domingo, 11 de dezembro de 2011

A especialista: Perguntas e mais perguntas

Recebo muitas dúvidas no twitter (@fefadigas), então pensei em compartilhar as mais freqüentes aqui no blog...

P: Nunca acerto a cor da base e corretivo. Como escolher a cor ideal para o meu tom de pele?
R: A principal dica é testar a base no rosto e comparar com a cor do seu colo. Sim, geralmente o rosto é mais claro (para quem tem o hábito de aplicar filtro solar diariamente); se você considerar apenas a cor do seu rosto, o que acontece é que o pescoço e rosto ficam mais claros que o colo, portanto, não fica natural. Aplique a base no rosto e fique a uma certa distância do espelho para ter uma visão geral. Se possível, veja como ficou na luz natural. Outro fator importante é observar o subtom da sua pele, que pode ser quente (rosado) ou frio (amarelado).
Achou confuso? Observe as bases da MAC, no fundo dos frascos aparecem duas letras antes do número, por exemplo: NC (neutral cool – amarelada) ou NW (neutral warm – rosada).
E como você descobre qual é a sua? Observando e testando. A maioria das brasileiras tem o subtom mais amarelo, mas aquelas pessoas de pele bem clarinha, descendentes de europeus, costumam ter o subtom mais rosado. Observe a parte interna do seu pulso e a cor do seu colo. Para não errar na escolha do corretivo, teste o produto na pálpebra inferior e faça uma "cabaninha"com as mãos, simulando a sombra de um boné. A região precisa ficar da mesma cor que o resto do seu rosto.
Em linhas gerais: se suas olheiras são mais azuladas ou de um tom mais "frio", use um corretivo mais rosado e se a região é mais "quente" escolha um corretivo mais amarelado. Cores opostas neutralizam-se quando sobrepostas. Cuidado com os corretivos coloridos: laranja, amarelo, verde; se não usar corretamente, o resultado fica artificial.

P: Sou noiva e gostaria de fazer um "olho preto" no dia do meu casamento. Posso? Devo?
R: Na minha opinião, se você costuma usar este tipo de maquiagem à noite e seu noivo aprova, vá em frente! O que eu considero arriscado é optar por uma maquiagem "diferente" do que você usa para sair à noite.
Por que? Porque no dia do seu casamento você precisa estar linda e continuar parecendo você e não um personagem criado para viver aquele dia... Lembre-se que a maquiagem deve "conversar"com o vestido e a
imagem que você pretende transmitir. Outra coisa importante: você verá estas fotos depois de muitos anos, portanto, pense em algo clássico e que tenha a ver com sua personalidade, não é a melhor ocasião para ousar...

P: Qual a melhor cor de sombra iluminadora?
R: A cor deve ficar natural na sua pele, não pode ser muito clara. Deixe de lado as brancas e muito cintilantes. Para o dia a dia, escolha tons perolados, sem ou com pouco brilho. Para a noite, tons rosados ou dourados ficam lindos.

P: O que devo usar antes: a base ou o corretivo? Qual a ordem?
R: Esta resposta não é um decreto, eu uso primeiro a base e depois o corretivo, mas conheço muitos maquiadores que fazem o inverso. Outro dia, li uma reportagem com a top maquiadora Pat Mcgrath e ela sugere que a base seja primeiro e o corretivo depois. Porquê? Porque a base já uniformiza a pele como um todo e o corretivo é usado apenas em correções pontuais: olheiras, espinhas, manchas, etc. Eu penso assim:
se você aplica o corretivo antes e a base depois, você desloca o corretivo do seu lugar certo?

P: O primer pode ser usado em qualquer tipo de pele?
R: Sim. A função básica do produto é deixar a pele mais lisinha e aumentar a durabilidade da maquiagem. Hoje existem produtos com mais funções: matificar a pele, efeito lifting, minimizar a aparência das linhas e dos poros, etc. Como a maioria deles possui algum tipo de silicone em sua fórmula, você pode ter a sensação de um produto oleoso.

P: Quais as cores do verão?
R: Laranja, laranja, laranja... Para a noite, aposto no prata e nas cores inspiradas nas pedras preciosas: verde (esmeralda), roxo (ametista), azul (safira).



Fernanda, maquiadora oficial do Programa Esquadrão do Amor (SBT, terça, 20:15), também dá aulas de maquiagem
@fefadigas
nanifadigas [arroba] hotmail.com

17 comentários:

  1. Adorei as dicas.
    Na MAC descobri que, embora seja morena, meu subtom é rosado. Eu deveria ter desconfiado já que minha pele tende a ficar avermelhada. E isso fez toda a diferença, pois sempre testo a base no rosto, mas perceber se me deixa com a aparência abatida ou saudável.
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Valeu muito pelas dicas! Vão me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  3. Quanto à dica de olho preto para noivas fiquei espantada ao ler o trecho "se o seu noivo aprova...". Bem, se a moça deseja tal make o noivo deve aprovar? Século XXI, alô!

    ResponderExcluir
  4. se a pessoa precisa perguntar pra alguém se deve usar ou nao olho preto, deve precisar de aprovacao do noivo tb... IMHO

    ResponderExcluir
  5. eu pensei a mesma coisa, se a pessoa está insegura rola perguntar sim, o que tem? o fred super opina nas minhas makes (mesmo sem eu pedir, hahahaha).

    ResponderExcluir
  6. Desculpa Joo e Loo, mas a escrita não está neste sentido. Tem um "e" ali que incomodou a minha leitura.
    IMHO too.

    ResponderExcluir
  7. "Na minha opinião, se você costuma usar este tipo de maquiagem à noite e seu noivo aprova, vá em frente!"

    Se a opinião de alguém com condicional te incomoda, desculpe-me, não há NADA que possamos fazer

    ResponderExcluir
  8. Loo, nem eu disse que vc tinha que fazer algo.

    Joo, gosto muito dos seus posts e da forma como responde às leitoras do VnF.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Passsando aqui para lhe desejar um feliz Natal. Acompanho de perto o seu blog e estarei em 2012, acompanhando as novidades da beleza junto a você. Parabéns pelo seu trabalho.
    Que você tenha no olhar, o encantamento da vida.
    Que você tenha no coração, a plenitude do amor.
    Que você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão.
    Que você acredite na beleza da vida, nos sonhos e na esperança.
    Um feliz Natal e um Ano Novo com muita luz.
    Beijos. Maria José

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas sobre a escolha da base. Muito interessantes! Não sabia o que essas siglas significavam. Mas até hoje não sei direito qual o subtom de minha pele. Acho que é rosado, acho. Mas ela não fica tão rosada assim, por isso pode ser frio também. Não sei. :(

    Eu particularmente não vejo problema em meu marido dar opinião em minha maquiagem. Eu também dou opinião na roupa que ele veste...rs.

    O problema é quando a opinião vira imposição, obrigação, etc. Enfim, vamos parar de procurar chifre em cavalo.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana essas explicações!!!
    Vale a pena!
    Bjs
    Eulalia
    http://www.papodemeninas.com/

    ResponderExcluir
  12. Cynthia, acredito que valorizar a opinião de quem você ama independe do século que você vive... Sammy disse tudo no último parágrafo. ;)

    ResponderExcluir
  13. Obriagada maria José! Um Natal com muito AMOR e um 2012 repleto de conquistas! Bjss

    ResponderExcluir
  14. É issoa aí June, desta maneira não tem erro! :)

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam