sexta-feira, 23 de março de 2012

Eu e as temmmdêmmmsias* de inverno

Esse negócio de falar que não segue modinha acaba ficando meio chato uma hora, porque parece que você está se gabando de ser diferente. Mas, na real, às vezes você não se preocupa mesmo, porque não pode, porque não quer ou porque simplesmente não liga. Comigo, atualmente, é um pouco dos três: nunca liguei, mas confesso que também não estou podendo. Tô aqui tentando perder os quilos extras então imagina se eu for tomar banho de loja de roupitchas do meu tamanho atual? Num rola, né?


Mesma coisa com a make. Quando faço maquiagem, acredito em zona de conforto, mas também acredito em sair dela de vez em quando. Por exemplo, fiquei super feliz quando uma maquiadora da Dermage me confirmou que sim, pode usar olho esfumado preto com batom vermelho - era uma coisa que eu queria fazer e não tinha coragem, parece que precisei de um aval, sei lá. Depois disso tudo foi mais fácil, a medida é simplesmente me olhar no espelho. Daí que não observo se tal batom ou tal cor de sombra "tá na moda" e vou com o que fica bem.


Como a gente quase nunca fala de tendência aqui no blog (e ainda chama de temmmmmdemmmmsia pra zoar), esse vai ser um post bem diferente. Aproveitei meu tempo livre de hora de almoço pra juntar algumas fotos de visuais que, dizem diversos veículos de comunicação (revistas, sites, outros blogs, etc) serão "hit" no inverno próximo. E dei a minha visão das coisas. Claro que ela não necessariamente será a mesma de todas as leitoras mas acho que, mesmo que a gente não queira/possa/ligue pra seguir a moda, é bacana seguir referências, conhecer novos produtos, novas texturas, novas idéias.


Mas vamos ter em mente que:


1) Já estamos atrasadinhos - essas tendências vêm todas do hemisfério norte onde o inverno, colegas, já foi. Então, não dêem tanta importância para rótulos.


2) Você pode, se quiser, se inspirar em looks usados nas passarelas, mas nem sempre vai conseguir usar a mesmíssima coisa sem parecer uma louca fugida do Juqueri.


Combinado isso, cá vão as temmmdêmmmsias:




+ Temmmdêmmmsia #1: batom escuro






Grande novidade. Põe o dedo aqui quem nunca deixou de usar batom escuro. O que eu acho legal nessa "nova" tendência é a variedade de acabamentos. De repente, eis que não é só o batom mate ou o cintilante ou o acetinado ou o laqueado que são legais. A coisa está mais democrática, e todo o acabamento é legal. Então, você pode mudar a cara do seu batom aplicando um gloss por cima, ou então um pó translúcido  ou sombra matte de cor similar para matificá-lo. Vamos às experiências:








Da esquerda para a direita, o primeiro swatch é do próprio batom, o segundo é do batom 'matificado' com pó translúcido e o terceiro com acabamento laqueado. Em cima, batom da Revlon linha Colorburst, cor 012 - Cherry Ice (eu nunca tinha usado e não gostei muito, ele é mais brilhoso do que colorido e a aplicação fica meio irregular - sem falar que aplicar gloss por cima faz o bichinho ficar mais melecado ainda). Embaixo, um batom queridão meu, Avon Colortrend cor Carmim. Ele já é meio sequinho por natureza (adoro) e curti o efeito dele mais opaco ainda com o uso do pó. E até que ficou usável com o gloss também. Ah, eu usei um gloss da Dermage mas a impressão que tenho é que se tivesse usado o Carmex velho de guerra, teria dado na mesma.








Mais? De cima para baixo, temos o batom, depois o batom + pó translúcido e por fim batom + gloss. Os swatches da esquerda são da cor 123 - Vinho da Maxlove, linha hipoalergênica (bom, bonito e barato, cremosinho, adoro). Os swatches da direita são do batom intenso Natura Una cor Vinho (suuuper original), que é um cor de uva com um fundo meio dourado. Aqui usei o mesmo pó translúcido (Maybelline) e um gloss da ELF, transparente com uns brilhinhos.




Agora deixa eu falar uma coisa. Claro que, na foto da modelo, com o amigo Fotoxó, e até nas passarelas, é lindo e maravilhoso um batom laqueado, quase escorrendo da boca. Mas na vida real, sei não. Mas as opções estão aí, e o legal é que todo mundo tem um batom escuro (vinho, bordô ou mesmo vermelho), um pó translúcido e um gloss ou balm em casa, então não precisa comprar mais nada - já rolou um Use o que você tem.




+ Temmmdêmmmsia #2: delineador


Sempre fui fã, foi o primeiro produto "avançado" de maquiagem que eu usei (corretivo nas espinhas da adolescência não conta, né?). O problema que eu achei é quererem copiar essas coisas "geométricas" que rolam nas passarelas:





Foto: Style.com

Claro que, se você segura o estilo, se você tem uma festa mais bateção de cabelo pra ir, algo como o visual do canto superior direito seria até legal de usar. Mas na minha opinião, fica meio estranho aparecer assim em lugares mais casuais. Enfim, concordem ou discordem, viva a diferença. Pra mim, é perfeitamente possível variar o uso do delineador com noção. A Nani deu vários exemplos aqui. E eu costumo usar assim:




sim, tenho uma falha na sobrancelha pois, aos 2 anos, tentei fazer bungee jump do cadeirão


Também é possível variar texturas (líquido, lápis, em gel, em pó, com pincel molhado, etc) ou usar a cor que você achar que combina contigo. De novo, temos um post da Nani que aborda o assunto de um jeito bem legal. 



+ Temmmdêmmmsia #3 - Pele natural

Sério? Cê JURA? Ai, gente, zzzz... faz tempo que ninguém (ou pelo menos ninguém com noção) usa reboco na cara. Mas acho que também não é pra exagerar como andou rolando e pregar o fim da base, porque muito pouca gente tem pele pra isso. Acho que é só não pesar na mão. Enfim, nada de novo aqui. Nem achei que merecia perder tempo colocando foto porque só achei modelo com a pele linda que vocês já conhecem - e tempo é dinheiro, minha gente.



+ Temmmdêmmmsia #4 - Sombras esfumadas escuras




Keira toda trabalhada no esfumado dark



Tudo o que diz "é legal variar" eu acho bacana. Dá pra sair do preto e do marrom pro cobre, pro verde escuro, pro azul marinho... a sua medida tem que ser o seu espelho. Se você não sabe esfumar, não fique nervosa: há vários tutoriais disponíveis na rede, inclusive em vídeo. Mas o único jeito de aprender realmente é tentando. Quando eu me meto a fazer esfumado, sempre começo a me arrumar mais cedo porque às vezes dá zebra e tenho que começar de novo (por que vocês acham que aqui nunca tem tutorial???)


Aposto que não fui só eu que achei que não tem muita novidade aí. Pelo menos a galera que dita as modinhas está nos "deixando" variar um pouco, néam? Anyway, as fotos profissionais são todas bonitas, especialmente as de boca brilhante meio vampiresca, e valem pela inspiração sem culpa nenhuma já que (ta aí a prova) nada se cria... e, de novo, a gente conclui que não precisa de rios de dinheiro pra copiar as tendências - as que nos interessam, claro. As outras, a gente simplesmente ignora, ué! 






*eu sei escrever tendência

12 comentários:

  1. uhauhaua... Fotoxó foi ótemo! hahahah... vc é mto engraçada!

    Concordo com tudo... é tão óbvio, dá vontade de rir mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente,o make geométrico do delineador não rola...E vc disse tudo:ás vezes vejo esses desfiles e suas posteriores fotos ditando as tendencias e me pergunto se virasse escrava da moda e adotasse,não seri vista como uma Shakira encarnando a"loka,loka,loka"...rsrsRelamente devemos antes de vir a conhecer qualquer tendência, conhecer nosso próprio estilo...
    baianinhafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O batom vermelho da primeira foto parece o Carroussel Gloss da Lime Crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca usei esse... certa vez eu ganhei um batom da Lime Crime, mas ele é TÃO laranja que acho que só no carnaval :(

      Excluir
  4. afe... como vc, na maioria das vezes, acho essas tendencias um saco e nao trazem nada de novo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. Deu vontade de falar mais desse batom da Maxlove, ele é bem bacaninha mesmo, depois faço um post.

    ResponderExcluir
  6. Joo,

    adorei a pele natural ser tendência... agora estou na moda! kkkkkk
    Então pode olhinho esfumado e batom vermelho? Jura? Toda vez q passo acabo tirando todo batom achando q to com cara p***... por mais comportada que seja a roupa!
    Agora o delineador, eu preciso de um curso primeiro pra usar... ja comprei o liquido, o kajal (meio pastosinho, em bastão), e parece q nada dá certo... acabo borrando a palpebra toda! Me conta o truque pra fazer esse delineado de gatinho??
    Gosto muito dos seus posts por essa sinceridade e por sempre dizer pra fazermos o q fica bem na gente...

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai, será que eu tenho coragem de fazer um tutorial de delineador gatinho... vamos ver... se não rolar tutorial com fotos, vou tentar pelo menos dar umas dicas! :)

      Excluir
  7. por isso que eu sou fã do vnf. essas tendemcians e o tratamento dado a elas muitas vezes irritam quem vive no mundo real

    ResponderExcluir
  8. ô,meninas, obrigada. não é que eu não ache legal tentar coisas novas, mas acho que a medida tem que ser o espelho mesmo. e da mesma forma, a gente não tem que se sentir obrigada a usar nada com o que não se sinta bem só porque tem moda sendo ditada por aí. beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca comentei por aqui e faz pouquíssimo tempo que acompanho o blog mas não resisti! hehe! Adoro ler o que você escreve. É tão raro encontrar por aí uma pessoa com bom senso, ainda mais se tratando de beleza. As mina pira quando o assunto é tendência e fica difícil levar a sério qualquer coisa nesse universo de "beleza" da blogsfera. Parabéns pelo trabalho de vocês! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ain, obrigada, Vanessa! Acho que por conta disso a gente acaba não sendo o blog mais badalado nem o mais visitado, mas conseguimos fazer dele um retrato do que a gente realmente gosta e usa!

      Excluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam