segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A especialista: Make e idade

Outro dia estava pensando na minha rotina de maquiagem quando tinha meus vinte aninhos... Poucos produtos e um grande efeito. Hoje, para conquistar o mesmo visual, fresh e jovem preciso de vários produtinhos. O fato é que com o passar dos anos, mesmo cuidando da pele, o viço, a textura, a elasticidade e a uniformidade de tom, já não são mais os mesmos, e aí, a maquiagem passa a ser uma grande aliada. Pare um pouco e pense: com vinte anos, um batom e uma máscara de cílios super dão conta do recado, mas depois dos trinta... Claro que varia muito de pessoa para pessoa, além dos fatores genéticos, existe o estilo de vida, a alimentação, o cigarro, o sol, a bebida, o stress, os hormônios, muitos fatores que influenciam na sua e na minha pele. Mas onde pretendo chegar? Simples: se você já passou dos trinta como eu, dificilmente parecerá bem disposta se sair de cara lavada... É sério, a maquiagem deixa de ser uma escolha, passa a ser uma "necessidade". Tenho ouvido isso de várias clientes...


O fato é que nem todo dia, temos tempo (ou vontade mesmo) de fazer uma maquiagem. Mas eu não saio de casa sem: corretivo (nas pálpebras superiores e inferiores), máscara de cílios, base em pó, blush e hidratante labial. Com a prática, em cinco minutos você está de "cara nova". Se tenho um pouco mais de tempo, ou aparece um compromisso profissional, aplico um lápis bege na linha d´água, sombra marrom clara na pálpebra móvel e iluminadora abaixo da sobrancelha. Troco o hidratante labial por um batom de longa duração e às vezes invisto em um lápis marrom esfumado nos cílios superiores. Pronto! Como diria uma amiga maquiadora: "Nasci pronta!" Kkkkkkkkkk

E vocês? Qual a maquiagem que usam sempre?




Fernanda Fadigas, maquiadora profissional, ministra cursos de automaquiagem.
@fefadigas 
nanifadigas [arroba] hotmail.com

27 comentários:

  1. Excelente. Com meus 31 anos tenho a mesma percepção... No dia a dia uso um corretivo, um pó, blush, rímel, batom claro e um lápis marrom embaixo da linha d'água do meio pro canto externo. Quando quero algo mais, ponho uma base e um lápis bege na linha d'água...

    ResponderExcluir
  2. Verdade, ótimo post!

    Tenha uma linda semana!

    Beijos
    www.mulherantenadissima.com

    ResponderExcluir
  3. No dia a dia uso base, corretivo, pó e um rímel. Nos lábios um protetor solar ou quando mais animada um batom nude. As vezes rola uma sombra.
    Agora com 41 anos realmente a pele já nào é mais a mesma, e acordo com aquela cara de acabada, que só mesmo uns toques sutis de maquiagem para camuflar.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva, rímel faz muita diferença! Levanta o olhar. Experimente um lápis bege na linha d´água. ;)
      Bjss

      Excluir
  4. Adoooooooooorei o post!!!

    Nosso 4º programa já está disponível... espero vc por lá.. bjs

    www.programaestressadas.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Obrigada!

      Vou conferir o blog, fiquei curiosa...

      Bjss

      Excluir
  5. Olha, eu aos quase 32 continuo podendo dispensar base e corretivo no dia-a-dia, uso só um pó para tirar o brilho. Acho que é genética e muito cuidado com a pele - e quase nada de sol, o que me deixa branquela mas jovem.

    Essa idade é fogo mesmo e não é só por causa da maquiagem. Meu blog fala exatamente dessa fase: www.seviranosquase30.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Dispensar base e corretivo é para poucas! Você é uma privilegiada!:)
      Sugestivo o nome do seu blog, farei uma visita!
      Bjs

      Excluir
  6. Fê, já disse que maquiada na sua frente me sinto a Julie (ou seria Jolie?), a menininha que se borra toda e acha que arrasa na make!
    Tenho tentado todos os dias a maquiagem de acordei bonita sem parecer que passei algo... Tá dificil, mas com treino eu chego lá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKK
      Ai Carlinha, só você mesmo! Até parece!
      Claro que você chega! Prefira produtos sem brilho (cintilância) para conseguir este efeito de naturalidade. ;)
      Bjao

      Excluir
  7. Uia! Já entrei nos 40 e uso pouca coisa e nem sempre - só qdo realmente a ocasião exige: corretivo nas danadas das olheiras, base com protetor solar, delineador (só na pálpebra superior, pq sou míope e o traço na inferior diminui visualmente os olhos sob as lentes dos óculos),pó (pra tirar o brilho), blush e batom - nada chamativo. Não gosto da máscara, uso só em ocasiões especiais, qdo estou com lentes de contato. (qdo beeem mais jovem usava kajal-era moda, e batom bem clarinho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinha, o importante é sentir-se bem! Mas dê uma chance às máscaras de cílios no seu dia a dia, elas valorizam muito o olhar, principalmente para você que usa óculos. ;)
      Bjss

      Excluir
  8. well...já passei dos 40,cheguei aos 43.E sempre aplico um corretivo e mascara nos cilios.O mais natural possivel,sempre!!!As vezes para o trabalho dou uma caprichada nos olhos.Mas de fato,a idade foi me levando por esse caminho e graças a Deus a gama de produtos só aumenta.Otimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas escolhas! Mas senti falta de um batom e um blush para dar aquela cara de saudável...
      Bjo!

      Excluir
  9. Eu até ia postar, mas qdo lí as idades aqui presente, deu uma deprê...
    Hahahaha
    Mentira, se tem uma coisa que não me abate é a minha aparência, tô no bico do côrvo, mas tô desempenada!
    Sim sou véeeeia, mas véeeeia mesmo! Tô com 52, mas com um péxinho já nos 53 ( 08 de setembro ), tudo bem que o outro pézinho tá na casa de banana, mas tô firme, forte, saudável, rio à toa ( mas não sou torpe e nem tôla ), sou "mudérrrna" e tenho a pele em transformação...está se tranformando em um maracujá de gaveta.
    Tá, brinco mesmo, mas é prá descontrair. Não se preocupem com a pele, com a idade, como vão ficar no futuro, isto sim traz um estresse que se reflete em seu corpo. Divirtam-se, dancem, façam coisas que não puderam na adolescência/juventude ( agora a gente pode tudo hehehe), passeiem, não deixem de ir aos grandes shows, viagem, leiam, peguem a sessão de cinema da meia noite em p´re-estréia de ficção científica ( hahaha ), comam em um retsurante caríssimo, apareçam chiquérrimas numa festa black tie, pintem o cabelo de roxo, usem aquele batom cheguei que sempre tiveram vergonha, tomem um porre ( em casa ) com a melhor amiga, convidem amigos prá um almôço/jantar feito por vc. Brindem, agradeçam e vão ver que enquanto faziam tudo isto,o tempo passou e vcs continuam as mesmas meninas lindas de qdo tinham 18 anos.
    E, qdo chegarem na minha idade, os médicos dirão à vcs o mesmo que tenho ouvido: " A sra tem certeza de que tem 52 ??? Pois parece uns 35 no máximo!"
    E..vou levando. Como o vento.
    Desculpem a postagem tão longa.
    Bjs, da tia Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é linda Marta!!!!
      Tá certissima em aproveitar mesmo!!
      beijos

      Excluir
    2. Adorei seu comentário Marta! Nenhuma maquiagem é capaz de embelezar tanto como a alegria de viver!
      Você é uma sortuda, porque cada vez mais o mercado lança produtos para as peles "maduras".
      Só não concordo com o "tia". Deixa isso prá lá menina, pelo que escreveu, de tia vc não tem nada...
      Bjss

      Excluir
  10. Acho legal se cuidar sempre, e claro a maquiagem dá aquela ajuda tbm.
    Tenho 26 anos, trabalho de uniforme social, sou bibliotecária.
    Uso para trabalhar hidratante para a área dos olhos e um com filtro para o rosto.
    Um protetor labial, rimel, um pouco de pó e blush, as vezes um lápis esfumadinho ou iluminador na pálpebra td
    Mas fora do trabalho no dia a dia é mais um rímel msm e protetor labial e os hidratantes.
    Temos que usar tudo que nos faça bem e coisas q nos favorecem independente da idade.
    Pego bastante no pé da minha mãe que tem 48 anos, ai ela quis pq uis alguns produtos, comprou base e tudo e veio reclamar que a base não estava "deslizando" peguntei se ela estava usando hidratante dela, ela falou que não e dei uma carcada!!!
    Em pele ressecada fica difícil uma base ficar boa!!!!!
    aiushiauhs

    Beijos meninas!!

    E o batom da trcta de vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha! Excelente o que vc usa no seu dia a dia! Como sugestão, experimente trocar o pó facial por uma base em pó, assim você consegue a correção e o acabamento em um só produto.
      Pegue no pé da mamãe sim! Hidratar a pele é fundamental para a maquiagem durar mais tempo e para a saúde da pele também.
      O batom sai em breve! Aguarde, porque a cor será linda! :)
      Bjss

      Excluir
  11. Oi gostaria da indicação de boa marca de cílios postiços.
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,
      Eu compro os melhores cílios na Ludovicus, que fica na Galvão Bueno, no bairro da Liberdade em São Paulo. Mas não tem marca não...
      Bjs

      Excluir
  12. Concordo, uma vez qualquer produto dava na minha pele, nem corretivo usava. Hoje é impossível sair de casa sem.

    http://modeonmakeup.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Mais cedo ou mais tarde, a gente se rende às maravilhas da maquiagem... ;)

      Bjss

      Excluir
  13. Nossa, quando estava nos 20 eu soh usava protetor solar e batom. Se fosse sair, no maximo adicionava um lapis de olho e um rimel. Entrei nos 30 e mudei para Londres, uma friaca que nunca havia sentido na vida, tive que comecar a usar hidratantes e esses passaram a ser a minha prioridade. E o rimel passou a ser diario. Comecei a trabalhar para a La Prairie e a pele precisava estar impecavel, entao alem dos hidratantes, acrescentei a base diaria e bronzer para dar um ar de saude a minha coloracao branco-alvejante. Mas nao precisava da base, varias vezes fui trabalhar sem e as clientes me perguntavam qual base estava usando... Entrando nos 40 vim morar no deserto, nos EUA. Hidratacao e filtro solar acima de tudo. Mas agora tambem preciso do corretivo nas olheiras. Lapis de sombrancelha, muito rimel e curvex, lapis rosado na linha d'agua, corretivo, blush em creme e hidratante labial colorido. Fico a cara da saude e a pele de dar inveja, para bater perna no dia-a-dia. Tentei usar tinted moisturizer mas nao hidrata o suficiente. Comprei uma base em mousse, mas acho que so faz a minha pele (agora secando) ficar brilhosa, uso pouco. Acho que vou ficar triste no dia que comecar a precisar usar base todos os dias, nao gosto do efeito de nenhuma delas, soh a da La Prairie, mas o meu bolso nao acompanha mais essa necessidade.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre gostei de andar ´por aí de cara lavada e só me maquiava (parcamente) para festas de casamento à noite e, mesmo assim, usava pouquíssima coisa. Atualmente, com quase 30 anos, tenho sentido que a minha aparência não está lá como eu queria e ando pensando em usar maquiagem. O problema é a pele mega oleosa e acnéica. Posso dizer que o prazer que algumas mulheres têm com roupas e maquiagens eu tenho com cuidados com a minha pele. uso hidratante pro corpo, para os pés, para as mãos, esfoliantes e no rosto sigo aquela rotina dos 3 passos (lavar-tonificar-hidratar) com produtos específicos para controle de oleosidade e redução da acne. Tem funcionado. O único problema é encontrar um hidratante que não seja só oil free, mas que efetivamente diminua a oleosidade e que tenha filtro solar e cor ao mesmo tempo. Estou querendo muito? Pois piora: além de tudo isso eu desejo pagar um valor que não seja um assalto. Pode me indicar algum? Um beijo!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam