segunda-feira, 2 de abril de 2012

Truque da Creuza Amadora: delineador líquido.

(Re)publiquei a foto abaixo no post sobre as temdêmsias de inverno e leitora perguntou cumé que se faz delineador gatinho. E fiquei cá pensando com meus botões: faço um tutorial? Porque o assunto é interessante, né? A gente sempre ouve todo mundo falar do delineador com aquele medo e, quando eu apareço com delineador nos olhos sempre tem alguém que pergunta qual é o truque.

Porém, como não sou expert, não quis arriscar um tutorial que poderia sair com uma qualidade tosca. Até porque, observar alguém fazendo em fotos ou num vídeo não garante que a pessoa, em casa, vá conseguir copiar. Com tutorial ou sem tutorial, a solução é uma só: ir para a frente do espelho treinar.

Foi assim que aprendi. Aos 15 anos, quando eu só usava gloss e corretivo (ah, as malditas espinhas) ganhei um delineador da Natura, líquido, de aplicador com ponta de feltro e embalagem azul. Aí, quando ia sair pras baladinhas, começava a me arrumar bem cedo pra, se errasse o traço, dar tempo de lavar (nem demaquilante eu tinha) e fazer tudo de novo. Isso aconteceu muitas e muitas vezes, até que eu adquiri segurança e comecei a fazer o traço com mais firmeza e rapidez. E como eu só usava gloss, posso dizer que aprendi a usar delineador antes mesmo de aprender a passar batom escuro com pincel...



Eu tenho uma falha na sobrancelha esquerda, de uma cicatriz. Doeu, viu? 


A técnica da Creuza é a seguinte: eu acho furada aplicar delineador líquido com o aplicador perpendicular ao olho, como se fosse um lápis escrevendo no papel. O que eu sempre fiz foi encostar o aplicador de feltro na pálpebra, bem rente aos cílios, de forma paralela, quase como se ele se encaixasse entre a pele da pálpebra e as pestanas. Ou seja, eu não uso a ponta do aplicador, e sim o lado.

Começo fazendo o traço no meio da pálpebra, porque aí consigo definir a espessura que quero. Quanto mais fino eu quero que o traço seja, mais excesso de produto eu tiro do aplicador. Se eu quero um traço grosso, deixo o aplicador bem molhadinho (uy). Daí é só ir encostando o lado do aplicador, de leve, na bordinha da pálpebra, em direção ao canto interno e ao canto externo dos olhos.

E o acabamento "gatinho"? Bom, eu nem acho que ele seja necessário, mesmo que o traço pare ao final da pálpebra, os olhos já ficam bem realçados. Mas, de qualquer forma, se eu quero usar acabamento gatinho, aí sim uso a ponta do aplicador. É a parte mais difícil, porque tem que ser no olhômetro mesmo. Arrisco dizer que, pra fazer gatinho, talvez seja mais fácil usar um delineador em gel e um pincel chanfrado. Só que, se você quiser um traço bem fino que dure bastante, aí tem que ser com o líquido mesmo. O legal é que, depois que você estiver craque no gatinho, dá pra passar o delineador só no canto, pra variar o estilo.

Não se preocupe se um olho ficar um tiquinho diferente do outro, até porque costumamos ter o lado esquerdo diferente do lado direito. Só não dá pra ser aquela coisa super escancarada e perceptível. Ninguém vai pegar régua nem paquímetro pra medir o traço do seu delineador.

Produtos? Meu preferido é o da marca Prestige, baratíssimo nos Estados Unidos mas vendido a preço de ouro na Liberdade, aqui em SP. Maybelline vende na farmácia e é bem digno; Contém 1g funciona; Marcelo Beauty quebra o galho. Acho que toda marca tem delineador. O importante é o aplicador ser firme e o produto não secar na embalagem depois de pouco tempo.

Pra finalizar, deixa eu falar uma coisa: acho que não existe "jeito certo" de se maquiar. O que importa é o resultado. Esse truque que contei é o que dá certo pra mim. Já vi sugestões de outros, como por exemplo passar um lápis preto antes do delineador para "guiar" o traço. Cada pessoa se sente melhor fazendo de um jeito. E vocês aí, como é que aplicam delineador líquido???



12 comentários:

  1. Eu já tentei o truque 'dos pontinhos' e não funcionou pra mim. Até funcionou, na verdade, mas parece que eu continuava vendo os pontinhos...rs. Eu também deixo o pincel meio 'deitado', quase paralelo ao olho, como você descreveu. Faço primeiro o contorno dos olhos. Se for fazer 'gatinho', faço no final, daí eu deixo o pincel perpendicular e uso a pontinha dele.

    ResponderExcluir
  2. eu nem sei bem como aplico, mas depois que comprei o pincel chanfrado da Contem 1g (porque o da MAC no Brasil custa 100 reais, não dá) eu realmente achei que o pincel é o mais seguro e fácil de aplicar. o pincel da Contem é beeeem fininho e excelente. eu nem comprei o gel, pois tenho um delineador líquido cheio em casa que não vou jogar fora (creuza mão-de-vaca), então eu uso esse mesmo e vou fazendo como me dá na telha. o delineador em caneta é legal também, muito prático e razoavelmente fácil, mas fica meio falho, eu acho (e seca logo). São os dois que eu uso atualmente. O gatinho eu vou fazendo meio no olho, ainda não fica super legal não, e eu não acerto todas as vezes. tem o truque de botar um papel no canto do olho ligando com a sobrancelha pra marcar o ângulo, né? pra mim esse é o maior problema: o raio do ângulo. um olho fica sempre lindo - o direito - com o ângulo certinho, o esquerdo fica sempre uó e aí vou acertando com o cotonete e um tico de demaquilante até ficar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 realidades um pincel que mal tem cabelos??? imagina um kabuki.

      Excluir
  3. Nunca me dei bem com delineador líquido, e abandonei de vez depois que comprei um delineador em gel. Com pincel chanfrado, ou com pincel de ponta fininha e firme dá pra fazer um traço bem preciso . Depois de algum treino, claro.

    ResponderExcluir
  4. Joo eu aplico igualzinho você!!! hahaha dessa forma minha mão não treme, o traço é feito aos poucos... é muito fácil dessa forma! adorei saber que eu não sou única a usar essa técnica "alternativa" de passar delineador! beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, vc também praticamente cola o nariz no espelho? hahah

      Excluir
    2. COLO!!!!! huahuahuahuahuah mas o resultado final fica profissa, ng fala que é truque creuza! hehe

      Excluir
  5. Adoooro o delineador tbem, acho que dá um "acabamento" super legal. Adorei passear por aqui, vi posts interessantes e bem humorados, gostosinho demais de ler!
    volto sempre....
    bjim, Dé@

    http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro delineador.
    Comecei a usar delineador lá pelos dezoito anos (faz um tempinho isso) e fui criando também a minha técnica, que como você disse, baseia-se em muito muito treino.
    Mão firme, cara colada no espelho, pincel paralelo ao olho e um cotonete do lado, caso precise apagar algum borrãozinho...
    Recentemente, conheci o delineador da Oceane (aquela dos lencinhos removedores de esmalte). A marca tem um delineador em formato de caneta, que ao contrário de outros parecidos, não é seco demais, nem tem a ponta muito dura. Gostei dele e recomendo, apesar de precisar da mesma precisão que o outro que eu também uso em pincel.
    Beijinho/ Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as makes da Oceane são legais? ganhei um lápis para os olhos mas ainda não testei!

      Excluir
    2. Já experimentei o lápis de olho retrátil e gostei bastante. Achei macio e com boa cobertura e fixação.

      Excluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam