acho bom que na dúvida consultar um dermato de confiança.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Sem contar as BILHARES (sic) alquimias de esmaltes que já fiz...rsrs

    O que eu costumo fazer é misturar a base aquarela da Natura + base protetor solar da Stieffel + um tiquinho de hidratante facial da Nivea. Faço isso pq a cor mais clara da Stieffel não dá certo na minha pele (hj em dia parece que há uma opção sem cor).A textura fica melhor na pele, com a mistura.

    Com hidratantes corporais, nunca fiz. Eu uso muito aquele oleo de abacate da Nivea e aquele Nivea do Potinho rosa, sabe? Eu tenho da Victoria's secret tb, mas eu uso pouco, justamente pq nao hidrata muito bem. Vou testar essa sua dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Joo,
    quando comprei os "hidratantes" da VS, não sabia que era só figuração, porque a hidratação é zero.
    Eu tenho 3 hidratantes: o clássico Love spell, Pure Seduction, e oSweet Daydream. Mas uso eles com os seus respectivos body splashes, pra manter um pouco mais o cheiro. Na época eu já comprava o hidratante e o body splash. Hj nem acho graça nesses cremes, até acho enjoativo!
    Bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  31. Faço essas misturas o tempo todo, reciclo embalagens, e qto a victoria, eu ganhei 2 de uma amiga do trabalho q passou férias em Londres, amei o presente, eles hidratam mtoooooooo, e sao super cheirosos, a pele ate muda de cor, fica linda, são meus queridinhos. Outro q amo: florata in rose, é tudo, super gostoso, adoroooooooo rosas.

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam